Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

2365 - O time da Gontijo

A prestigiada empresa de transportes Gontijo atende a população de Espinosa há um longo tempo, com muitos bons serviços prestados, levando com segurança e pontualidade nosso povo para vários lugares do país. 
Em tempos passados, quando meu amigo Messias administrava a rodoviária, o gosto pelo futebol o levou a criar um time para representar a empresa em torneios e partidas amistosas de futebol de campo e salão. 
Através do meu amigo Rildo Novaes Cangussu, grande goleiro, consegui esta velha fotografia do time da Gontijo em um jogo de futebol em local não identificado. O campo de futebol não possuía gramado, como pode-se notar na imagem, mas ninguém se incomodava muito com isso, pois o importante mesmo era se divertir correndo atrás da bola com os amigos.   




Se não estou enganado, nesta fotografia aparecem somente uns três ou quatro funcionários da Gontijo. O restante da turma era de convidados. Na posição em pé, consegui identificar Rildo, Valdir Mestre, Eliseu e Murilo. O terceiro e o quinto, a partir da esquerda, não sei quem são. Já agachados, consegui reconhecer Messias, Zezinho Beckenbauer, Nívio e Sidney. Apenas o terceiro jogador não consegui identificar. Bons tempos do futebol espinosense.
Um grande abraço espinosense.

2364 - Brincadeira perigosa

Nos últimos dias está se espalhando rapidamente pelas redes sociais e grupos de Whatsapp, vídeos de uma brincadeira de péssimo gosto que pode acabar em trágicos resultados para os seus alvos, especialmente as crianças e os jovens. Trata-se do "desafio da rasteira" ou "quebra-crânio". A irresponsável brincadeira consiste em posicionar em linha três pessoas, lado a lado, com as duas posicionadas nas extremidades pulando ao mesmo tempo e quando a pessoa do meio pula, ela é imediatamente vítima de uma rasteira aplicada pelas outras duas, sem chance de se proteger da queda de costas. Até um "influencer digital" de 23 anos e com mais de 2 milhões de seguidores em seu canal de YouTube, o jovem Robson Calabianqui, mais conhecido como Fuinha, realizou a imbecil brincadeira com a própria mãe, com a ajuda do irmão. Depois da repercussão negativa, o vídeo foi retirado do ar e o youtuber pediu desculpas.
Os médicos alertam para a gravidade da perigosa brincadeira para as vítimas. Com o impacto do corpo no chão, é possível que ocorram traumas cranioencefálicos com desmaios simples, perda de consciência, perda de habilidades cognitivas e até mesmo à morte, se houver um sangramento muito grande. Se os traumas forem na coluna, tanto a lombar quanto a cervical, eles podem ocasionar prejuízos aos movimentos e à sensibilidade, resultando em paraplegia e tetraplegia. Há ainda a possibilidade de contusões e rupturas ósseas, que não raro requerem cirurgias complexas e longos períodos de imobilização e recuperação
Se você presenciar algo do tipo, com desmaios e dificuldades de locomoção, o correto é não tentar remover a pessoa ferida, deixando-a imóvel até que o SAMU ou o Corpo de Bombeiros seja acionado imediatamente para realizar o atendimento. Tentar levantar a vítima ou retirá-la da posição pode agravar o quadro clínico e condená-la a uma cadeira de rodas ou até à morte. 
Então é de suma importância que pais e professores, principalmente, se esforcem para conscientizar filhos e alunos, bem como a todas as pessoas, que essa brincadeira de mau gosto deve ser rechaçada veementemente, sob pena de terminar mal, com fraturas, contusões e luxações graves, até com risco de morte. Ainda bem que pessoas sensatas estão na direção contrária, alertando a todos do risco e soltando vídeos com mensagens explicativas e positivas para que ninguém mais se machuque com tamanha imbecilidade. 
Um grande abraço espinosense.