Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

1898 - O Festival Petrolettes

Um festival de motociclismo e música é uma oportunidade magnífica de diversão e prazer. Imagine então se esse festival for completamente dedicado a participação feminina. Essa ideia de reunir as mulheres apaixonadas por motocicletas em um festival partiu da cineasta Irene Kotnik, uma experiente produtora de mídia e imagens digitais. Depois de estudar arte digital e comunicação visual na Holanda e nos EUA, ela trabalhou por muitos anos em Nova York como cineasta e diretora de arte em cinema e publicidade. Chegando em Berlim, na Alemanha, ela se juntou ao grupo de motociclistas "Curves" e resolveu criar, em 2016, um evento de apresentações em duas rodas, com corridas, exibição de filmes e música ao vivo em um tranquilo aeroporto da região, o Neuhardenberg. Estava criado o festival Petrolettes, que na primeira edição anual conseguiu reunir cerca de 250 mulheres de 15 países da Europa. O evento conta só com a participação das mulheres, sem impedimento a qualquer idade e origem. Apenas no domingo de fechamento do evento, a presença masculina é liberada. A edição de 2018, a terceira, será realizada nos dias 20, 21 e 22 de julho.
Um grande abraço espinosense, em especial às ativas e destemidas meninas integrantes do grupo de motociclistas "Furiosas Sobre Rodas", que com toda a dificuldade, fazem coisa parecida em Espinosa. O meu apoio e profundo respeito a todas elas.












1897 - 2ª Copa Interestadual de Futsal Feminino

Os aficionados pelo esporte, o futsal especialmente, terão uma excelente oportunidade de diversão neste final de semana em Espinosa. É que a quadra do Ginásio Poliesportivo Municipal, que leva o nome do grande e saudoso desportista Mateus Salviola Antunes, irá receber dezenas de atletas de cidades de toda a região do Norte de Minas e do Sudoeste da Bahia. Essas mulheres aguerridas, talentosas e apaixonadas pelo futsal irão disputar o título da 2ª Copa Interestadual de Futsal Feminino, competição promovida pelo ativo desportista Tone Baiano com o apoio da Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal de Espinosa e da Universidade Paulista (Unip) - Polos Espinosa-MG e Guanambi-BA. 
O evento esportivo terá a participação de nove equipes de cidades vizinhas e acontecerá nos dias 20 e 21 de janeiro, sábado e domingo próximos. O horário previsto para o início dos jogos é o das 14 horas. O sorteio dos dois grupos de competidores já foi realizado e ficou assim:

Grupo A:
Guanambi (BA)
Igaporã (BA)
Jaíba (MG)
Porteirinha (MG)
Verdelândia (MG)

Grupo B:
Caculé (BA)
Espinosa (MG)
Monte Azul (MG)
Nova Porteirinha (MG)


É de suma importância contarmos com pessoas determinadas e dedicadas ao esporte em todo o país, abrindo espaço para a socialização, a formação física e mental dos jovens atletas e a descoberta de talentos. Assim é que devemos sempre apoiar, valorizar e parabenizar o trabalho duro, difícil e importantíssimo de pessoas como Mateus Salviola, Drumond da M. Teixeira, Zé Rocha, Betão, Domingão, Alício de Peone, Sargento Anfilófio, Dezinho, Gibão, Alcebíades, Carlão, Wagner Oliva, Márcio Ronie (Piaba), Tone Baiano e tantos outros bravos guerreiros da cidade e da zona rural, na defesa do esporte como ferramenta de melhoria da nossa sociedade. 
Queria aqui pedir desculpas aos muitos batalhadores pelo esporte em Espinosa, em todos os tempos, por não relacionar seus nomes aqui, pelo simples fato de a memória não conseguir lembrar. Mas quero deixar registrado aqui o meu enorme respeito e admiração por todos. 
Um grande abraço espinosense.