Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

3390 - Marc Knopfler, em breve novo álbum

Um dos melhores guitarristas que eu já vi tocar, o ex-integrante da banda britânica Dire Straits Mark Freuder Knopfler, está preparando o lançamento do seu décimo álbum solo de estúdio, intitulado "One Deep River". A data programada é em 12 de abril de 2024. O álbum anterior lançado pelo talentoso artista inglês foi o "Down The Road Wherever" de 2018. Para atiçar a curiosidade dos fãs e aumentar ainda mais a expectativa por seu mais recente trabalho, foi lançado o single "Ahead of the Game".



"One Deep River" vem com doze faixas:
01 - "Two Pairs of Hands"
02 - "Ahead of the Game"
03 - "Smart Money"
04 - "Scavengers Yard"
05 - "Black Tie Jobs"
06 - "Tunnel 13"
07 - "Janine"
08 - "Watch Me Gone"
09 - "Sweeter Than the Rain"
10 - "Before My Train Comes"
11 - "This One's Not Going to End Well"
12 - "One Deep River"

Mark Knopfler, nascido em Glasgow, na Escócia, aos 12 de agosto de 1949, revisita suas memórias e suas impressões do local onde mora em canções, como sempre, saborosas, contando com o acompanhamento dos músicos Jim Cox e Guy Fletcher (teclados), Glenn Worf (baixo), Ian Thomas (bateria), Danny Cummings (percussão), Richard Bennett (guitarra), Greg Leisz (guitarra lap steel), Mike McGoldrick (gaita irlandesa), John McCusker (violino) e as irmãs Emma e Tamsin Topolski (backing vocals). A capa do disco mostra a icônica ponte de Newcastle sobre o Rio Tyne, próxima da sua residência.



Com seu espírito humanitário aguçado, Mark leiloou sua coleção de guitarras no fim do mês passado em Londres, destinando o valor arrecadado de mais de 8 milhões de libras a instituições beneficentes, entre elas a Cruz Vermelha. Além de um craque na sua arte de tocar uma guitarra, o músico mostra toda sua consciência social e seu desprendimento em favor dos menos favorecidos, atitude digna de aplausos e que só faz aumentar a minha admiração por ele.
Um grande abraço espinosense. 


Centenário de Espinosa - Postagem 60

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Apesar da sua localização distante dos grandes centros, incrustada na divisa de Minas Gerais com a abençoada Bahia de todas as mais lindas praias, Espinosa teve o privilégio de receber algumas famosas personalidades da política, da música e do entretenimento. Na nossa terra fértil e calorosa, impiedosamente castigada pela seca duradoura, recebemos políticos importantes como Tancredo Neves, Francelino Pereira e Newton Cardoso, e artistas famosos como Jerry Adriani, Moacir Franco, Nélson Gonçalves e José Augusto. Mas certamente, a personalidade que mais causou frenesi e estardalhaço na terrinha foi sem dúvida a atriz, modelo, apresentadora e jurada de programa de auditório na TV, Elke Maravilha. Contratada para estrelar uma festa de escolha de jovens "Rainhas" do algodão e afins, promovida pelo então funcionário do Banco do Brasil na cidade, Manoel, a exuberante, polêmica, esfuziante e corajosa Elke Grunnupp atraiu a atenção e contagiou a todos os presentes com a sua gigante alegria e desenvoltura. Com seu visual exótico, sua elegância, sua sensualidade e sua vivacidade, conversou animadamente com quem a procurou, distribuiu sorrisos, abraços e beijos aos seus admiradores e causou ataques de ciúmes em algumas esposas presentes ao se aconchegar com alguns homens casados.  









A história de Elke Maravilha é incrível. Nascida em Leutkirch im Allgäu, na Alemanha, em 22 de fevereiro de 1945, a menina veio com os pais para o Brasil aos quatro anos de idade, fugindo da guerra. Morou em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, na Alemanha e em outros países europeus, tornando-se fluente em oito idiomas, o que lhe proporcionou oportunidades de trabalho em escolas de idiomas até chegar à televisão, onde ficou conhecida e idolatrada pelo público. Possuía personalidade forte e bastante coragem para decidir não ser mãe, abortando por três vezes, casar-se por oito vezes e peitar os poderosos da ditadura militar brasileira na defesa da amiga Zuzu Angel, mãe do "desaparecido político" Stuart Edgart Angel Jones, o que lhe custou seis dias de prisão e a perda da cidadania brasileira. 
Elke destacou-se como poucas no universo da televisão brasileira, mas também deixou trabalhos importantes no teatro, no cinema e nos discos, onde atuou como cantora. Chamavam a atenção os seus elaborados penteados, suas perucas espalhafatosas, suas roupas extravagantes e seus exagerados colares. Mais que isso, sobressaíam a sua desenvoltura, seu carisma e sua alegria contagiante. Espinosa foi fortemente abalada na época com a visita esfuziante da exótica Elke Maravilha. Deixou saudades.
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense. 

Centenário de Espinosa - Postagem 59

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

O povo espinosense em geral adora futebol. Quando a televisão ainda não havia chegado a Espinosa, atraindo e prendendo a atenção quase total da população com as novelas e programas humorísticos e de auditório nos anos 70, o futebol era uma das maiores possibilidades de lazer, principalmente nas manhãs e tardes dos domingos, quando os confrontos entre as equipes locais e de cidades circunvizinhas atraíam uma boa quantidade de espectadores aos campos da cidade. Obviamente que as tardes no "Campão" eram ocupadas pelos times amadores de adultos, sobretudo dos maiores times da cidade, casos de Espinosense e Santa Cruz. Mas havia espaço para os times de jogadores juvenis como Milan e Guarani e os de jogadores adolescentes como o Cruzeirinho, Sayonara, Atletiquinho e afins. Mas um pouco antes disso, havia alguns times de crianças e adolescentes na cidade, abaixo retratados. Observe as condições precárias dos jogadores, que além de atuar em campos desprovidos de grama, ainda não podiam contar com as atuais modernas, leves e confortáveis chuteiras, muitos jogando até descalços. E ainda tem quem apareça alardeando que antigamente era melhor! Claro que não, Sebastião! Hoje em dia temos campos gramados, nivelados, com traves e redes perfeitas, bolas leves, macias e indeformáveis mesmo sob chuva, chuteiras que não machucam os pés. Como alguém, em sã consciência, pode achar isto pior que a condição precária do passado, em que andávamos quase sempre com os pés machucados e doloridos? Só mesmo gente sem noção, afundada no insensato saudosismo radical. 

Santa Bernadette: Waltinho Pinto, Valdo, Botão, Domingo, Idelfonso, Lincoln e Cícero; Natinho, Valmir, Carlinhos, Dizinho e Braga

Estrelinha: Leuzinho, Beto, Baixinho, Aladias e Fernando; Eris, Lidoninho, Vicentão, Dirceuzinho e Sérgio

Vera Cruz (1964): Cori, Robertinho, Ivelcy, Badu, Paulão, Israel e lá atrás, Roberto Pé-Duro;
Pelota, Tazinho, Fernando Salviola, Maninho e Tone Mané Véio

Cruzeiro (1968): Misael, Daniel, Dedeco, Aroldo, Vicente e Itamar (Mazinho);
Jacival, Fernando, Roberto Pé-Duro, Paulinho e Beto de Horácio

Clube Atlético Espinosense: Robertinho, Daniel, Valmir, Domingão de Gino, Pia, Zé Orlando e Beto de Horácio; Netinho de Lacrau, Roberto Pé-Duro, Haroldinho, João de Loza, Dedeco e Nai

Time não identificado: Getúlio de Zé Martins, Chico de Tereza, Chiquinho Bicudo, Carlinhos Pé-de-Chumbo, não identificado e Wanderley Cotrim; Eduardo, Fernando Mendes, Manoel Meu Louro e mais dois não identificados 

Guarani: Fonso, Netinho, Haroldo, Dedeco, Valtency e Mailson (Boy); Dim de Ezinho, Tintim, Roberto Pé-Duro, Marcos de Juca e João de Loza

Palmeirinhas: Mizael, Tota, Tone Mané Véio, Léo, Maninho, Zodinha, João Baita, Téo e Rael; Lourinho, Badu, Boy, Djalma e Fonso

Para mim, que sou de uma geração adiante, é um prazer apreciar estas velhas fotografias, retratando os meninos que corriam atrás da bola em campinhos de terra batida naqueles tempos de outrora. Mais feliz ainda de ver grandes amigos e parceiros de bola aí fotografados no período maravilhoso das suas infâncias e juventudes. 
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense.