Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 26 de abril de 2021

2672 - Parabéns, goleiros de todo o mundo!

Para homenagear os goleiros, foi escolhida uma data especial, o dia do nascimento de um dos maiores arqueiros da história do futebol brasileiro, Haílton Corrêa de Arruda, o Manga. O goleiro, atualmente com 84 anos, nasceu em Recife em 26 de abril de 1937. A iniciativa veio de dois professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro, o tenente Raul Carlesso e o capitão Reginaldo Pontes Bielinski, isso quando Manga defendia em altíssimo nível o gol do Internacional de Porto Alegre, no ano de 1976. 
O homenageado realmente merece a honraria, pois destacou-se incrivelmente em todos os clubes que defendeu o gol, desde o Sport Recife, passando por Botafogo, Nacional do Uruguai, Internacional,  Operário (MS), Coritiba, Grêmio e Barcelona do Equador, onde encerrou a carreira em 1982. Além disso, defendeu o gol da Seleção Brasileira e disputou a Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra. Foi reserva de Gylmar, mas atuou como titular na partida perdida para Portugal por 3 x 1.
Manga foi campeão por onde passou. Entre suas conquistas estão a Taça Brasil de 1968 (Botafogo), Campeonato Uruguaio de 1969, 1970, 1971 e 1972, Libertadores de 1971 e Mundial de Clubes de 1971 (Nacional), Campeonato Brasileiro de 1975 e 1976 (Internacional) e o Campeonato Equatoriano de 1981 (Barcelona). Recebeu o prêmio Bola de Prata em 1976 e 1978, como Melhor Goleiro do Campeonato Brasileiro.




Nesse dia dedicado aos goleiros, quero parabenizar também os goleiros da minha Espinosa: Horácio (Caôi), Mudinho, Roberto, Lucidão, Dionísio (Maria Loura), Acir, Juju, Domingão, Tone Mané Véio, Cícero Sapo Boi, Valdo, Zé Rato, Elson Mendes, Tone Labareda, Geneton, Wilson, Noé, Valdo Pezão, Rael, Adílson, Lucélio, Adson, Dim, Mílton, Edmar, Gilmar, Duda, Kalunga, Carlinhos Meloso, Madurinho, Valtinho, Tiãozinho, Zé Américo, Doidinho, Rogério, Van, Leitão, Mão, Wagner, Hiltinho, Marcão, Rafael, Ricardo (Tu), Gracialino (Véio) e mais muitos outros que brilharam pelos campos espinosenses, mas cujos nomes não me vieram à mente neste exato instante. Os não citados, sintam-se igualmente homenageados.
Um grande abraço espinosense.