Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 28 de setembro de 2019

2266 - Decisão do futsal entre AABB e Prefeitura na Toca dos Craques em 1990

O dia, uma sexta-feira, era 9 de março, quando a nossa Espinosa comemorava seus 66 anos de emancipação política. O horário, era por volta do meio-dia, sob um Sol abrasador e um calor impiedoso. O local, era a quadra de cimento duro do clube da Toca dos Craques, ainda em seus primórdios. O adversário, era a equipe da Prefeitura Municipal de Espinosa, formada por grandes jogadores e em boa quantidade de opções para substituições durante a partida. Assim se descortinava o cenário para o nosso dedicado time de futebol de salão que defendia o nome da AABB-Associação Atlética Banco do Brasil de Espinosa na partida decisiva do Torneio de Futebol de Salão que fazia parte das comemorações do aniversário da cidade no ano de 1990.
O time da Prefeitura contava com atletas de respeito como Célio, Walter, Naneza, Toninho, Júlio César, Toninho Vieira, Rivaldávia no gol. No nosso time estavam Dim no gol e mais Tonhão, Tiãozinho, Alair, Racini e eu. Por conta dos muitos campeonatos de futsal que disputávamos, na cidade e nos jogos anuais da Federação Nacional das AABB-Fenabb, tínhamos um entrosamento muito bom e uma vontade incrível de jogar bola, o que era fundamental para nossas conquistas.
A partida final do torneio de 66 anos de Espinosa foi completamente filmada. Logo abaixo você terá à sua disposição duas opções: um documento histórico com a gravação integral e outro vídeo mais condensado com os melhores momentos. No trabalho jornalístico estavam Carlos Magno, o Magrão, na captura de imagens e nas entrevistas na quadra, e Luciano Alves, nos comentários sobre os times, os jogadores e o desenrolar da partida. O árbitro foi Beto de Horácio, tendo como bandeirinhas Tibisca e Edmar Barbosa. Entre os torcedores, pude identificar o casal Doutor Getúlio e Laura Diniz, Paulinho de Ieié, Tone Muriçoca e Gibão.
O jogo foi muito movimentado, apesar do calor extremo, com muitas chances de gol aproveitadas e desperdiçadas de lado a lado, com ótima participação dos goleiros, que brilharam nas grandes defesas realizadas. No final, prevaleceu o melhor entrosamento da equipe abebeana, com vitória por 8 x 3.


Foi muito prazeroso ter acesso a essas imagens de um tempo bom em que, ainda jovem, praticávamos esporte em meio a tantos amigos maravilhosos cuja amizade permanece intacta até os dias de hoje. Quero deixar registrado meu agradecimento especial ao meu amigo-irmão Tiãozinho por me ceder o acesso às velhas fitas VHS que guardavam esse verdadeiro tesouro da minha história. 
Aos companheiros e adversários desta grande batalha de futsal disputada na Toca dos Craques, na então chamada "Quadra de Sidney", o reencontro com as boas lembranças de um momento único que vivenciamos juntos e o desejo de que todos estejam em plena saúde, paz e harmonia.
Um grande abraço espinosense.

O vídeo resumido aqui:

 


O vídeo completo aqui: