Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Centenário de Espinosa - Postagem 56


Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

A imagem que mais caracteriza e representa nossa Espinosa é, na minha opinião, a da Igreja Matriz de São Sebastião, fincada no centro da Praça Coronel Joaquim Tolentino e emoldurada pelos enormes, belos e antigos fícus. Neste local é que se iniciou a nossa centenária história urbana. Assim como as construções ao redor e as configurações da praça, o antigo prédio da igreja católica sofreu inúmeras alterações e reformas ao longo do tempo. Quando ainda tinha diante de si apenas um espaçoso e limpo largo, a construção tinha duas torres nas suas laterais que em determinado tempo, sofreu abalos estruturais e uma delas veio abaixo. Após reformas, as torres laterais foram descartadas, sendo substituídas por uma torre central. 
Há pouco tempo, infelizmente, em dezembro de 2021, a parte superior da torre central veio abaixo, abatida pela ação do tempo e das chuvas, causando significativos estragos no telhado e na parte interna da igreja, mas sendo completamente reconstruída com apoio dos fiéis católicos.


















Entre essas muitas reformas e alterações realizadas no velho prédio da Igreja Matriz, a que mais causou controvérsia e indignação de grande parte da população foi a atitude impensada de um padre que, durante sua passagem pela paróquia, decidiu unilateralmente arrancar e descartar a bela bancada em mármore branco que existia na frente do altar e que servia de suporte para que os fiéis se ajoelhassem para receber a Santa Comunhão durante as Missas. Até hoje, boa parcela da comunidade católica local rejeita e lamenta o ocorrido. 
Como muitos conterrâneos, tenho enorme carinho pela velha construção, lugar sagrado onde fui batizado, crismado, casei-me, batizei meus filhos e afilhados e vi isso acontecer com centenas de familiares e amigos. 
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense.

Nenhum comentário: