Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Centenário de Espinosa - Postagem 56


Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

A imagem que mais caracteriza e representa nossa Espinosa é, na minha opinião, a da Igreja Matriz de São Sebastião, fincada no centro da Praça Coronel Joaquim Tolentino e emoldurada pelos enormes, belos e antigos fícus. Neste local é que se iniciou a nossa centenária história urbana. Assim como as construções ao redor e as configurações da praça, o antigo prédio da igreja católica sofreu inúmeras alterações e reformas ao longo do tempo. Quando ainda tinha diante de si apenas um espaçoso e limpo largo, a construção tinha duas torres nas suas laterais que em determinado tempo, sofreu abalos estruturais e uma delas veio abaixo. Após reformas, as torres laterais foram descartadas, sendo substituídas por uma torre central. 
Há pouco tempo, infelizmente, em dezembro de 2021, a parte superior da torre central veio abaixo, abatida pela ação do tempo e das chuvas, causando significativos estragos no telhado e na parte interna da igreja, mas sendo completamente reconstruída com apoio dos fiéis católicos.


















Entre essas muitas reformas e alterações realizadas no velho prédio da Igreja Matriz, a que mais causou controvérsia e indignação de grande parte da população foi a atitude impensada de um padre que, durante sua passagem pela paróquia, decidiu unilateralmente arrancar e descartar a bela bancada em mármore branco que existia na frente do altar e que servia de suporte para que os fiéis se ajoelhassem para receber a Santa Comunhão durante as Missas. Até hoje, boa parcela da comunidade católica local rejeita e lamenta o ocorrido. 
Como muitos conterrâneos, tenho enorme carinho pela velha construção, lugar sagrado onde fui batizado, crismado, casei-me, batizei meus filhos e afilhados e vi isso acontecer com centenas de familiares e amigos. 
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense.

Centenário de Espinosa - Postagem 55

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

O destino é mesmo interessante, inesperado e por vezes, encantador, mágico. Há um tempo já distante, lá no ano de 2013, uma menina esguia e apreciadora do esporte deixou momentaneamente sua terra natal, Espinosa, para participar dos Jogos Escolares de Minas Gerais. Defendia então o nome da sua escola no time de handebol. Mas um delegado de esportes, de nome Augusto Figueiredo, viu potencial naquela garota jovem e de alta estatura em outro esporte, o vôlei, e a indicou para o treinador Giuliano Sucupira, que a convidou para se aventurar na prática do vôlei de praia profissional. Um ano depois, a gigante Ana Patrícia Silva Ramos já brilhava na Seleção Brasileira sub-19. E em 2014, veio a primeira consagração no esporte: a conquista da Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude em Nanquim, na China. Extraordinária evolução! Com apenas um ano, um título mundial. A parceira na dupla campeã foi a mesma da atualidade, Eduarda Santos Lisboa, a Duda. Os anos se passaram muito rapidamente, com a nossa "Menina de Ouro" atuando com outras parceiras, evoluindo e subindo constantemente no pódio, com vitórias e conquistas importantes na carreira. Agora no topo do cenário feminino do seu esporte, a meta é a conquista de uma medalha nos Jogos Olímpicos de Paris, na França, a serem realizados neste ano de 2024 no período de 26 de julho a 11 de agosto. 












Em um domingo, 31 de agosto de 2014, Ana Patrícia Silva Ramos, a Pathy, desembarcou no Aeroporto Mário Ribeiro da Silveira em Montes Claros, iniciando sua nova fase da vida, a de requisitada atleta profissional de vôlei de praia. Para recepcioná-la após a relevante conquista em terras estrangeiras, estavam os zelosos pais Dolores e João, o então prefeito espinosense Lúcio Balieiro e sua esposa Míriam, alguns conterrâneos como Wagner Oliva, Luiz Cláudio, Sayonara e seus filhos, Roberto "Quinha" Carlyle e Lindacy, e alguns integrantes da imprensa, entre eles os jornalistas Délio Pinheiro e Rogeriano "Buiu" Cardoso. Ainda um tanto encabulada com o assédio, a gigante Pathy concedeu entrevistas, distribuiu sorrisos e abraços e foi o foco de inúmeras fotografias, antes de ser instalada em cima de um caminhão dos bombeiros para um desfile pelas ruas da cidade até um shopping, onde iria atender a imprensa. Registrei alguns daqueles momentos e aproveitei a oportunidade para tirar uma foto com a nossa gigante Campeã Mundial, orgulho da nossa Espinosa. De lá para cá, o acanhamento se foi e a desenvoltura diante das câmeras só aumenta, fruto da exposição na mídia devido às conquistas em série, alcançadas com muito suor, dedicação e talento. Viva Pathy!
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense.