Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

3354 - Rio de Contas, 300 anos!

Faz um tempão que estive por lá, visitando suas tantas belezas, ao lado da família e de amigos queridos. Prometi retornar um dia, mas estou procrastinando este dia há muito. Rio de Contas é um verdadeiro tesouro do Brasil, com suas construções muito antigas completamente preservadas e cuidadas com o maior carinho, brilhando no cenário turístico nacional com suas ruas de pedra e suas casas coloridas. 
Rio de Contas surgiu da chegada de negros escravizados fugitivos e alforriados, que ali se instalaram em busca de paz e sobrevivência, nas altas montanhas da Chapada Diamantina, lá pelos anos finais de 1600. Chamado de Pouso dos Crioulos, o local funcionou como ponto de apoio aos viajantes mineiros e goianos que se destinavam a Salvador. A região atraiu bastante gente após ser descoberta a presença de ouro no leito do Rio Brumado. Com o tempo, o ouro diminuiu e os garimpeiros se deslocaram para cidades vizinhas.



Rio de Contas é considerada a primeira cidade planejada do país. Seu território era enorme, abrangendo as hoje emancipadas cidades de Caetité (1810), Mucugê (1847), Água Quente (atual Paramirim, 1878, com sua emancipação definitiva em 1890), Bom Jesus do Rio de Contas (atual Piatã, 1878) e Vila Velha (atual Livramento de Nossa Senhora, 1921). Por um tempo, a sede do município foi transferida para a então Vila de Nossa Senhora do Livramento das Minas do Rio de Contas. Isto em 1723. Anos depois, em 1745, através da resolução de 2 de outubro, retornou a sede para uma cidade agora planejada, no velho local do Pouso dos Crioulos. A data da criação oficial da cidade, entretanto, se deu pela resolução de 27 de novembro de 1723, do 4º Vice-Rei do Brasil, Dom Vasco Fernandes César de Meneses, o Conde de Sabugosa, que decretou a instalação da Vila de Nossa Senhora do Livramento das Minas do Rio de Contas, posteriormente modificada para apenas Rio de Contas. É esta data que se comemorou agora em 2023, após 300 anos de história da cidade.




Rio de Contas é linda. No passado, íamos, nós do 9 de Março, jogar bola com a turma boa de Livramento de Nossa Senhora, quando aproveitávamos a oportunidade para passear por lá, subindo a estrada íngreme e sinuosa. 



Rio de Contas tornou-se um belo e agradável polo ecoturístico da Bahia, com seu conjunto arquitetônico, com centenas de preservadas edificações históricas da área urbana, bem como da Natureza exuberante, com trilhas, rios e cachoeiras disponíveis para o deleite dos visitantes. As cachoeiras do Fraga, do Mocotó e da Lavra Velha e a Ponte do Coronel são algumas ótimas opções de lazer por lá.
São 300 anos de história! Parabéns aos riocontenses pelo aniversário!
Um grande abraço espinosense.