Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

2520 - Saudades de Zazá

Hoje é dia 12 de outubro, data em que se comemora muitos e importantes fatos da História e se homenageia ilustres figuras públicas. 
Foi em um 12 de outubro que foi encontrada a imagem da Imaculada Conceição de Aparecida, no Rio Paraíba do Sul, no ano de 1717, tornando-se a santa a nossa padroeira que tanto amamos. Em 1808, Dom João VI fundava uma das mais fortes, importantes e indispensáveis instituições brasileiras, o Banco do Brasil. Em Munique, na Alemanha, os cidadãos realizavam a primeira Oktoberfest, em 1810. Em 1901, o intrépido Santos Dumont dava uma volta em torno da Torre Eiffel com seu Balão nº 6. Em 1908, o brilhante Marechal Rondon encerrava sua segunda expedição pela Amazônia. O Cristo Redentor era inaugurado na bela e maravilhosa cidade do Rio de Janeiro em 1931, tornando-a ainda mais exuberante. Para vergonha nacional, em 1995, um bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, em um lamentável ato de intolerância religiosa, chutou e quebrou, em um programa de televisão da Rede Record, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. E foi em um 12 de outubro que nasceram o escritor e jornalista brasileiro Fernando Sabino (1923), o cantor, compositor e radialista brasileiro Luiz Vieira (1928), o tenor italiano Luciano Pavarotti (1935), o ator australiano Hugh Jackman (1968) e a talentosa e linda atriz brasileira Cláudia Abreu (1970). Foi também neste dia que morreram o grande congressista brasileiro Ulysses Guimarães (1992), o cantor, compositor e ator norte-americano John Denver (1997), o músico norte-americano Ray Conniff (2002) e o magnífico ator brasileiro Paulo Autran (2007). Além disso, no dia 12 de outubro se comemora o Dia Nacional da Leitura, o Dia Nacional dos Fanzines, o Dia do Cirurgião Pediátrico, o Dia do Engenheiro Agrônomo, o Dia do Corretor de Seguros, o Dia das Crianças e o Dia do Mar. 




Mas esta data também me é emocionalmente relevante por ser a data de nascimento de uma das pessoas mais importantes na minha vida: Izaías Mariano Mendes, o Zazá. Tive a honra, a alegria, o prazer, o privilégio, a bênção de trabalhar, ser chefiado e usufruir da amizade autêntica, leal e sincera de uma figura especial, diferenciada, justa, honesta e humana como poucas que conheci. Zazá foi uma luz na minha vida, sempre procurando a verdade e a justiça, indicando o caminho correto a seguir e corrigindo os equívocos cometidos, com todo o carinho e respeito. Se estivesse ainda entre nós, ele estaria completando seus 64 anos de vida. Minha imensurável gratidão a este cara é eterna! Onde ele estiver, estará sempre guardado no melhor lugar do meu coração.
Um grande abraço espinosense.