Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 1 de abril de 2023

3175 - A maravilha que é o Rio Verde Pequeno

Sábio é o povo que, tendo o privilégio de contar com rios em sua comunidade, zela com bastante cuidado e luta para que eles sejam preservados. Posso citar alguns lugares que conheço e onde os rios são preservados e protegidos da poluição desenfreada: Barreiras, Correntina e São Gonçalo do Rio Preto. Infelizmente não é o que se percebe na minha querida Espinosa. Somos privilegiados por contar com três rios de fundamental importância praticamente dentro da cidade, Rio São Domingos, Rio Bom Sucesso (do Galheiro) e o Rio Verde Pequeno. Mas o cenário é triste, desolador, com uma significativa parcela da população cultuando a ignorância e a insensatez, poluindo o leito e as margens dos rios e destruindo a mata ciliar, sem se dar conta do crime absurdo que está cometendo contra si mesma. 
Deus deu-me o privilégio de viver toda minha infância e adolescência em contato direto com a Natureza, usufruindo por longo tempo da maravilha que é um rio de águas limpas e cristalinas, utilizado como um verdadeiro espaço de lazer gratuito e saudável para as pessoas de todas as idades e condições econômicas. Lamentavelmente, muitos até hoje não se dão conta da importância deste presente dos céus e continuam a destruí-lo, jogando lixo, derramando esgoto e desmatando sem piedade. Um suicídio coletivo! 



Os nossos rios foram, e continuam sendo, espaços completamente gratuitos e democráticos para o usufruto por parte de qualquer um habitante da cidade para seu lazer e desfrute, sobretudo nos meses chuvosos em que podemos passear e confraternizar com familiares e amigos, fugindo do calor escaldante da região. Nos bons tempos da minha juventude, aproveitávamos ao máximo a oportunidade de poder ir de carro, bicicleta ou a pé até o Açude de Clóves, ao Açude do Mingu, ao "escorregador" do Galheiro, ao "poção" do Araponga, ao Poço Félix, à prainha do Rio Verde, enfim, a tantos lugares maravilhosos onde podíamos nos banhar, brincar, farrear e até namorar em liberdade, paz e alegria. 
Esta velha foto abaixo, de setembro de 1982, registrou um desses momentos de amizade, irmandade e alegria da minha Turma da Resina durante um passeio dominical no Poço Félix. Espero que as pessoas da nova geração tenham acesso à informação, clarividência e sabedoria para protegerem o Meio Ambiente, especialmente os nossos rios, sabendo usufruir de todo esse tesouro concedido por Deus com toda amplitude. E que as pessoas conscientes e que se dedicam a preservar a Natureza não desanimem jamais, continuando sua jornada em defesa do Meio Ambiente e, consequentemente, da vida!
Um grande abraço espinosense.