Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 9 de agosto de 2020

2473 - Times mineiros começam campeonatos com o pé direito

Neste ano atípico, em que as competições esportivas nacionais tiveram seus cronogramas completamente alterados por conta da pandemia do novo Coronavírus, as estreias dos times mineiros não poderiam ter sido mais positivos e entusiasmadores. Todos os três maiores clubes do estado de Minas, América, Atlético e Cruzeiro, venceram seus compromissos iniciais nos campeonatos nacionais das séries A e B, deixando imensamente felizes os apaixonados torcedores, ainda impedidos de comparecer aos estádios. 


O América estreou no Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão vencendo o seu adversário da rodada inicial, a Ponte Preta. E conseguiu isso jogando fora de casa, no Estádio Canindé, em São Paulo. Ganhou pelo placar simples de 1 x 0, através de um pênalti inexistente marcado pelo árbitro Denis da Silva Ribeiro Serafim e convertido pelo lateral-esquerdo João Paulo, aos 42 minutos do primeiro tempo. O time alviverde parece já ter assimilado a eliminação nas semifinais do Campeonato Mineiro, com as duas derrotas seguidas de 2 x 1 e 3 x 0 para o Atlético. O Coelho parece ter todas as condições para realizar uma boa campanha e mais uma vez conseguir uma das quatro primeiras vagas para a classificação à Primeira Divisão. O segundo compromisso da equipe na competição será na próxima terça-feira, quando receberá em seu Estádio Independência, às 21h30, o time do Cuiabá, possibilidade aberta à conquista de mais três importantes pontos na tabela. E pode ser ainda mais produtiva a equipe, pois na próxima sexta-feira, dia 14 de agosto, enfrenta também em casa o Operário-PR, às 19h30, pela terceira rodada. Boa sorte ao América!


Muito se fala atualmente no país, da indiscutível superioridade da equipe do Flamengo, o time mais favorito à conquista do título de Campeão Brasileiro da Série A desta temporada. E é a mais pura verdade. Com um elenco recheado de estrelas, o Flamengo é, incontestavelmente, a equipe mais poderosa da atualidade. Mas o Atlético, mesmo com toda dificuldade, conseguiu superar esse timaço logo na primeira rodada do Brasileirão e em pleno Maracanã, na tarde deste domingo, com um gol contra do lateral-esquerdo Filipe Luís aos 23 minutos do primeiro tempo. Ainda demonstrando dificuldades na saída de bola, a equipe alvinegra tem muito o que melhorar na absorção das exigências do polêmico treinador argentino Jorge Sampaoli, de apresentar um futebol rápido, de muito toque de bola e com tendência claramente ofensiva. Ainda em formação, o time só vai atingir uma melhor performance com a sequência de jogos e o entrosamento dos jogadores titulares. Como sempre, Sampaoli surpreendeu a todos com suas mudanças constantes no esquema tático e na escalação dos jogadores. Hoje mesmo ele entrou com uma formação com três zagueiros, mudou no final do primeiro tempo retirando um zagueiro e colocando um jogador de meio-campo, Jair, e mais tarde retornou com a formação com três zagueiros, com a entrada do defensor Bueno. Sacou do time titular o Réver e os atacantes Keno e Marrony, e só os colocou em campo, os dois últimos, no segundo tempo da partida. Ainda é muito cedo para comemorar, mas começar o campeonato mais difícil do mundo ganhando do maior rival fora de casa é um resultado espetacular, uma façanha de suma importância no caminho da busca pelo título tão desejado pela torcida. O próximo compromisso atleticano será contra o Corinthians, no Mineirão, às 19h15, na quarta-feira, dia 12 de agosto. Boa sorte ao Atlético!


O Cruzeiro começou sua árdua luta para retornar à elite do futebol brasileiro no início da noite deste sábado, 08 de agosto, jogando contra o Botafogo de Ribeirão Preto. A estreia na Série B se deu no Mineirão, ainda sem a presença dos torcedores. Nesta primeira rodada o resultado foi extremamente positivo, com uma vitória suada por 2 x 1 sobre o time paulista, conquistada nos minutos finais. O time celeste saiu na frente do placar no início do segundo tempo, aos 17 minutos, com um gol do excelente zagueiro Cacá, aproveitando um cruzamento na área para, de cabeça, balançar as redes adversárias. No finalzinho, aos 40 minutos, o atacante Wellington Tanque empatou a partida. Mas logo em seguida, apenas dois minutos depois, o veterano Jean acertou belo chute de fora da área e determinou a importantíssima vitória cruzeirense. Com o resultado positivo, o Cruzeiro diminuiu pela metade os pontos perdidos derivados da punição da FIFA. 
É certo que o Cruzeiro irá enfrentar muitas dificuldades nos muitos confrontos na competição, sobretudo nos campos menos estruturados dos clubes do interior que estão na disputa, mas nos jogos em casa, no Mineirão ou no Independência, ganhar em casa é primordial para que o time possa colecionar o maior número de pontos e consiga a sonhada colocação na tabela entre os quatro primeiros, para sacramentar o retorno ao seu lugar de direito na Primeira Divisão do Futebol Brasileiro. A próxima partida do time celeste será na cidade de Campinas, na terça-feira, às 20h30, quando enfrentará a equipe do Guarani. Boa sorte ao Cruzeiro!
Um grande abraço espinosense.

2472 - Vai-se um gigante na defesa dos Direitos Humanos

O Brasil perdeu ontem um dos mais valorosos batalhadores pelos Direitos Humanos. O bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT), Dom Pedro Casaldáliga, faleceu neste sábado, aos 92 anos, na Santa Casa de Batatais, no interior de São Paulo.
Dom Pedro nasceu em Balsanery, província de Barcelona, na Espanha, em 16 de fevereiro de 1928. Seu nome de batismo é Pere Casaldàliga i Pla. 
O bispo católico é um exemplo de desprendimento e vivência cristã verdadeira, com dedicação integral e altruísta à causa dos mais necessitados, à defesa dos interesses dos mais pobres, à luta em favor da Natureza e dos povos indígenas e ribeirinhos e dos camponeses e trabalhadores rurais da Amazônia. Ícone da Teologia da Libertação, viveu na completa humildade, sem posses e anseios econômicos, somente dedicado à missão de enfrentar poderosos em favor dos mais carentes. Devido à sua coragem de incomodar os ricos e influentes proprietários de terra, denunciando casos de trabalho escravo e lutando contra a violência nos conflitos agrários, tinha a vida sempre em risco, com constantes ameaças de morte. Defendia nada mais do que está registrado na nossa Constituição:
"São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas. Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão."
Dom Pedro lutou com todas as suas forças para que a população mais frágil tivesse os seus direitos garantidos na Constituição realmente observados, mesmo que isto lhe custasse caro. Defendia como ninguém a ideia de que "a alma só será livre se o corpo também for". Deixou vários livros escritos com suas ideias libertadoras e humanitárias.  
O mundo, não só o Brasil, perde um gigante na luta pela Liberdade e pela Justiça Social. Uma perda irreparável! O lema que adotou na sua atividade pastoral certamente irá se eternizar na sua história: "Nada possuir, nada carregar, nada pedir, nada calar e, sobretudo, nada matar". Que descanse em paz o gigante Dom Pedro Casaldáliga!
Um grande abraço espinosense.