Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 23 de março de 2021

2638 - Isso sim é sertanejo raiz!

Assim como tudo no mundo, a música também muda, nem sempre para melhor. Há boas coisas acontecendo no cenário musical, como sempre, mas o espaço para a boa música a cada dia fica mais estreito. Aquela velha música sertaneja, que verdade seja dita, nunca teve o espaço merecido nem em outros tempos, agora praticamente desapareceu da mídia, relegada quase ao ostracismo, sufocada pela overdose de sertanejos universitários e afins.
Assim é que descobri um canal recém criado no You Tube de uma dupla com foco na verdadeira música caipira, o chamado sertanejo raiz. Eles já mantém uma página no Facebook há mais tempo, onde publicam suas interpretações. Trata-se de uma dupla que valoriza a tradicional canção sertaneja, tocando clássicos da importante vertente musical brasileira. Eles são aqui de Montes Claros, a dupla de músicos e cantores Ney Nogueira e Fazzendeiro. O segundo eu não conheço, mas o Ney é meu amigo e companheiro de futebol nas peladas da AABB, carinhosamente chamado por todos nós de Balotelli, devido à sua característica de jogar como atacante e de ser um grande artilheiro. Balotelli é um sujeito entusiasmado, alegre e bem-humorado, gente muito boa, boa até na viola e no vocal, como se vê. 




Se gostam da tradicional e pura música sertaneja raiz, no You Tube vocês podem acessar https://www.youtube.com/channel/UCQ0XfDxeEAAv858nlgKb7EQ e no Facebook, acessar https://www.facebook.com/Fazzendeiro. Se após assistirem aos vídeos, sentirem-se felizes, não deixem de se inscrever no canal para receber novos vídeos.  
Um grande abraço espinosense. 


     

2637 - O Pinkfloydiano "The Dark Side of the Moon"

A obra-prima já se apresenta instantaneamente na fascinante capa do álbum, na imagem de um prisma transformando um solitário raio de luz, sob um fundo preto, em um multifacetado arco-íris. A imagem impactante, criada pelos designers especializados em capas de álbuns de Rock, Aubrey Powell and Storm Thorgerson, já indica que o conteúdo da obra é algo singular e extraordinário, saído da mente brilhante de Roger Waters, David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright, os quatro integrantes da banda britânica Pink Floyd. O mítico álbum "The Dark Side of the Moon" ainda é um fenômeno, mesmo com seus exatos 48 anos desde o lançamento em 1º de março de 1973. 
Com a saída do líder e fundador da banda em 1968, o genial Syd Barrett, por problemas psiquiátricos agravados por consumo excessivo de drogas, o Pink Floyd se transformou sem perder a força musical, com suas composições grandiloquentes e seus versos discorrendo sobre as inquietações humanas do cotidiano como a morte, o tempo, a solidão, a loucura, a miséria, a guerra, a dor, o dinheiro, a falta de humanidade. Ainda gerado no processo de criação coletiva, este álbum alcançou as paradas de sucesso, vendendo milhões de cópias e trazendo prestígio e dinheiro aos músicos ingleses, batendo recordes de permanência na Billboard. Gravado no Abbey Road Studios, em Londres, em diversas sessões entre maio de 1972 e janeiro de 1973, "The Dark Side of the Moon" é um álbum coeso e intricado, uma coleção de canções memoráveis, desde a "The Great Gig in the Sky", com a incandescente interpretação vocal da cantora Clare Torry, até "Money", com seus efeitos sonoros ritmados de moedas e caixas registradoras evocando o vil metal e a busca insana e obcecada de alguns em ganhar e acumular dinheiro. O excelente músico Alan Parsons foi o produtor e engenheiro de som, ganhando reconhecimento mundial pela obra.



Entre as muitas histórias sobre o oitavo álbum de estúdio da banda, existe a de que o disco teria sido criado como trilha sonora do filme "O Mágico de Oz", uma balela. Há a história, verídica, de que o Pink Floyd pensou em denominar o disco de "Eclipse", pois a banda "Medicine Head" havia lançado um ano antes um disco com a mesma denominação, "The Dark Side of the Moon". Como aquela banda não fez muito sucesso, eles resolveram manter o nome do álbum, realizando shows com todo o repertório mesmo antes de lançá-lo.           
A partir deste disco, o Pink Floyd deixou a criação coletiva e tornou-se refém das ideias do seu novo líder, o criativo Roger Waters, autor de todas as letras dali em diante. A bela "Comfortably Numb" foi a última canção criada em parceria por Waters e Gilmour. Em 1986, Waters deixou o Pink Floyd para continuar em carreira solo, completamente rompido com Gilmour, que continuou com a marca da banda, lançando discos posteriores, porém com menos sucesso. Infelizmente, em 2008, o tecladista Richard Wright morreu, vítima de um câncer devastador. 

Lado A:
Nº - Título da Música - Compositores - Duração
1)  "Speak to Me" (Nick Mason) - 01h30
2)  "Breathe"  (Roger Waters, David Gilmour e Richard Wright) - 02h43
3)  "On the Run" (Roger Waters e David Gilmour) - 03h36
4)  "Time" (Roger Waters, David Gilmour, Richard Wright e Nick Mason) - 07h01
5)  "The Great Gig in the Sky" (Richard Wright e Clare Torry) - 04h36
Lado B:
Nº - Título da Música - Compositores - Duração
1)  "Money" (Roger Waters e David Gilmour) - 06h22
2)  "Us and Them" (Roger Waters e Richard Wright) - 07h46
3)  "Any Colour You Like" (David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright) - 03h25
4)  "Brain Damage" (Roger Waters) - 03h48
5)  "Eclipse" (Roger Waters) - 02h03




Créditos:
Pink Floyd:
Roger Waters - baixo, vocal, guitarra, sintetizador VCS 3 e efeitos gravados
David Gilmour - guitarra, teclados, baixo, vocal e sintetizador VCS 3
Nick Mason - percussão, bateria e efeitos gravados
Richard Wright - teclados, vocal e sintetizador VCS 3

Músicos de Apoio: 
Dick Parry - saxofone
Lesley Duncan - vocal de apoio
Doris Troy - vocal de apoio
Barry St. John - vocal de apoio
Liza Strike - vocal de apoio
Clare Torry - vocal em "The Great Gig in the Sky"

Técnicos de Produção:
Pink Floyd - produtor
Peter James - assistente de engenheiro de som
Chris Thomas - mixagem
Alan Parsons - engenheiro de som

Discografia do Pink Floyd em estúdio:
1) "The Piper at the Gates of Dawn" - Lançamento: 1967 - Faixas: 11
2) "A Saucerful of Secrets" - Lançamento: 1968 - Faixas: 7
3) "Ummagumma" - Lançamento: 1969 - Faixas: 16
4) "More" - Lançamento: 1969 - Faixas: 13
5) "Atom Heart Mother" - Lançamento: 1971 - Faixas: 5
6) "Meddle" - Lançamento: 1971 - Faixas: 6
7) "Obscured by Clouds" - Lançamento: 1972 - Faixas: 10
8) "The Dark Side of the Moon" - Lançamento: 1973 - Faixas: 10
9) "Wish You Were Here" - Lançamento: 1975 - Faixas: 5
10) "Animals" - Lançamento: 1977 - Faixas: 5
11) "The Wall" - Lançamento: 1979 - Faixas: 26
12) "The Final Cut" - Lançamento: 1983 - Faixas: 13
13) "A Momentary Lapse of Reason" - Lançamento: 1987 - Faixas: 11
14) "The Division Bell" - Lançamento: 1994 - Faixas: 11
15) "The Endless River" - Lançamento: 2014 - Faixas: 18


"O lado escuro da lua não existe, na verdade é tudo escuro". O ensaio sobre a loucura e a inquietação humana parece, mais do que nunca, atual. Pena que muitos até hoje não conseguem entender as ideias e letras belas e profundas do Waters, um desperdício. 
O Pink Floyd acabou, mas não a sua obra exponencial e atemporal, com toda sua sonoridade diferenciadamente complexa eternizada nos seus vários álbuns de valor inestimável. Foram 15 álbuns originais. Um deles, este "The Dark Side of the Moon", certamente está e estará para sempre entre os melhores álbuns da história do Rock and Roll. E eu tenho em casa este tesouro!
Um grande abraço espinosense.