Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 15 de maio de 2021

2689 - O grande time do Ypiranga de Gibão

Um dos grandes representantes do futebol espinosense nos anos 80 e 90 foi o Ypiranga, comandado pelo gigante desportista Gílson Borges Rodrigues, o Gibão. Centenas e centenas de crianças, jovens e adultos, inclusive meus dois filhos Ricardo e Renato, tiveram o privilégio de passar pelo comando técnico de Gibão, aprendendo não só os fundamentos básicos do futebol como as lições de como se tornar um verdadeiro cidadão de bem. 
Fundado em 19 de julho de 1981 no Bairro São Domingos, também conhecido como Bairro Cigano, o Ypiranga foi um adversário ferrenho do Cruzeirinho no cenário futebolístico da cidade, em uma rivalidade que durou anos. Conquistou o respeito no esporte tanto em Espinosa quanto nas cidades circunvizinhas do Norte de Minas e do Sudoeste da Bahia, revelando grandes craques da bola. 
Na imagem abaixo, presenteada a mim pelo meu amigo e adversário de boas batalhas em campo, o zagueirão Nenzão, estão dois goleiros, o saudoso amigo Dimir que nos deixou tão precocemente, e o amigo atleticano e policial militar baiano de Itaetê Wilton Soares Borges, se não me engano atualmente morando em Montes Claros, mas que há muito tempo não reencontro para uma boa prosa. 
A todos esses craques da bola, alguns ainda na ativa como Ito, Aílton e Neiva, o meu carinho, admiração e respeito pelas suas trajetórias vitoriosas dentro e fora de campo. Sentimentos também extensivos aos batalhadores dirigentes do Ypiranga, especialmente o meu amigo Gibão, que merece todo o reconhecimento pela sua longa jornada em favor do esporte de Espinosa. 
Um grande abraço espinosense.