Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 27 de janeiro de 2024

Centenário de Espinosa - Postagem 38

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Imagino que a maior personalidade da nossa centenária história deva ser o saudoso rábula, fazendeiro, político e poeta José Cangussu, o Zeca. Dotado de uma inteligência privilegiada e de uma habilidade política diferenciada, pautada na paz, na harmonia, no diálogo, na gentileza, na ética e no respeito para com os adversários de ideias, Zeca Cangussu marcou seu nome com maestria na história da cidade de Espinosa. Foi vereador e administrou a cidade como prefeito nomeado e posteriormente eleito por 16 anos, entre os anos de 1935 a 1951. Não à toa levam seu nome uma das nossas mais importantes avenidas e o Fórum, sendo ele o único cidadão homenageado com um busto na cidade.








Além de homem de negócios íntegro e respeitado, o senhor Zeca tinha apreço pelas palavras. Escrevia poesias e chegou a lançar um livro, intitulado "Relicário". 
Pode ser que muita gente da nossa Espinosa desconheça sua história, já que talvez elas nem percebem o seu rosto incrustado na peça de bronze ao se locomover pela Praça Coronel Heitor Antunes, entre os jardins instalados nos fundos do palanque, mas certamente sua participação relevante nos destinos da nossa cidade jamais será esquecida.
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense. 

Centenário de Espinosa - Postagem 37

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Ao longo do tempo, o panorama da cidade vai sofrendo transformações sutis ou bastante perceptíveis, fruto da evolução natural e necessária. A principal praça da nossa Espinosa surgiu diante da velha edificação da Igreja Matriz de São Sebastião, nosso padroeiro, cuja comemoração do seu dia se dá em 20 de janeiro.
Inicialmente, lá nos primórdios da nossa comunidade, havia ali apenas o grande espaço vazio, sem qualquer infraestrutura, denominado de largo. Com o tempo, foram plantados em sua volta os magníficos ficus que até hoje formam um belo cartão postal. Com a cidade se desenvolvendo, surgiu a praça repleta de plantas. A evolução do desenho da praça acompanhou a atualização do velho prédio da Matriz, sofrendo alterações ao longo do tempo. Nos anos 70, a praça tinha canteiros gramados, algumas poucas árvores, uma fileira da planta Coroa-de-cristo para proteger a grama e bancos de concreto trazendo propagandas de comércios locais. Havia até um banco com o escudo do Atlético e outro com o escudo do Cruzeiro. Quando a praça tinha este formato, testemunhei, assustado, um assassinato em plena noite de um dia qualquer. Estávamos sentados em um dos bancos centrais da praça batendo papo tranquilamente, eu e mais uns amigos, quando um homem armado com uma faca atacou um motorista da Transnorte que estava sentado no banco próximo ao nosso. Depois de esfaqueá-lo com violência no peito, o assassino fugiu correndo pela Rua da Imprensa. O rapaz agredido não resistiu e faleceu, o que consternou a nossa comunidade. A causa da violenta e covarde agressão teria sido por um discussão tola ocorrida anteriormente. Infelizmente, episódios de violência não são assim tão raros na nossa Espinosa.   









Por ocasião das comemorações do Cinquentenário da emancipação política de Espinosa, no ano de 1974, a administração municipal de Horácio Cerqueira Tolentino reformou completamente a praça que homenageia o senhor Joaquim Tolentino, instalando o marco dos 50 anos que permanece até hoje e remodelando toda a estrutura do logradouro, com uma nova arquitetura, bastante moderna e diferenciada da anterior, com a construção de jardins suspensos e bancos em concreto. Este cenário durou cinquenta anos e agora, na celebração do Centenário, dará lugar a um novo projeto, retornando com canteiros rentes ao chão. Por desconhecer completamente o projeto da nova praça, não tenho como palpitar. Espero que seja algo bem prático, bonito e que tenha o máximo de verde, com gramado, plantas, flores e algumas árvores para nos proporcionar um ambiente limpo, gostoso e sombreado. 
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense.