Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 9 de abril de 2021

2651 - 109 anos do nascimento de Amácio Mazzaropi

Ele era um sonhador! E, brilhantemente, realizou o seu sonho de fazer cinema no Brasil. O ator, cantor, roteirista, produtor e diretor brasileiro Amácio Mazzaropi, se ainda vivo, estaria comemorando exatamente hoje, 09 de abril, seus 109 anos de vida, filmes e muita alegria para o povo brasileiro. Desde "Sai da Frente", primeiro filme seu lançado em 1952, Mazzaropi conquistou espectadores por todo o país, com recordes de bilheteria por mais de três décadas. Tive o prazer e o privilégio de estar por várias vezes sentado nas confortáveis cadeiras do magnífico Cine Coronel Tolentino de Nelito e Tidim para gargalhar à beça por mais de uma hora com as trapalhadas do Mazzaropi e sua turma na tela grande. Seu humor direto, simples e ingênuo encantava a nós, crianças e adolescentes, mas também cativava os adultos com sua pureza e sua abordagem sutil de problemas sociais, combatendo hábil e delicadamente os preconceitos. Foram mais de 30 filmes aclamados pelo povo, com suas dezenas de personagens adoráveis e inesquecíveis como Jeca Tatu, Isidoro Colepicola, Candinho, Chico Fumaça, Sigismundo, Inácio Pororoca, Zé do Traque e Pirola.
Mazzaropi nos deixou em 13 de junho de 1981, aos 69 anos, em São Paulo. O terreno e as edificações em que ele instalou a sua produtora PAM Filmes em Taubaté (SP) hoje abrigam o Museu Mazzaropi e o Hotel Fazenda Mazzaropi.
Amácio Mazzaropi foi um dos gigantes da indústria brasileira do cinema, um visionário com enorme capacidade de empreender e tornar realidade suas ideias. Era homossexual, mas completamente discreto, jamais se casando, mas adotando cinco filhos. Era um cidadão bastante discreto, não muito afeito a conceder entrevistas. Deixou um legado fantástico para a arte brasileira, estimulando milhares a seguir o seu caminho de fazer cinema.   




As lembranças das hilárias cenas dos mais de 30 filmes produzidos por Mazzaropi ainda fervilham na já cansada e falha memória minha. Para os que nunca o viram em cena, o You Tube está aí disponível para que todos conheçam o extraordinário talento de um artista incrível que espalhou alegria e fez tornar-se realidade a arte de fazer cinema no Brasil. Para quem quiser conhecer mais a obra do mestre, há um documentário sobre ele, de nome "Mazzaropi", produzido por Celso Sabadin, e há um filme muito bom de 2006, protagonizado pelo excelente ator Matheus Nachtergaele, intitulado "Tapete Vermelho", com direção de Luiz Alberto Pereira, que conta a história de Quinzinho, o caipira que prometeu ao seu filho levá-lo a um cinema para assistir a um filme de Mazzaropi de qualquer maneira. Outra ótima opção é o documentário "Mazzaropi, o Cineasta das Plateias", disponível neste endereço na Internet: https://vimeo.com/170528595.
Mazzaropi fez-me rir muito na vida. Obrigado, Mestre! Viva Mazzaropi! Viva o cinema brasileiro!
Um grande abraço espinosense.