Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 22 de março de 2019

2160 - O retorno de Messi à Seleção Argentina

Em um momento de pressão e desencanto, provocado pelos maus resultados da sua equipe, o hipercraque de futebol Lionel Andrés Messi Cuccittini afirmou, após a derrota nos pênaltis para o Chile na Copa América de 2016, estar se despedindo da Seleção Argentina. Ele, bastante abatido na ocasião, explicou que era difícil aceitar a quarta derrota em finais de campeonatos importantes com a sua seleção: Copa América 2007 (Brasil), Copa do Mundo 2014 (Alemanha), Copa América 2015 (Chile) e Copa América Centenário 2016 (Chile). 
Mas a separação logo seria desfeita com o retorno de Messi para a disputa das eliminatórias da Copa de 2018, já com novo treinador na Seleção Argentina. A Argentina chegou à Copa do Mundo na Rússia sem muita força, longe de ser considerada favorita. Depois de passar pela primeira fase, ela foi eliminada nas oitavas de final pela França, em 30 de junho, na derrota por 4 a 3. Mais uma vez decepcionado, Messi novamente se afastou da sua seleção, sem previsão de uma nova volta. 
Mas o tempo curou as feridas e o gênio da bola retornou para vestir a gloriosa camisa celeste e branca da Argentina, agora na preparação para a disputa da Copa América no Brasil. Hoje ele entra em campo às 17 horas com seus companheiros no Wanda Metropolitano, estádio do Atlético de Madrid, em Madrid, na Espanha, para enfrentar a seleção da Venezuela em um amistoso. 
Para celebrar este retorno triunfal e cheio de esperanças portenhas, a AFA-Associação de Futebol da Argentina, criou um vídeo que enaltece as qualidades do craque, fazendo alusões a outros dez ícones argentinos: o Papa Francisco, o piloto Juan Manuel Fangio, o músico Astor Piazzolla, o jogador de basquete Manu Ginóbili, o cardiologista René Favaloro, o cantor Carlos Gardel, a tenista Gabriela Sabatini, o escritor Jorge Luis Borges, o artista plástico Benito Quinquela e até o carro esportivo Pagani Zonda. 
Messi é realmente magnífico e merece todas as homenagens. Eu o tenho como um dos cinco melhores jogadores de toda a história do futebol mundial, com certeza absoluta. Que sua carreira seja longa e profícua no Barcelona e na Seleção Argentina, pois os amantes do futebol só têm a ganhar.
Um grande abraço espinosense.