Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 28 de março de 2019

2165 - A pele futurista da esplêndida Gal Costa

Como um "Abre-Alas do Verão", a "Mãe de Todas as Vozes" (depois da Elis, claro) vem com alma, coração, "Cabelos e Unhas" realizar mais uma "Viagem Passageira" totalmente "Livre do Amor". Gal Costa, uma verdadeira "Puro Sangue" da canção brasileira, cria mais um trabalho musical "Sublime" e "Realmente Lindo", "Cuidando de Longe" das "Palavras no Corpo", tudo completamente "Dentro da Lei", mesmo nesses tempos sombrios e de retrocesso. Com mais esse belo álbum, é gratificante poder contar com boa música na "Vida Que Segue", sabendo que certamente "Minha Mãe" me está "Cuidando de Longe".
Este é apenas um resumo desvairado e ininteligível de "A Pele do Futuro", o novo disco da Gal Costa. A linda garota soteropolitana da Tropicália se reinventa incansavelmente ano após ano, mantendo a voz divina e inigualável. Ela, que já se apresentou como Legal, Índia, Fatal, Plural, Tropical, Profana, de Tantos Amores, Estratosférica e até como Maria da Graça apenas, é artista versátil nos trabalhos mas imutável na qualidade espetacular da voz hiperafinada.  


Maria da Graça Costa Penna Burgos é uma autêntica camaleoa, transformando-se livre e conceitualmente pelos vários trabalhos musicais de uma carreira extremamente vitoriosa. Aos 73 anos de idade, sua vitalidade impressiona, sempre na busca do original. Mais impressionante ainda é a estupenda qualidade vocal que nunca parece sofrer com o passar dos anos, mantendo-se intacta e exuberante. E foi com essa bagagem de 53 anos de carreira, esse frescor interminável e essa busca incessante pelo novo, que a baiana subiu ao palco da Casa Natura Musical, em São Paulo, nas noites de 22 e 23 de março, para gravar um DVD com foco no mais recente álbum de canções inéditas, "A Pele do Futuro", lançado em setembro do ano passado. O disco traz músicas inéditas de grandes nomes do cancioneiro popular brasileiro, com presenças de Gilberto Gil, Guilherme Arantes, Djavan, Erasmo Carlos, Jorge Mautner, Hyldon, Nando Reis, Silva, Adriana Calcanhoto, Emicida e Tim Bernardes, entre outros.

Músicas do disco:
01. SUBLIME (Dani Black)
02. PALAVRAS NO CORPO (Silva/Omar Salomão)
03. VIDA QUE SEGUE (Hyldon)
04. CUIDANDO DE LONGE - Com participação de Marília Mendonça (Marília Mendonça/Juliano Tchula/Júnior Gomes/Vinícius Poeta)
05. LIVRE DO AMOR (Adriana Calcanhoto)
06. PURO SANGUE (LIBELO DO PERDÃO) (Guilherme Arantes)
07. REALMENTE LINDO (Tim Bernardes)
08. VIAGEM PASSAGEIRA (Gilberto Gil)
09. CABELOS E UNHAS (Paulinho Moska/Breno Góes)
10. DENTRO DA LEI (Djavan)
11. MINHA MÃE - Com participação de Maria Bethânia (César Lacerda/Jorge Mautner)
12. MÃE DE TODAS AS VOZES (Nando Reis)
13. ABRE-ALAS DO VERÃO (Erasmo Carlos/Emicida)

Para exemplificar o momento atual de uma das mais lindas vozes da música mundial, nada como escutar suas próprias palavras: "Eu me sinto mais jovem do que realmente tenho de idade. Minha alma é jovem. E quando eu subo no palco, vem uma energia não sei de onde, e eu me sinto com muita vitalidade. Meu espírito não acompanha minha idade cronológica. A minha voz é o espelho da minha alma. E minha alma é jovem". Não há o que acrescentar. Só sentir o prazer de ouvi-la cantar.
Um grande abraço espinosense.



Minha Mãe
César Lacerda/Jorge Mautner

Quando eu fico muito triste
Eu pego a fotografia da minha mãe
E aperto bem forte no meu peito

Minhas mãos param de tremer
Segurando a fotografia
E meu coração bate mais forte

Mas não é mais uma dor que eu sinto
Eu me transformo
Possuído de uma alegria que invade a mim
E todo esse recinto
E que não tem explicação

E eu choro de alegria
Rezando aos pés de Nossa Senhora Aparecida

Minha mãe me deu a vida
E sempre ela me dará a vida