Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 16 de julho de 2021

2729 - Música nova e de esperança do Biquini Cavadão

Eles surgiram no boom do Rock no Brasil, no meio da década de 80. O Biquini Cavadão se materializou após o encontro no colégio, dos rapazes Bruno Gouveia (vocal), Miguel Flores da Cunha (teclados), André Sheik (baixo) e Álvaro Birita (bateria). Com uma força do ex-baterista do Kid Abelha, Carlos Beni, e do líder dos Paralamas do Sucesso, Herbert Vianna, despontaram para a fama com a canção "Tédio". A primeira apresentação profissional ocorreu no festival "Medidas de Impacto" no Circo Voador, no Rio de Janeiro, no dia 16 de março de 1985. A gravação do primeiro álbum em 1986, "Cidades em Torrente", contou com a entrada na banda do músico Carlos Coelho na guitarra, além das participações especiais de Celso Blues Boy e Renato Russo. O sucesso continuou com mais discos lançados: "A Era da Incerteza" (1987), "Zé" (1989), "Descivilização" (1991), "Agora" (1994), "biquini.com.br" (1998), "Escuta Aqui" (2000), "80" (2001), "Só Quem Sonha Acordado Vê o Sol Nascer" (2007), "Sucessos Regravados" (2007), "Roda-Gigante" (2013), "As Voltas que o Mundo Dá" (2017) e "Ilustre Guerreiro (Uma Homenagem a Herbert Vianna)" (2018). Em 2000 o baixista André "Sheik" deixou a banda, que continuou como um quarteto.
A banda Biquini Cavadão se notabilizou no cenário do Rock brasileiro por suas canções pulsantes, com letras sutilmente engajadas em temas importantes, sempre saindo na frente nas inovações tecnológicas. Abriu o show do Red Hot Chili Peppers no Hollywood Rock e tocou no Rock in Rio. Os clássicos são muitos: "Tédio", "Vento Ventania", "Zé Ninguém", "Janaína", "Múmias", "Camila, Camila", "Timidez", "Vou Te Levar Comigo" etc. 



Após anos de estrada, com shows memoráveis registrados em DVD, a banda resolveu lançar mais um disco, desta vez de forma completamente diferente, com os artistas trabalhando separadamente por conta da pandemia do novo Coronavírus. As nove faixas foram gravadas de forma remota, produzidas por Paul Ralphes, com quem já haviam trabalhado juntos nos álbuns "biquini.com.br" (1998) e "Escuta Aqui" (2000).  Até as fotos dos integrantes da banda para divulgação foram feitas em separado.
O disco de inéditas canções denominado "Através dos Tempos" está sendo divulgado aos poucos, com os singles sendo lançados nas plataformas digitais ao longo do ano. O primeiro single lançado foi "Nada é Para Sempre", uma parceria do vocalista Bruno Gouveia com o camarada Marcelo Hayena, da banda "Uns e Outros". A canção é um alvissareiro chamado à esperança, com versos otimistas sugerindo mudanças significativas para que sumam do horizonte esses tempos sombrios que vivemos.
É reconfortante saber que a boa música resiste bravamente ao tsunami de bugigangas sonoras que dominam o cenário musical. Que bom!
Um grande abraço espinosense.