Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 19 de julho de 2023

3253 - O sonho cada dia mais real e palpável

Nada mais emocionante e prazeroso que um sonho finalmente tornando-se realidade diante dos nossos olhos outrora incrédulos! Ainda mais com a presença de ídolos que nos deram tantas alegrias ao defender as cores do nosso clube de coração com amor, dedicação e maestria. Este foi o sentimento de cerca de nove milhões de apaixonados torcedores atleticanos ao assistir ao vivo, presentes na estupenda Arena MRV, ou através da Internet, ao evento denominado "Lendas do Galo - Heróis do Passado no Palco do Futuro" que foi realizado no último domingo, 16 de julho de 2023.



Dentro da extensa programação de liberação progressiva do novo estádio do Clube Atlético Mineiro, a moderna, tecnológica e linda Arena MRV, foi realizado mais um evento de teste, desta vez com a presença "in loco" de cerca de 20 mil espectadores. A programação da primeira partida realizada no gramado do estádio, ainda não oficial, contou com a participação de 76 ex-jogadores do clube divididos em duas equipes de 38, denominadas de "Forte", vestida com uniformes pretos, e "Vingador", trajada com uniformes brancos. A partida inaugural da Arena MRV teve três confrontos de 20 minutos cada, com 10 minutos de intervalo, dando oportunidade a todos os convidados de jogar. Entre os muitos atletas presentes que vestiram o Manto Sagrado do clube alvinegro das Minas Gerais, estiveram presentes desde jogadores medianos até gênios da bola como Reinaldo e Ronaldinho Gaúcho. Inúmeros ídolos marcaram presença no evento, desde o artilheiro Campeão Brasileiro de 1971, Dadá Maravilha; alguns craques que brilharam nos anos 80, como Toninho Cerezzo, Éder e Luizinho; outros craques que brilharam nos anos 90, como Valdir Bigode, Marques e Guilherme; até os grandes Campeões da Libertadores 2013 e da Copa do Brasil 2014, como Victor, Leonardo Silva, Pierre, Leandro Donizete, Rosinei, Carlos César, Josué, os irmãos Richarlyson e Alecsandro, Luan e Diego Tardelli. Não faltaram representantes da equipe que fez retornar o clube à primeira divisão, como Lima e Marinho, nem figuras de suma importância na história do clube como Levir Culpi, Procópio Cardozo, Carlinhos Neves, Humberto Ramos, Marcelo Oliveira e Renê Santana, convocados como treinadores dos times do evento. Coube ao sempre carismático, alegre e folclórico Dadá Beija-Flor o chute inicial da partida.


 
Assim ficaram separados os ilustres convidados da festa atleticana:
TIME FORTE - UNIFORME PRETO:
Goleiros: Careca, Milagres, Victor
Laterais-direitos: Bruno, Paulo Roberto Costa
Zagueiros: Álvaro, André Figueiredo, Batista, Léo Silva, Neguete
Laterais-esquerdos: Miranda, Paulo Roberto Prestes
Volantes: Gutemberg, Helcio, Leandro Donizete, Pierre, Richarlyson, Rosinei, Vanderlei Paiva
Meias: Canela, Danival, Negrini, Paulinho, Paulo Isidoro, Renato Morungaba, Tucho
Atacantes: Ailton, Alecsandro, Buião, Éder Aleixo, Euller, Fernando Roberto, Márcio Mixirica, Marinho, Rafael Moura, Ronaldo (futsal), Sérgio Araújo, Valdir Bigode
Técnicos: Levir Culpi, Procópio Cardozo
Auxiliar técnico: Carlinhos Neves

TIME VINGADOR - UNIFORME BRANCO:
Goleiros: Assis, Giovanni, João Leite
Laterais-direitos: Alcir, Carlos César, Getúlio
Zagueiros: Clebão, Galván, Lima, Luizinho
Laterais-esquerdos: Jorge Valença, Júnior
Volantes: Cerezzo, Edgar, Elzo, Josué, Moacir, Rafael Miranda, Toninho Carinha, Valdir Toddynho
Meias: Clayton, Everton, Lincoln, Lôla, Mancini, Romulo Ponta, Ronaldinho Gaúcho
Atacantes: Catatau, Guilherme, Hernani, Luan, Marques, Pedrilho, Piu (futsal), Reinaldo, Renaldo, Tardelli, Vanderlei
Técnicos: Humberto Ramos, Marcelo Oliveira, Renê Santana



Confesso que me emocionei a ponto de lágrimas rolarem sorrateiramente pelo rosto, ao ver tantos ídolos do meu Atlético sendo homenageados com todo o merecimento, não só os grandes craques, mas também os chamados "carregadores de piano", aqueles jogadores sem tanta técnica, mas que foram fundamentais, com sua luta, garra e determinação, para vitórias e conquistas memoráveis do clube. Fui às lágrimas assim como o lateral-direito Patric, que mesmo sem estar inscrito para participar da partida, teve o seu nome gritado pela torcida presente. Fiquei feliz por ver o genial lateral-direito e inigualável cobrador de faltas Nelinho no evento, pena que sem estar escalado para atuar. E me senti gratificado por ver o artilheiro e ídolo Diego Tardelli sendo homenageado pelo clube, com a entrega em campo e diante da torcida, de uma placa e de uma camisa (simbolizando os 112 gols marcados pelo clube) pelas mãos do presidente Sérgio Coelho. E curti bastante o ataque formado pelos astros Reinaldo, Ronaldinho, Marques e Tardelli. E também curti o primeiro gol do pitbull Pierre com a camisa do Galo. E lamentei o pênalti desperdiçado pelo "Bomba" Éder. E ri muito com a expulsão do sempre enérgico e implacável marcador Leandro Donizete. E gargalhei com o tombo que o nosso Reinaldo levou. E fiquei feliz com a atuação das meninas da arbitragem que marcaram falta do fantasma que derrubou o Rei, que teve a chance de balançar as redes de São Victor em batida de pênalti diferenciada pelo bruxo Ronaldo. Teve apresentação da Charanga do Galo, teve torcedores ilustres e anônimos, teve a presença do histórico atacante Ubaldo. Teve também as presenças do atacante Vanderlei, que fez o famoso "gol de costas" no cruzeirense Fábio, e do folclórico centroavante Márcio Mixirica. Teve o Hino do Atlético tocado pelo Podé, vocalista da banda mineira Tianastácia, e pelo baixista do Skank Lelo Zaneti. Enfim, teve emoção à flor da pele até para quem estava assistindo bem distante, como eu. Um momento sublime eternizado na minha mente.   



Resumindo, foi só alegria, felicidade e emoção ver encontros tão fraternos e comoventes de companheiros que se tornaram amigos eternos na carreira profissional de futebolistas defendendo as cores preta e branca desta instituição tão amada por nós, milhões de atleticanos espalhados por todos os cantos deste planeta lindo e formidável.    
Os resultados das três partidas do evento, com três vitórias da equipe "Vingador", de uniforme branco:
2 x 0 na primeira partida, gols de Piu, craque do futsal do Atlético e do lateral-direito Carlos Cesar; 3  x 2 na segunda partida, com gols de Guilherme, Renaldo e Josué, descontando para o time "Forte" um gol contra de Edgar e mais um do jogador de futsal Ronaldo; e 4 x 1 na terceira partida, com gols de Mancini, Guilherme, Tardelli e Reinaldo. O único tento do "Forte" foi marcado pelo volante Pierre, um gol histórico, em cobrança de penalidade máxima.
O evento "Lendas do Galo" teve transmissão exclusiva da Itatiaia, em parceria com a Arena MRV e patrocínio da ArcelorMittal, e mostrou desde a chegada da torcida e dos atletas convidados, os encontros dos antigos companheiros, a resenha nos vestiários, entrevistas com os ídolos até o show de encerramento, com o cantor e sambista Péricles. 


 
Vivendo momentos tumultuados e angustiantes por conta das mudanças administrativas com a criação da SAF-Sociedade Anônima do Futebol sob o comando da Galo Holding, da saída da Liga Forte Futebol (LFF) e da adesão do clube à Liga do Futebol Brasileiro (LiBRA), e com a péssima campanha no Campeonato Brasileiro, amargando momentaneamente a 12ª posição na tabela de classificação, sem nenhuma vitória após a chegada de Felipão ao comando técnico da equipe, o Atlético aposta em dias melhores em um futuro próximo com a liberação completa das instalações da sua nova e lindíssima casa. Mas para que isso ocorra, precisa melhorar muito a sua performance, deixando para trás esta fase terrível de mau desempenho e ineficiência em campo. Como sempre, nós os reais, leais e fiéis torcedores atleticanos, estaremos juntos, torcendo e apoiando o time quaisquer que sejam os resultados das partidas. 
Clube Atlético Mineiro, uma vez até morrer! Na alegria ou na tristeza, na vitória ou na derrota, na conquista ou no fracasso, no prazer ou na dor, sempre Galo!
Um grande abraço espinosense.  


        

3252 - Aniversários de Vovô e Borracha

A Associação Atlética Banco do Brasil-AABB de Montes Claros esteve bastante animada no dia de sábado, 15 de julho de 2023, com a presença e participação de boa parte dos associados peladeiros e seus familiares no evento que juntou partidas de futebol society com uma alegre e harmoniosa confraternização. 
O motivo da celebração entre amigos e companheiros da prática do futebol foi a comemoração dos aniversários de dois dos mais queridos associados peladeiros do clube, o atleticano Vovô (Lourivaldo de Oliveira Silva) e Borracha (Erivelton Oliveira).



Para comemorar em conjunto mais um ano de vida, os amigos resolveram promover algumas partidas de futebol society entre atleticanos e cruzeirenses sócios da AABB, conseguindo amplo apoio, com peladeiros de todas as idades comparecendo para participar de encontro tão aprazível. Foram confeccionadas camisas específicas para a ocasião, com as cores e padrões de Atlético e Cruzeiro. Após três partidas realizadas, os cruzeirenses mostraram a sua superioridade vencendo todas elas, e de goleada.






Antes de a primeira partida se iniciar, os amigos e companheiros de bola se reuniram no centro do gramado do Campo Society José Geraldo Sindeaux Araújo para uma oração de agradecimento a Deus e para render homenagens à dupla de aniversariantes. Logo depois de terminados os jogos, foi a hora de a turma se reunir no salão de festas do clube para uma confraternização cheia de paz, entusiasmo, harmonia, respeito, alegria e companheirismo. Teve até corredor polonês, bolo e cântico de parabéns, tudo registrado em imagens pelo peladeiro Jáder.



Aos aniversariantes, Vovô e Borracha, o meu agradecimento pela oportunidade de estar presente em momento tão gratificante ao lado desta enorme e porreta turma de aficionados pelo futebol da AABB Montes Claros. 
Saúde e vida longa aos aniversariantes! E a todos nós, também, porquê não? 
Um grande abraço espinosense. 

OBS: Um pedido de desculpas aos colegas por não ter conseguido registrar todos os lances dos jogos, especialmente alguns gols. Tal fato se deveu à capacidade reduzida de armazenamento e ao aquecimento e desligamento automático da câmera. Desculpas especiais ao colega e amigo Reginaldo, autor de um golaço na primeira partida, por ter registrado apenas a parte final de sua finalização a gol. Infelizmente, o início da bela jogada não foi captada pela câmera, devido ao seu posicionamento na lateral do campo.