Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 24 de maio de 2021

2695 - O gênio da música completa 80 anos de vida e de arte: Bob Dylan

Ele é um dos maiores! E um dos melhores! E um dos mais influentes artistas de todos os tempos no mundo inteiro! E eu o admiro muito, assim como milhões. Ele é Robert Allen Zimmerman, mais conhecido como Bob Dylan, o cara que se transmuta em vários, mas continua firme, decidido e forte nos seus valores e nas suas ideias revolucionárias. O artista norte-americano é uma máquina de produzir maravilhas como cantor, compositor, escritor, pintor ou tudo o mais a que ele se dedicar. Milhões de pessoas foram influenciadas por suas criações musicais e seus ideais de justiça social nunca escamoteados. 
O gênio da voz rouca e das canções impactantes, de versos poéticos e quilométricos, nasceu no dia 24 de maio de 1941, na cidade de Duluth, em Minnesota, nos Estados Unidos da América. Encanta o mundo desde então, com seu violão, seu piano, sua guitarra e sua gaita tocados pelos palcos do mundo, angariando aplausos e críticas, idolatria e desprezo, amor e ódio, pois afinal nem Jesus Cristo conseguiu agradar a todos, torturado e morto da mais violenta e covarde maneira pelos ignorantes e hipócritas poderosos de então. Dylan segue seu caminho, em constante transformação, sempre ativo e sem o conformismo tão presente em quem se sente ídolo de multidões. Aos seus desafetos, a única resposta é a genialidade do artista comprovadamente exposta em suas dezenas de álbuns icônicos e canções extraordinariamente belas, insubmissas e inovadoras. Além disso, seus muitos prêmios mostram também um pouco da sua importância para a cultura mundial. Ganhou o prêmio Nobel de Literatura em 2016. E mais ainda, os prêmios Pulitzer, Oscar, Grammy e Globo de Ouro. E nos presenteou com clássicos eternos como "Blowin’ in the Wind", "The Times They Are a-Changin" e "Hurricane", entre tantas outras maravilhas saídas da sua mente extremamente brilhante.
Saúde, paz e inspiração para o octogenário Robert Allen Zimmerman! E parabéns pelo aniversário, Dylan, comemorando, de preferência, ouvindo "Like a Rolling Stone" e saboreando um dos seus whiskies da "Heaven´s Door"! 
Um grande abraço espinosense.