Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

2033 - São Paulo é o campeão simbólico do 1º turno do Brasileirão 2018

Terminado o 1º turno da mais importante competição de futebol de clubes do país, é hora de mais uma vez realizar um balanço das possibilidades de sucesso e fracasso das equipes participantes. Observando minhas previsões registradas em uma postagem de 14 de abril aqui mesmo no nosso blog, antes do início da competição, percebo que acertei algumas e dancei feio em outras, pelo menos no panorama até o momento. Flamengo, Grêmio, Atlético e Palmeiras, conforme minhas previsões, continuam com chances de chegar ao título. Já Cruzeiro e Corinthians não. Portanto, errei nestes últimos. Coloquei o Internacional como possível conquistador de uma vaga na Libertadores, mas o time gaúcho surpreendeu positivamente, com uma campanha memorável e boas chances de ser campeão. Até o momento, estou errando feio também nas previsões de que o Santos e o Atlético Paranaense estariam brigando por uma vaga na Libertadores. Para o rebaixamento, apostei nas quedas de América, Sport, Ceará e Paraná. E pelo que mostra a tabela, tenho boas chances de acertar pelo menos três. Agora acho que o Vitória vai substituir o América nesta lista.
Mas o maior equívoco de minha parte foi não acreditar na equipe do São Paulo, colocando-o como um integrante da parte intermediária da tabela. Mas creio que não tenha sido somente eu a desacreditar do time do Morumbi. Acho que nem mesmo o mais fanático torcedor tricolor, tipo Marcelo Monção, Rodrigo Mendes ou Adalberto Castro, tinha certeza que o seu time iria mostrar desempenho tão positivo.



Como destaques até agora do Brasileirão 2018, está o ataque do Atlético com impressionantes 36 gols marcados. No caminho inverso, o destaque negativo é o Vitória, com nada menos que 39 gols sofridos. O Paraná também é destaque negativo, com apenas 9 gols marcados, mesmo número de gols de Róger Guedes e Ricardo Oliveira (do Atlético) na competição. O atacante Pedro, do Fluminense, é o artilheiro isolado com 10 gols marcados. O São Paulo também se destaca por ser o maior vencedor, com 12 vitórias, e o que menos perdeu, apenas 2 partidas. Dos jogadores que mais se destacaram na artilharia, um já partiu para o futebol chinês: Róger Guedes. O Atacante que vestiu a camisa alvinegra do Atlético em 12 partidas, conseguiu a proeza de anotar 9 gols e ainda dar 3 assistências. Ricardo Oliveira, também do Atlético, conseguiu anotar 9 gols e ainda dar 6 assistências para os companheiros marcar. Pedro, o artilheiro do Fluminense e do Brasileirão, marcou 10 gols e deu 2 assistências.
Números:
Gols de times mandantes: 264
Gols times visitantes: 162
Gols no primeiro tempo: 181
Gols no segundo tempo: 245
Com o pé, dentro da área: 223
De cabeça: 91
Com o pé, de fora da área: 55
De pênalti: 29
De falta: 17
Gols contra: 11


Já os goleiros que mais se destacaram com defesas importantes e decisivas, foram o Walter e o Cássio, do Corinthians, e o João Ricardo, do América. Robinho, do Cruzeiro, com 40 passes, e Sornoza, do Fluminense, com 39 passes, são os jogadores que mais colocaram os companheiros em condição de finalizar a gol, a chamada assistência. Os goleiros que atuaram em todas as 19 partidas do primeiro turno foram Victor (Atlético), Éverson (Ceará), Júlio César (Fluminense), Jandrei (Chapecoense) e Vanderlei (Santos). Entre os jogadores de linha, destacaram-se com 19 partidas realizadas o Rodinei (Flamengo), o Ígor Rabello (Botafogo) e o Messias (América). No quesito torcida, ninguém supera o Flamengo e sua apaixonada torcida, com 47.876 espectadores por jogo. Atrás dele vem o São Paulo (33.068), o Palmeiras (30.106), o Corinthians (29.624), o Internacional (23.235), o Grêmio (22.454) e o Ceará (21.677). A partida de maior público pagante foi Fluminense 0 x 2 Flamengo, disputada em 7 de junho no Mané Garrincha, com 59.987 espectadores. O jogo com menor público foi realizado no dia 13 de maio em São Januário, quando o Vasco foi derrotado pelo Vitória por 3 x 2. Apenas 3.143 pessoas pagaram ingresso. As maiores goleadas foram Atlético 5 x 2 Fluminense, partida realizada no Independência no dia 10 de junho; Santos 5 x 2 Vitória, partida realizada na Vila Belmiro no dia 3 de junho; Grêmio 5 x 1 Santos, partida realizada na Arena do Grêmio no dia 6 de maio e Atlético Paranaense 5 x 1 Chapecoense na Arena da Baixada no dia 15 de abril.


Já nesta quarta-feira recomeça o Campeonato Brasileiro com os jogos da vigésima rodada, com várias equipes ainda com chances de chegar ao título e outras ainda brigando muito para não cair para a segunda divisão. Fica então a grande expectativa pelas muitas reviravoltas que poderão acontecer na tabela de classificação nesta segunda etapa da competição.
Em relação aos times mineiros, tudo indica que nem o Atlético nem o Cruzeiro terão chance de conquistar o título, talvez uma vaga na Libertadores, enquanto o América tem chances razoáveis de permanecer na primeira divisão. Vamos torcer!
Um grande abraço espinosense.
Fontes: globoesporte.com, gauchazh.clicrbs.com.br e cbf.com