Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

3380 - Os melhores do mundo no futebol, pela FIFA

Agora há pouco, em Londres, na Inglaterra, foram entregues os prêmios FIFA The best aos melhores profissionais do futebol na temporada passada. Criado em 2016 em novo formato, o prêmio da FIFA tem um regulamento bem complicado, com votos variados e períodos diferentes de observação de atletas, o que gera críticas de jornalistas e torcedores do mundo inteiro. 
Na cerimônia de premiação, com a presença de grandes jogadores do passado como Ronaldo, Roberto Carlos, Cafu, Júlio César, Belletti, Roque Júnior, Thierry Henry, entre outros, foram homenageados três craques que nos deixaram há pouco tempo: o inglês Bobby Charlton, o brasileiro Mário Jorge Lobo Zagallo e o alemão Franz Beckenbauer. Também foi homenageada a gigante Marta, a melhor jogadora do mundo, premiada por seis vezes.

Confira os indicados e os vencedores:

MELHOR JOGADOR:
Lionel Messi (Inter Miami/Argentina)
Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain/França)
Erling Haaland (Manchester City/Noruega)



MELHOR JOGADORA:
Aitana Bonmatí (Barcelona/Espanha)
Linda Caicedo (Real Madrid/Colômbia)
Jennifer Hermoso (Pachuca/Espanha)



MELHOR TÉCNICO:
Josep "Pep" Guardiola (Manchester City) - Campeão da Copa da Inglaterra, da Premier League e da Champions League
Simone Inzaghi (Inter de Milão)
Luciano Spalletti (Napoli)



MELHOR TÉCNICA:
Jonatan Giráldez (Barcelona)
Emma Hayes (Chelsea)
Sarina Wiegman (Inglaterra)

MELHOR GOLEIRO:
Yassine Bounou (Al Hilal/Marrocos)
Thibaut Courtois (Real Madrid/Bélgica)
Ederson (Manchester City/Brasil)



MELHOR GOLEIRA:
Mackenzie Arnold (West Ham/Austrália)
Catalina Coll (Barcelona/Espanha)
Mary Earps (Manchester United/Inglaterra)

GOL MAIS BONITO - PRÊMIO PUSKÁS:
Julio Enciso (Brighton)
Guilherme Madruga (Botafogo-SP)
Nuno Santos (Sporting)



MELHOR TORCEDOR:
Daniel "Toto" Iñiguez - Torcedor do Club Atlético Colón, da Argentina
Fran Hurndall
Miguel Ángel, torcedor do Millonarios

FIFA FAIR PLAY:
Vinícius Júnior e a Seleção Brasileira




A seleção de melhores do ano no masculino ficou assim:
Thibaut Courtois; Kyle Walker, John Stones, Rúben Dias; Bernardo Silva, Jude Bellingham, Kevin De Bruyne; Erling Haaland, Kylian Mbappé, Lionel Messi e Vinícius Júnior.

A seleção de melhores do ano no feminino ficou assim:
Mary Earps; Lucy Bronze, Alex Greenwood, Olga Carmona; Ella Toone, Aitana Bonmati, Keira Walsh; Lauren James, Sam Kerr, Alex Morgan e Alessia Russo.

Parabéns aos grandes profissionais do futebol, premiados merecidamente por seus desempenhos dentro e fora de campo.
Um grande abraço espinosense.

Centenário de Espinosa - Postagem 16

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Por longo tempo, a Toca dos Craques foi o ponto de encontro de uma enorme e animada turma de boleiros e cervejeiros. Nesta época o local ainda não possuía a excelente estrutura atual. Na quadra de cimento, era intenso o movimento de aficionados pelo futebol de salão, seja participando de torneios super disputados ou nas tradicionais peladas durante a semana. A piscina ficava mais para o uso da família, as esposas e os filhos. Mas era no bar que a coisa fervilhava e a galera ficava ainda mais participativa. Enquanto eram servidas cervejas estupidamente geladas preparadas pela sempre atenciosa Leila, aquela turma porreta se encarregava de se divertir em grupos, alguns jogando sinuca, outros jogando baralho e a maioria participando de mesas redondas onde se conversava sobre tudo, sobretudo do adorado futebol. O bate-papo durava horas, sempre em harmonia e com boas gargalhadas quando velhos "causos" eram contados pelos mais fantasiosos.       






O time da Toca dos Craques reuniu muitos desses, os craques de bola que ali jogavam, sob o comando de um dos mais talentosos jogadores da história do futebol da cidade, Sidney Castro. A equipe da Toca dos Craques desfilava seu talento e poderio pelos campos da cidade e da zona rural, com mais frequência atuando contra o time de Urandi. Ficou na história também uma excursão realizada na cidade baiana de Brumado, onde jogamos uma partida contra a equipe de Livramento de Nossa Senhora, em campo de terra, e outra contra o pessoal da empresa Magnesita, esta em seu ótimo campo gramado. Melhor que os jogos, era a farra. Fomos recepcionados com a maior cortesia e atenção e a confraternização se estendeu por horas até a decisão de retornar para casa.
Para mim, foi um prazer e um privilégio poder ter feito parte desta turma maravilhosa, especialmente pela oportunidade de jogar ao lado de um craque de uma outra geração, que eu admirava torcendo ainda adolescente no Campão, o grande Sidney. 
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense. 

Centenário de Espinosa - Postagem 15

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Por um bom tempo, em quase todos os domingos, dirigíamo-nos para a comunidade da Santa Marta para, no sítio do amigo Mílton Barbosa, jogar peteca. Logo após comprar seu sítio ali na região próxima da fronteira com a nossa querida Bahia, Mílton construiu uma quadra de areia e logo animou a nossa turma para que fôssemos praticar esporte, jogando partidas de peteca. Começou apenas como simples diversão, mas a coisa deu tão certo que acabou virando competição acirrada, pois todo mundo queria ganhar. Em duplas, começamos a realizar torneios, cujos prêmios eram simples e simbólicos, apenas uma garrafa de cerveja, por exemplo. Cheia e gelada, para não desanimar os dedicados atletas amadores. Era uma festa, com duplas formadas por adultos e jovens, sem discriminação de idade.  





As nossas partidas e torneios de peteca ficaram tão conhecidos que atraíram muitos outros jogadores, ampliando a quantidade de atletas e tornando mais agradáveis os nossos encontros dominicais. Como não podia deixar de ser na escaldante Espinosa, após o suor derramado e o cansaço dominante, refrescávamos o corpo e a mente com uma boa cerveja gelada comprada no barzinho perto da ponte do Rio Verde Pequeno, pois afinal de contas, somos humanos normais. Como tudo na vida, as disputas de peteca tiveram um fim, deixando um tanto de saudade. 
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense.