Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

3273 - Espanha e Inglaterra farão a grande final da Copa do Mundo Feminina

A Inglaterra está na final da Copa do Mundo Feminina 2023! Com um belo gol da camisa 10 Ella Toone aos 35 minutos do primeiro tempo, outro de Lauren Hemp (camisa 11) aos 25 minutos do segundo tempo e mais um de Alessia Russo aos 40 minutos do segundo tempo, a campeã da Eurocopa Feminina de 2022 confirmou o seu poderio e favoritismo eliminando a determinada, entusiasmada e guerreira seleção da Austrália, anfitriã que conseguiu a façanha de passar por Dinamarca e França para chegar à semifinal. A craque de bola Sam Kerr (camisa 20) fez o gol da Austrália aos 17 do segundo tempo, um verdadeiro golaço, determinando o placar final de 3 x 1. A partida decisiva foi disputada no Estádio Olímpico de Sydney nesta quarta-feira, 16 de agosto, aqui no Brasil. 75.784 espectadores estiveram lá assistindo "in loco" a sensacional partida. 



A Inglaterra terá pela frente na finalíssima do torneio feminino a forte seleção da Espanha, da craque Alexia Putellas Segura. Para chegar à decisão, a Inglaterra passou por Dinamarca, China e Haiti no Grupo D, na fase de grupos. Nas oitavas de final eliminou a Nigéria, na disputa de pênaltis, após empate sem gols. Nas quartas superou a Colômbia por 2 x 1 e agora há pouco, na semifinal, suplantou a dona da casa Austrália com uma vitória emocionante de 3 x 1.
A Espanha conseguiu a vaga na final inicialmente classificando-se em segundo lugar no Grupo C na fase de grupos, brigando com Japão, Zâmbia e Costa Rica. Seguindo adiante, goleou por 5 x 1 a Suíça nas oitavas, ganhou da Holanda por 2 x 1 nas quartas e na semifinal, venceu a Suécia em jogo vibrante.
Teremos uma campeã inédita, já que Espanha e Inglaterra nunca conquistaram o cobiçado título da Copa do Mundo. 
Já foi o tempo em que as mulheres praticavam um futebol insosso, amador e recheado de falhas e jogadas grotescas. Atualmente o nível físico, tático e, principalmente, técnico das atletas é exponencial, de alto gabarito. Coitados de muitos marmanjos aí que se acham craques de bola se tiverem a oportunidade de entrarem em campo para enfrentá-las. Vão levar um baile e vão passar vergonha.  
Não sei para quem vou torcer na final. Ambas as seleções são fortíssimas, mas imagino que a Inglaterra tenha um pouco mais de favoritismo para conquistar o título. Só quero assistir a um grande e prazeroso jogo de futebol na grande decisão e que as meninas mostrem ao mundo mais uma vez o seu valor e a sua capacidade de jogar com maestria e talento o famoso esporte bretão. 
Um grande abraço espinosense. 

3272 - O incrível Botafogo é Campeão do Primeiro Turno do Brasileirão 2023

Quem diria, hein? Nem mesmo Paulinho de Florival, Paulo Tito e os saudosos Mizael Nascimento e Nivaldo Faber sonharam tal situação tão maravilhosa e formidável nesta temporada, a do seu Botafogo de Futebol e Regatas, líder isolado do Campeonato Brasileiro de 2023 ao final do primeiro turno com nada menos que 13 pontos de distância do segundo colocado na tabela, o Palmeiras, e 14 pontos do Grêmio, terceiro colocado, que ainda tem uma partida por jogar, contra o Corinthians, pela décima quinta rodada.
O Fogão da Estrela Solitária é uma gigantesca surpresa do Brasileirão deste ano, com uma campanha impecável, a melhor da história no primeiro turno. São incríveis 15 vitórias em 19 partidas. E apenas duas derrotas e dois empates. E com o melhor ataque, 35 gols marcados, e a melhor defesa, com apenas 11 gols tomados. O Botafogo de John Textor e do treinador português Bruno Lage venceu São Paulo (2 x 1), Bahia (2 x 1), Flamengo (3 x 2), Atlético (2 x 0), Corinthians (3 x 0), Fluminense (1 x 0), América (2 x 0), Fortaleza (2 x 0), Cuiabá (1 x 0), Palmeiras (1 x 0), Vasco (2 x 0), Grêmio (2 x 0), Red Bull Bragantino (2 x 0), Coritiba (4 x 1) e Internacional (3 x 1). Perdeu para Goiás (2 x 1) e Athletico (1 x 0) e empatou com Santos (2 x 2) e Cruzeiro (0 x 0).
Não é impossível que os adversários mais próximos do Botafogo na tabela se superem e ultrapassem o atual líder até o final do campeonato, mas parece muito pouco provável, pois a performance do time carioca é impressionante, muito segura e estável. Dentro da lógica do futebol, tudo indica que dificilmente a taça de Campeão Brasileiro não irá para a sede de General Severiano. Só mesmo um desastre no desempenho da equipe agora no segundo turno para impedir a conquista alvinegra.



Outra boa surpresa na competição é o Grêmio de Renato Gaúcho, que retornou à primeira divisão no ano passado. Ao contrário dos demais clubes que ascenderam à Série A em 2022, Cruzeiro, Bahia e Vasco, que estão distantes da liderança, o Grêmio luta pelo título com ótimo desempenho, ocupando a terceira posição na tabela, atrás apenas do Botafogo e do Palmeiras e à frente de poderosas equipes como Flamengo, Fluminense, Athletico e Atlético. Surpreendem também positivamente os desempenhos do Red Bull Bragantino e Cuiabá, nas posições quinta e oitava, respectivamente. Pelo lado negativo, figuram o Atlético, na 10ª posição, o Internacional, na 13ª, o Corinthians, na 14ª, o Santos, na 17ª, o Vasco, na penúltima posição e o nosso querido Ameriquinha, na lanterna, todos com desempenho decepcionantes para suas apaixonadas torcidas. 
O Cruzeiro, recém saído da segunda divisão, ocupa posição intermediária na tabela, 12ª posição, dentro das suas metas de conseguir a permanência do time na elite do futebol brasileiro. Ninguém esperava era que o América tivesse atuações tão negativas, o que levou o time mineiro à lanterna, a última posição da tabela, com míseros 10 pontos ganhos em 57 em disputa. São apenas duas vitórias e quatro empates, com inexplicáveis 12 derrotas. Quanto ao meu Atlético, a coisa anda muito feia e complicada, com atuações sofríveis e resultados pífios. Saudado como um dos melhores elencos do país, o que discordo parcialmente, o Atlético vem desagradando bastante a sua bipolar torcida pelo rendimento extremamente inexpressivo e ineficiente do time, amargando uma posição de meio de tabela, a décima, com apenas sete vitórias na competição. Na mais recente rodada e que fechou o primeiro turno, a 19ª, o Cruzeiro perdeu para o Palmeiras, o América sucumbiu mais uma vez, desta vez para o Goiás, em casa, e o Atlético de Felipão conseguiu uma vitória suada e heroica sobre o Bahia. 


 
Espero que os times mineiros melhorem sobremaneira os seus rendimentos em campo nesta segunda etapa do campeonato, pois a fotografia atual do cenário não é a mais favorável e muito menos a desejada por dirigentes e torcedores. Há que se reagir o mais rápido possível, pois uma eventual queda para a segunda divisão é uma tragédia econômica gigante, além, claro, do desastre futebolístico. Vamos reagir, mineiros!
Um grande abraço espinosense.