Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

3377 - Aplausos para Juraci e demais doadores de sangue

Uma vida humana não tem preço. E não é somente a vida da sua mãe, do seu filho, da sua irmã ou da sua esposa. É a vida humana, de qualquer pessoa de qualquer lugar, credo, condição social, opção sexual ou caráter. Até a vida dos canalhas, perversos e criminosos tem valor incalculável e, conforme os ensinamentos do Jesus Cristo que eu acredito, deve ser defendida e respeitada, como nos recomenda com extrema clareza o sexto mandamento da Lei de Deus: "Não Matarás".
Devemos todos zelar pela vida de cada um, especialmente dos nossos familiares e amigos. E em determinadas situações em que a vida de um ser humano está em perigo de perecer, um simples ato de compaixão e generosidade pode fazer toda a diferença para que a vida se renove e permaneça saudável e vigorosa. Nenhum de nós está livre de ser vítima de um acidente ou de contrair uma enfermidade que nos coloque em situação difícil e complicada, com a necessidade urgente de reposição de sangue. E é nesta hora crucial que felizmente aparecem aquelas pessoas iluminadas por Deus, com seu altruísmo e solidariedade, para realizar uma doação. Quantas vidas já não foram salvas por estas figuras abençoadas por Deus?
Em Montes Claros, "o Hemocentro Regional de Montes Claros iniciou suas atividades em agosto de 1987 como Núcleo Regional e com a evolução dos serviços e ampliação de sua atuação na região passou a Hemocentro Regional em 1992. É responsável por 100% do atendimento da demanda transfusional pública e privada da macrorregião do Norte de Minas". (http://www.hemominas.mg.gov.br).

Parabéns e obrigado a todos vocês!


Imagens: Wagner Oliva e Jornal de Espinosa


Entre tantas pessoas de tão bom coração que deixam a tranquilidade e o conforto das suas casas e se deslocam por quilômetros à sede do Hemominas para doar gratuitamente o seu sangue que salva vidas, está um cidadão espinosense que merece todos os nossos aplausos e a nossa eterna gratidão, Juraci Ângelo da Silva. Ele recebeu no mês de novembro de 2023 o merecido reconhecimento pela sua bela atuação humanitária, após completar 10 sessões de doação de sangue para a comunidade Norte-Mineira. 
Ao mesmo tempo em que louvo a atitude linda e benevolente do conterrâneo atleticano Juraci, estendo este agradecimento sincero a todos os demais cidadãos que, de coração aberto, esforçam-se para espalhar amor e bondade, ajudando a salvar vidas de pessoas que às vezes nem conhecem. 
Que Deus proteja e recompense todos vocês!
Um grande abraço espinosense.   

Centenário de Espinosa - Postagem 4

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Assim como acontece na nossa vida pessoal, as coisas mudam constantemente. Assim também é nas cidades, com gerações chegando e outras gerações indo embora, bem como instituições sendo criadas e outras sumindo do mapa. As fotografias abaixo retratam um dia de grande importância para Espinosa na época, a inauguração da agência bancária da Minas Caixa. Início dos anos 70, promessa de mais desenvolvimento para o município. A instituição financeira funcionou por bom período na Rua Dom Lúcio, e teve como gerente Mauri Antunes, e como funcionários, figuras ilustres como Cordelúcia, Mazinho, Paulinho de Maria Nice e o saudoso Florisvaldo Lopes Cruz, o Vavá de Noeme, do Jipão e da Rua da Resina. No início dos anos 90, a Minas Caixa foi privatizada e extinta, com seus servidores sendo incorporados pelo Estado de Minas Gerais.






Nas imagens da cerimônia de inauguração, podemos ver, na primeira delas, o juiz Carlos Humberto Cruz, o advogado Caio Leão Gomes, Rivadávia Cruz e Valdemar Ribeiro da Cruz; na segunda, vemos o então prefeito Horácio Cerqueira Tolentino, o ex-prefeito Paulo Caldeira da Cruz Campos, Jaime Barbosa, Serafim Rodrigues Muniz, Zé do Hotel, Teotônio Barbosa Lima, Peônio Fagundes Jácomo, Cairo Caldeira Cruz e Sebastião da Costa Ramos, entre outros cidadãos presentes; e na terceira aparecem Ozorino Cruz, Otacílio Barbosa, Dr. Orlando Silveira, Rodolpho Cruz, Padre Martin Kirscht e Deuzinho, ilustres figuras da nossa comunidade espinosense. 
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense. 

Centenário de Espinosa - Postagem 3

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

O futebol em Espinosa sempre foi o esporte mais praticado em todo o município, até por conta da falta de estrutura na cidade até os tempos atuais, com poucos espaços e atrativos para a prática de, por exemplo, basquete, vôlei, atletismo ou handebol. Para jogar bola, qualquer espaço vazio já está pronto para usar, bastando uns tijolos, pedras ou até umas sandálias para servirem de traves. Fizemos muito isso, sobretudo na "Praça de Beto Cruz", na realidade a Praça José Soares da Silva, onde hoje está o Ginásio Poliesportivo que homenageia o grande desportista Mateus Salviola Antunes, meu "Chefe" do Cruzeirinho.
Havia antigamente na cidade times de futebol de todas as idades e pretensões, alguns sérios e competitivos e outros formados somente para brincar e farrear pelo município, como fazia muito bem o famoso Mais Uma. Aos domingos, a turma se reunia e saía para as localidades da zona rural para bater uma bolinha com os times locais e, principalmente, fazer aquela farra após a partida, com muita cerveja e cachaça. Aliás, o gole corria solto antes e até durante as partidas, dizem as más línguas. 
A turma do Mais Uma era espetacular, formada por gente da melhor qualidade, como pode-se ver nestas fotografias um tanto embaçadas. Mas consegui reconhecer a maioria dos seus atletas. Na primeira, a partir da esquerda, em pé, estão o "dirigente" Paulinho de Florival, o segundo não consegui identificar, o goleiro Juju do Banco do Brasil, Leizinho, Zeca Mendes, o sexto não consegui identificar, Lidoninho e Djalma Tolentino. Agachados estão Mazinho, Waltinho, Geraldinho, Darci e Baianinho. Nesta foto estão ausentes alguns dos maiores destaques do Mais Uma, como os atletas Merindão, Elair, Valdivino, Maurílio, Eustáquio de Juca e Zé Orlando, por exemplo.


Já nesta outra imagem, podemos ver outros integrantes da equipe mais animada e farrista da cidade. Temos, a partir da esquerda, em pé, Tone Mané Véio, Leizinho, o goleiro de quem esqueci o nome, Zé Orlando, Lidoninho, Tone Lacrau, Merindão, Zé Bonitinho, Waltinho e Haroldinho. Agachados estão Maurílio, Mazinho, Elair, Betão, Valdivino e Lucídio.  



Infelizmente, alguns desses amigos já estão em outra dimensão, casos de Tone Mané Véio, Lidoninho, Zé Bonitinho, Elair, Darci e Zeca Mendes. Os demais abandonaram os campos por conta da idade, mas nunca perderam a alegria e o espírito de amizade que sempre os uniu. Saudades do +UMA!
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense.