Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 8 de maio de 2014

970 - O triste emudecer da alegria: partiu Jair Rodrigues

Ele era pura alegria. Ele espalhava contentamento por onde quer que passasse. Ele fez história na música popular brasileira. Ele tinha uma voz bela e marcante. Verdadeiramente ele era um grande artista. Ele foi, é e sempre será Jair Rodrigues, o eterno intérprete de "Disparada" (Geraldo Vandré e Théo de Barros) e parceiro da inesquecível Elis Regina, a melhor cantora brasileira de todos os tempos.
Nesta quinta-feira, 8 de maio, Jair Rodrigues de Oliveira nos deixou, abatido por um infarto fulminante. O mais alegre dos artistas brasileiros, senhor de uma energia e de uma alegria contagiantes, deixa os palcos terrenos de forma súbita e inesperada, deixando uma carreira de sucesso construída digna e humildemente em mais de 53 anos de estrada. Jair nasceu em Igarapava (SP) aos 6 de fevereiro de 1939 e começou a carreira atuando como "crooner" em casas noturnas no interior de São Paulo até se mudar para a capital, participar de programas de calouros e iniciar a carreira artística lançando discos de samba. Atuou com sucesso na TV ao lado da "Pimentinha" Elis Regina, no programa "O Fino da Bossa". Essa parceria rendeu três discos intitulados "Dois na Bossa". Sua vitória no II Festival de Música Popular Brasileira, em 1966, com a canção de Geraldo Vandré e Théo de Barros, "Disparada", (o prêmio foi dividido com a música "A Banda", de Chico Buarque, interpretada por Nara Leão) aumentou ainda mais o seu prestígio. Gravou mais de 40 discos em toda a carreira. Ele deixa a esposa Clotilde e os filhos Jair Oliveira e Luciana Mello, também cantores.
É realmente uma pena perceber que grandes nomes da nossa música estão nos deixando aos poucos e muitos outros já estão em idade avançada, não se vislumbrando substitutos da mesma qualidade. Estamos cada dia mais pobres culturamente. Triste, muito triste.
Nas suas palavras, fica o recado: "Felicidade é ter uma família como eu tenho; é seguir seu caminho sem machucar ninguém, sem maltratar. Qualidade de vida é ter moderação em tudo. E, principalmente, a alegria". Descanse em paz, mensageiro da música e da alegria!
Um grande abraço espinosense.





Nenhum comentário: