Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 10 de julho de 2023

3246 - Qual a novidade? Pathy campeã mais uma vez!

Mais um pódio, mais uma medalha de ouro, mais um título de campeã. Esta é a rotina nunca enfadonha ou estressante para a nossa eterna "Menina de Ouro" Ana Patrícia Silva Ramos, a Pathy. Novamente em parceria com a amiga Eduarda dos Santos Lisboa, a Duda, Pathy conquistou pela segunda vez o título da Volleyball World Beach Pro Tour Gstaad Elite16, realizado nos Alpes Suíços neste final de semana. A conquista veio após a vitória sobre a dupla norte-americana Kelly Cheng e Sara Hughes por 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 21/18.
Na próxima semana, entre os dias 13 e 16 de julho, o Beach Pro Tour será realizado na cidade portuguesa de Espinho, em mais um evento Challenge.

Campanha de Duda e Pathy em Gstaad, na Suíça:
Primeira fase:
06 de julho - Quinta-feira - 2 x 0 Agatha Bednarczuk/Rebecca Cavalcanti (Brasil) - 21/13 e 21/13
06 de julho - Quinta-feira - 2 x 0 Terese Cannon/Sarah Sponcil (Estados Unidos) - 21/12 e 24/22
07 de julho - Sexta-feira - 2 x 1 Julia Scoles/Betsi Flint (Estados Unidos) - 21/13, 26/28 e 15/12
Quartas de final:
08 de julho - Sábado - 2 x 0 - Valentina Gottardi/Marta Menegatti (Itália) - 21/14 e 21/14
Semifinal:
09 de julho - Domingo - 2 x 0 Kristen Nuss/Taryn Kloth (Estados Unidos) - 21/18 e 23/21
Final:
09 de julho - Domingo - 2 x 0 Sara Hughes/Kelly Cheng (Estados Unidos) - 21/18 e 21/18





Já estou ficando até cansado de tanto me entusiasmar, vibrar e comemorar as muitas e seguidas vitórias da nossa ilustre conterrânea, competição após competição. Mas nada de desânimo nem monotonia, pois ainda temos muita coisa para celebrar, se Deus quiser, principalmente nas Olimpíadas de Paris no próximo ano. Enquanto isso, vamos festejar, alegrar-nos e curtir em plenitude o orgulho e o prazer de ter menina tão talentosa e dedicada levando de forma positiva mundo afora o nome da nossa amada e quase centenária Espinosa. 
Obrigado por tudo, Pathy, e boa sorte e sucesso, sempre!
Um grande abraço espinosense.

3245 - Equipe mineira é Campeã em Goiânia em torneio nacional de advogados

Entre os dias 3 e 8 de julho de 2023, as cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia foram o palco de uma competição esportiva que envolveu advogados e advogadas de todo o país, o I Jogos da Advocacia Nacional. É a primeira edição da Olimpíada que reuniu cerca de 4 mil competidores em 19 modalidades esportivas, entre elas corrida de rua, futebol society, natação, beach tennis, futevôlei, futmesa, judô, jiu-jitsu, sinuca, tênis, vôlei etc. A competição esportiva de âmbito nacional foi realizada pela Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados – CONCAD e pela Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás – CASAG. A maior parte dos jogos teve como sede o Centro Esportivo e de Lazer – CEL da OAB/CASAG, em Aparecida de Goiânia, mas outras instalações foram utilizadas para a realização das competições. 




De forma brilhante, as equipes que representaram o estado de Minas Gerais conquistaram várias vitórias, terminando a Olimpíada em primeiro lugar geral, com 38 medalhas, sendo 22 de ouro, 12 de prata e 4 de bronze. Minas Gerais conquistou medalhas de ouro no vôlei de quadra masculino e feminino, no jiu-jitsu masculino e feminino, no judô e na natação, mas o maior destaque se deu na disputa da categoria futebol 11 livre, onde os atletas mineiros sagraram-se campeões ao vencer, na decisão por pênaltis após empate em 1 x 1 no tempo regulamentar, a equipe de Goiás por 5 x 4.
Fiquei imensamente feliz por ver grandes amigos do meu Ricardinho, como Serginho, Marcello e Farley, praticando futebol e conquistando mais um título importante em suas vidas. Registro também a participação do advogado Gabriel Ikalijhury, filho do meu amigo Everaldo Cardoso. Certamente, se ainda estivesse conosco, Ricardinho estaria presente nesta competição jogando ao lado dos seus grandes amigos, tamanha era sua paixão pelo esporte, especialmente o futebol.

Serginho Diniz


Parabéns aos valorosos atletas que representaram tão bem o nosso estado de Minas! 
Um grande abraço espinosense.  

3244 - O surpreendente e incrível Botafogo

Tenho quase certeza de que ninguém, nem mesmo o mais apaixonado e otimista torcedor, previu a insólita arrancada e o desempenho extraordinário da equipe do Botafogo de Futebol e Regatas no Campeonato Brasileiro de Futebol até o presente momento. Surpreendentemente, o time do clube da estrela solitária, imortalizada camisa alvinegra de Didi, Garrincha e Nílton Santos, é o líder isolado da competição, com expressivos 85% de aproveitamento. O time botafoguense tem o artilheiro do campeonato, o atacante Tiquinho Soares, com 10 gols marcados, e lidera a tabela de classificação com 36 pontos ganhos em 14 partidas disputadas, sem nenhum empate, apenas duas derrotas (1 x 2 Goiás e 0 x 1 Athletico) e incríveis 12 vitórias. Para confirmar esta performance espetacular, o time tem a melhor defesa, levando apenas sete gols, e o terceiro melhor ataque, com 24 gols marcados. O Botafogo já conseguiu uma distância de 10 pontos para o segundo colocado, o Flamengo.  
O Botafogo é a sensação do Brasileirão 2023, com toda a razão e merecimento. Organizado pelo treinador português Luís Castro, que já se transferiu para o Al Nassr Football Club da Arábia Saudita, o time carioca está surpreendendo a todos com uma equipe coesa, aguerrida e extremamente eficiente, mesmo sem contar com jogadores "estrelados". Temporariamente treinado pelo ex-zagueiro Cláudio Caçapa enquanto não chega o novo treinador contratado, o também português Bruno Lage, o Fogão está levando a sua fiel torcida à loucura, com uma campanha inesperada e formidável, para alegria dos amigos Paulinho Rocha e Paulo Tito, sem esquecer dos saudosos botafoguenses Mizael Nascimento e Nivaldo Faber, estes certamente contentes já em outra dimensão.



Outra equipe que está surpreendendo positivamente é o Grêmio, que retornou há pouco da segunda divisão. O time gaúcho treinado pelo ex-atacante Renato Gaúcho, ao final da 14ª rodada, figura na terceira posição, com os mesmos 26 pontos e o mesmo número de vitórias do Flamengo, perdendo a posição no saldo de gols. Também surpreendem as campanhas de Cruzeiro, também vindo da segunda divisão, este de forma positiva na nona posição, e a do América, que faz uma campanha terrível, este negativamente colocado na lanterna do campeonato, com apenas duas vitórias e nove pontos conquistados. 
O meu Clube Atlético Mineiro é outra decepção. O time de elenco poderoso e qualificado que foi desmontado por conta das dívidas e da falta de dinheiro que acabou forçando a saída de atletas importantes como Allan, Nacho Fernández, Jair, Keno, Nathan Silva, Nathan, Eduardo Sasha, Ademir, Guga e Calebe, faz campanha medíocre, estacionado na 12ª posição da tabela de classificação. Depois da demissão do técnico argentino Eduardo Coudet e a chegada do campeão mundial Felipão, a equipe ainda não venceu. Foram três empates e duas derrotas nas cinco últimas partidas, um fracasso total para o time que era badalado pela mídia como um dos favoritos ao título do Brasileirão. Apesar da incompreensão de parte da torcida bipolar do clube, a realidade é muito clara e simples. O elenco foi bastante enfraquecido e já não tem aquela força técnica do esquadrão atleticano que ganhou quase tudo em 2021, com a conquista do Campeonato Mineiro, da Copa do Brasil e do Brasileirão. Está mais do que claro que o problema da equipe não é o treinador. Em seus recentes trabalhos técnicos no clube, os treinadores argentinos Antonio "El Turco" Mohamed e Eduardo "Chacho" Coudet fizeram o possível com o elenco enfraquecido em mãos, conquistando títulos e tendo um aproveitamento alto, de mais de 60%. Felipão, recém contratado e com apenas cinco partidas disputadas, tem aproveitamento pífio, sem nenhum triunfo à frente da equipe alvinegra. 
A situação ainda não é desesperadora, mas já passou de ser preocupante. Com a falta de dinheiro, é praticamente certo que não haverá contratações. Há promessa de que não haverá mais vendas de jogadores, o que é um alento. Mas o elenco, mesmo com as recuperações físicas de peças importantes como Guilherme Arana, Alan Kardec e Pedrinho, não possui a força necessária para brigar pelos títulos com gigantes bem mais poderosos como Palmeiras e Flamengo, sem falar nas equipes que estão se destacando na temporada, casos de Botafogo e Fluminense. Acredito que ainda temos boas condições de recuperação no Campeonato Brasileiro, se não para a conquista do título, que tornou-se praticamente impossível, mas pelo menos com a conquista de uma vaga para a Copa Libertadores de 2024. Já na disputa da Libertadores desta temporada, acho praticamente impossível que nosso time consiga a proeza de eliminar o poderoso Palmeiras nas oitavas de final, sem dúvida a equipe mais forte da América do Sul na atualidade. Mas como tudo pode acontecer no tão imprevisível futebol, vamos torcer enlouquecidamente como sempre e aguardar os acontecimentos.
Quanto ao Botafogo, o grande destaque do Brasileirão 2023, ficarei feliz se o glorioso clube da estrela solitária conquistar o seu segundo título brasileiro. 
Um grande abraço espinosense.