Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 13 de dezembro de 2020

2564 - Os meninos de Espinosa em busca do sonho

Quantos meninos e meninas não sonharam um dia se transformarem em jogadores de futebol famosos e admirados pelos torcedores? O sonho é fácil, difícil é fazê-lo tornar-se realidade. Para que isso aconteça, é preciso talento, fé, dedicação, humildade e paciência para aguentar e suplantar os fracassos, as críticas e as dificuldades diárias até conquistar um lugar ao sol nesta tão competitiva área esportiva que é a do futebol. Mas o sucesso real e tangível do nosso ídolo goleiro Gilsivan serve de exemplo e entusiasmo à nossa garotada boa de bola. 
Assim é que os nossos talentosos garotos Edílson, Vinícius Souza e Júnior Guerron deixaram sua Espinosa para trás e estão em São Paulo, apostando no sonho de se tornarem atletas profissionais de sucesso, defendendo as cores azul e branca do Grêmio Esportivo Mauaense, clube da cidade de Mauá (SP) fundado em 15 de dezembro de 1981, conhecido como Locomotiva do ABC. Os meninos estão jogando na categoria-sub-20, e neste sábado de manhã disputaram a final da Copa Capital Esporte no Estádio Nicolau Alayon, vencendo a equipe adversária, o Nacional, pelo placar de 3 x 0. 
Parabéns aos nossos jovens conterrâneos pela conquista. E que Deus os abençoe grandemente para que consigam realizar o sonho de se tornarem profissionais bem sucedidos no futebol. Estaremos todos sempre torcendo pelo sucesso deles e mais ainda, pela sua felicidade e saúde. Boa sorte, rapaziada!
Um grande abraço espinosense.   





2563 - Nossa gratidão aos agricultores e trabalhadores do Mercado

Um dos lugares mais importantes de uma localidade qualquer, certamente é o espaço em que são disponibilizadas à sua comunidade as mercadorias imprescindíveis à sobrevivência humana e animal de toda uma região. É ali, no mercado, que são comercializados os alimentos que nos permitem a continuidade da vida. No nosso caso específico de Espinosa, a construção em que esta operação mercantil se dava antigamente era no velho prédio contíguo ao da sede da administração municipal, a Prefeitura, situados ambos na Praça Coronel Heitor Antunes. Lembro-me com saudades da infância, das feiras de antigamente, com barracas armadas diante e nos fundos do mercado, com a praça ainda sem ajardinamento tomada pelos carros de boi carregados das mais diversas mercadorias, de melancia a lenha. O tempo passou, a cidade cresceu e o mercado ficou pequeno para acomodar tanta gente. Em sua administração, o prefeito Paulo Cruz decidiu transferir o centro de compras para um local mais apropriado, com a construção do novo mercado no campo de futebol em que jogávamos constantemente, palco de grandes e inesquecíveis confrontos entre Espinosense e Santa Cruz e outras partidas memoráveis. À época, a decisão do prefeito causou estranheza, polêmica e repúdio de parte da população, principalmente de nós, jogadores de futebol e usuários permanente do espaço esportivo público que denominávamos carinhosamente de Campão. Hoje devemos é dar elogios ao prefeito Paulo Cruz por sua visão de futuro, completamente acertada.
Atualmente o Mercado Municipal funciona no Bairro Jardim Oriente, localizado entre as ruas Getúlio Vargas (frente), Juvenal Ribeiro da Cruz (fundos), Celso Rodrigues dos Santos e Álvaro Cruz (nas laterais). Mais importante ainda que as suas excelentes instalações são os batalhadores e dignos homens e mulheres que ali ganham honestamente o sustento para a sobrevivência diária, sejam na administração, nas lojas, nas barracas ou nos cantinhos e corredores do amplo prédio, comercializando seus vitais produtos, muitos deles produzidos em suas propriedades rurais com toda dedicação e carinho. Esses distintos e às vezes escondidos protagonistas da economia municipal trazem até a população, chegando ao local ainda no limiar das madrugadas, os alimentos indispensáveis para a subsistência de toda nossa coletividade.
Nada mais justo então que dediquemos regularmente a estes bravos e dedicados senhores e senhoras o nosso respeito, a nossa admiração e o nosso agradecimento pelo substancial trabalho cotidiano em prol da vida e da fartura na nossa comunidade.
Um grande abraço espinosense.