Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.
Imagino que a maior personalidade da nossa centenária história deva ser o saudoso rábula, fazendeiro, político e poeta José Cangussu, o Zeca. Dotado de uma inteligência privilegiada e de uma habilidade política diferenciada, pautada na paz, na harmonia, no diálogo, na gentileza, na ética e no respeito para com os adversários de ideias, Zeca Cangussu marcou seu nome com maestria na história da cidade de Espinosa. Foi vereador e administrou a cidade como prefeito nomeado e posteriormente eleito por 16 anos, entre os anos de 1935 a 1951. Não à toa levam seu nome uma das nossas mais importantes avenidas e o Fórum, sendo ele o único cidadão homenageado com um busto na cidade.
Além de homem de negócios íntegro e respeitado, o senhor Zeca tinha apreço pelas palavras. Escrevia poesias e chegou a lançar um livro, intitulado "Relicário".
Pode ser que muita gente da nossa Espinosa desconheça sua história, já que talvez elas nem percebem o seu rosto incrustado na peça de bronze ao se locomover pela Praça Coronel Heitor Antunes, entre os jardins instalados nos fundos do palanque, mas certamente sua participação relevante nos destinos da nossa cidade jamais será esquecida.
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense.