Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 8 de maio de 2014

972 - Nova canção do Playing for Change: "Words of Wonder"

Foi lançada mais uma música do projeto Playing For Change, apresentando o "Stone" Keith Richards em colaboração com Roberto Luti, Titi Tsira e mais outros músicos de todo o mundo, tocando "Words of Wonder" em uma versão reggae. No final da música, há a inclusão de um grande sucesso de Bob Marley, "Get Up, Stand Up", também com participação de artistas espalhados por vários cantos do mundo.
Estas canções estarão no próximo CD/DVD do Playing For Change que será lançado em junho e terá a participação de 185 músicos de 31 países diferentes, numa verdadeira viagem musical ao redor do mundo.
Não me canso de ficar contagiado pela força da música mostrada pelo projeto "Playing For Change", que consegue a proeza de juntar músicos de todos os lugares do planeta, tocando os mais diferentes instumentos, em prol de uma boa causa humanitária. Lá estão o genial Keith Richards (Inglaterra), Guardians of the New Fire (México), Courtney "Bam" Diedrick (Jamaica), Sean "Pow" Diedrick (Jamaica), EduMundo and Caveman (Portugal), D. K. Basse (Congo), Mariachi Nuevo Tecalitlan (México), Titi Tsira (África do Sul), Washboard Chaz (Estados Unidos), Louis Mhlanga (Zimbabwe), Johnny Herno (Brasil), Fabian Miodownik (Uruguai), Roberto Luti (Itália), Kolgate (Jamaica), Carl C-Wyya Edwards (Jamaica), Keb´ Mo´ (Estados Unidos), Tom Nascimento e Rafael Dias (Brasil), Norm (Austrália), Sherieta Lewis (Jamaica), Nikki Burt (Jamaica), Salvador Persico (Austrália), Natalie Pa´apa´a (Blue King Brown) (Austrália) e Mermans Mosengo (Congo).
A música é universal e simplesmente maravilhosa, sem distinção de raça, cores ou origens. Música é tudo!  
Um grande abraço espinosense.

 

971 - Os garotos e a jovem Barragem do Estreito

A fotografia que publico abaixo deve ter sido tirada há uns 50 anos e me foi gentilmente cedida por Paulo Geraldo Rocha, o conhecido Paulinho de Florival. Ela mostra um tempo onde a cidade ainda era bem pequena e a construção da Barragem do Estreito era uma obra recente, que encantava a todos os nossos moradores. Era uma concorrida atração turística, fato que nestes nossos tempos atuais não me parece tão aproveitada em sua plenitude.
Lá estão em uma pose de cinema os irmãos Flori e Paulinho, ao lado do amigo Merindão, se não me engano. Ao fundo a belíssima imagem da nossa barragem, de fundamental importância na nossa sobrevivência. 
Nesta oportunidade, gostaria de render uma pequena homenagem às centenas de valorosos profissionais de todas as categorias que anonimamente trabalharam incansavelmente para construir esta obra vital para a nossa história. O nosso eterno agradecimento.
Um grande abraço espinosense.


970 - O triste emudecer da alegria: partiu Jair Rodrigues

Ele era pura alegria. Ele espalhava contentamento por onde quer que passasse. Ele fez história na música popular brasileira. Ele tinha uma voz bela e marcante. Verdadeiramente ele era um grande artista. Ele foi, é e sempre será Jair Rodrigues, o eterno intérprete de "Disparada" (Geraldo Vandré e Théo de Barros) e parceiro da inesquecível Elis Regina, a melhor cantora brasileira de todos os tempos.
Nesta quinta-feira, 8 de maio, Jair Rodrigues de Oliveira nos deixou, abatido por um infarto fulminante. O mais alegre dos artistas brasileiros, senhor de uma energia e de uma alegria contagiantes, deixa os palcos terrenos de forma súbita e inesperada, deixando uma carreira de sucesso construída digna e humildemente em mais de 53 anos de estrada. Jair nasceu em Igarapava (SP) aos 6 de fevereiro de 1939 e começou a carreira atuando como "crooner" em casas noturnas no interior de São Paulo até se mudar para a capital, participar de programas de calouros e iniciar a carreira artística lançando discos de samba. Atuou com sucesso na TV ao lado da "Pimentinha" Elis Regina, no programa "O Fino da Bossa". Essa parceria rendeu três discos intitulados "Dois na Bossa". Sua vitória no II Festival de Música Popular Brasileira, em 1966, com a canção de Geraldo Vandré e Théo de Barros, "Disparada", (o prêmio foi dividido com a música "A Banda", de Chico Buarque, interpretada por Nara Leão) aumentou ainda mais o seu prestígio. Gravou mais de 40 discos em toda a carreira. Ele deixa a esposa Clotilde e os filhos Jair Oliveira e Luciana Mello, também cantores.
É realmente uma pena perceber que grandes nomes da nossa música estão nos deixando aos poucos e muitos outros já estão em idade avançada, não se vislumbrando substitutos da mesma qualidade. Estamos cada dia mais pobres culturamente. Triste, muito triste.
Nas suas palavras, fica o recado: "Felicidade é ter uma família como eu tenho; é seguir seu caminho sem machucar ninguém, sem maltratar. Qualidade de vida é ter moderação em tudo. E, principalmente, a alegria". Descanse em paz, mensageiro da música e da alegria!
Um grande abraço espinosense.