A Inglaterra está na final da Copa do Mundo Feminina 2023! Com um belo gol da camisa 10 Ella Toone aos 35 minutos do primeiro tempo, outro de Lauren Hemp (camisa 11) aos 25 minutos do segundo tempo e mais um de Alessia Russo aos 40 minutos do segundo tempo, a campeã da Eurocopa Feminina de 2022 confirmou o seu poderio e favoritismo eliminando a determinada, entusiasmada e guerreira seleção da Austrália, anfitriã que conseguiu a façanha de passar por Dinamarca e França para chegar à semifinal. A craque de bola Sam Kerr (camisa 20) fez o gol da Austrália aos 17 do segundo tempo, um verdadeiro golaço, determinando o placar final de 3 x 1. A partida decisiva foi disputada no Estádio Olímpico de Sydney nesta quarta-feira, 16 de agosto, aqui no Brasil. 75.784 espectadores estiveram lá assistindo "in loco" a sensacional partida.
A Inglaterra terá pela frente na finalíssima do torneio feminino a forte seleção da Espanha, da craque Alexia Putellas Segura. Para chegar à decisão, a Inglaterra passou por Dinamarca, China e Haiti no Grupo D, na fase de grupos. Nas oitavas de final eliminou a Nigéria, na disputa de pênaltis, após empate sem gols. Nas quartas superou a Colômbia por 2 x 1 e agora há pouco, na semifinal, suplantou a dona da casa Austrália com uma vitória emocionante de 3 x 1.
A Espanha conseguiu a vaga na final inicialmente classificando-se em segundo lugar no Grupo C na fase de grupos, brigando com Japão, Zâmbia e Costa Rica. Seguindo adiante, goleou por 5 x 1 a Suíça nas oitavas, ganhou da Holanda por 2 x 1 nas quartas e na semifinal, venceu a Suécia em jogo vibrante.
Teremos uma campeã inédita, já que Espanha e Inglaterra nunca conquistaram o cobiçado título da Copa do Mundo.
Já foi o tempo em que as mulheres praticavam um futebol insosso, amador e recheado de falhas e jogadas grotescas. Atualmente o nível físico, tático e, principalmente, técnico das atletas é exponencial, de alto gabarito. Coitados de muitos marmanjos aí que se acham craques de bola se tiverem a oportunidade de entrarem em campo para enfrentá-las. Vão levar um baile e vão passar vergonha.
Não sei para quem vou torcer na final. Ambas as seleções são fortíssimas, mas imagino que a Inglaterra tenha um pouco mais de favoritismo para conquistar o título. Só quero assistir a um grande e prazeroso jogo de futebol na grande decisão e que as meninas mostrem ao mundo mais uma vez o seu valor e a sua capacidade de jogar com maestria e talento o famoso esporte bretão.
Um grande abraço espinosense.