Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.
O futebol em Espinosa sempre foi o esporte mais praticado em todo o município, até por conta da falta de estrutura na cidade até os tempos atuais, com poucos espaços e atrativos para a prática de, por exemplo, basquete, vôlei, atletismo ou handebol. Para jogar bola, qualquer espaço vazio já está pronto para usar, bastando uns tijolos, pedras ou até umas sandálias para servirem de traves. Fizemos muito isso, sobretudo na "Praça de Beto Cruz", na realidade a Praça José Soares da Silva, onde hoje está o Ginásio Poliesportivo que homenageia o grande desportista Mateus Salviola Antunes, meu "Chefe" do Cruzeirinho.
Havia antigamente na cidade times de futebol de todas as idades e pretensões, alguns sérios e competitivos e outros formados somente para brincar e farrear pelo município, como fazia muito bem o famoso Mais Uma. Aos domingos, a turma se reunia e saía para as localidades da zona rural para bater uma bolinha com os times locais e, principalmente, fazer aquela farra após a partida, com muita cerveja e cachaça. Aliás, o gole corria solto antes e até durante as partidas, dizem as más línguas.
A turma do Mais Uma era espetacular, formada por gente da melhor qualidade, como pode-se ver nestas fotografias um tanto embaçadas. Mas consegui reconhecer a maioria dos seus atletas. Na primeira, a partir da esquerda, em pé, estão o "dirigente" Paulinho de Florival, o segundo não consegui identificar, o goleiro Juju do Banco do Brasil, Leizinho, Zeca Mendes, o sexto não consegui identificar, Lidoninho e Djalma Tolentino. Agachados estão Mazinho, Waltinho, Geraldinho, Darci e Baianinho. Nesta foto estão ausentes alguns dos maiores destaques do Mais Uma, como os atletas Merindão, Elair, Valdivino, Maurílio, Eustáquio de Juca e Zé Orlando, por exemplo.
Já nesta outra imagem, podemos ver outros integrantes da equipe mais animada e farrista da cidade. Temos, a partir da esquerda, em pé, Tone Mané Véio, Leizinho, o goleiro de quem esqueci o nome, Zé Orlando, Lidoninho, Tone Lacrau, Merindão, Zé Bonitinho, Waltinho e Haroldinho. Agachados estão Maurílio, Mazinho, Elair, Betão, Valdivino e Lucídio.
Infelizmente, alguns desses amigos já estão em outra dimensão, casos de Tone Mané Véio, Lidoninho, Zé Bonitinho, Elair, Darci e Zeca Mendes. Os demais abandonaram os campos por conta da idade, mas nunca perderam a alegria e o espírito de amizade que sempre os uniu. Saudades do +UMA!
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário