Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

2838 - Valeu, gigante Formiga!

O futebol feminino sempre foi vítima do desprezo e do preconceito de torcedores e dirigentes machistas desde que começou a ser praticado no país de forma amadora. Os desafios sempre foram gigantes para as meninas que sonhavam em praticar o esporte mais amado no mundo. 
De acordo com a FIFA, a primeira partida oficial entre mulheres foi disputada no dia 23 de março de 1885, em Crouch End, Londres, Inglaterra. No Brasil há rumores de que a primeira partida de futebol feminino ocorreu no ano de 1921, entre jovens mulheres dos bairros Tremembé e Cantareira, da zona norte de São Paulo. De forma absurda e inexplicável, as mulheres foram proibidas de jogar futebol no Brasil em 14 de abril de 1941, quando foi assinado pelo presidente Getúlio Vargas o Decreto-Lei 3199. Tal estupidez só foi revogada no ano de 1979. Somente em 1983 é que foram criados times femininos profissionais no país, com o surgimento do Radar, no Rio de Janeiro, e do Saad, em São Paulo. A primeira Seleção Brasileira convocada pela CBF viria em 1988. O primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino só foi organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no ano de 2013.

Imagem de Thaís Magalhães-CBF


Nessa dura e difícil caminhada para ocupar espaço e abrir oportunidades para as mulheres em todo o país na prática do futebol, algumas atletas foram de fundamental importância para o crescimento do futebol feminino. Meg, Sissi, Cristiane, Marta e Formiga foram algumas delas. Estreando na Seleção Brasileira no ano de 1995, no dia 7 de junho, em uma partida entre Brasil e Japão válida pela Copa do Mundo, Formiga defendeu com competência, suor e raça a camisa amarela por longos 26 anos até encerrar o seu ciclo neste dia 25 de novembro em um jogo contra a Índia na Arena da Amazônia. O Brasil venceu por 6 x 1 e Formiga jogou pouco mais de 16 minutos. 

Imagem: Adriano Fontes-CBF


Formiga, na certidão de nascimento a cidadã Miraildes Maciel Mota, nasceu em Salvador, na Bahia, aos 3 de março de 1978. Desde criança jogando bola, e muito bem, a única menina da família de cinco irmãos se transformou em uma meio-campista de sucesso, batendo recordes um atrás do outro. Como ninguém mais no planeta, disputou nada menos que 7 (sete) Copas do Mundo: 1995 (Suécia), 1999 (Estados Unidos), 2003 (Estados Unidos), 2007 (China), 2011 (Alemanha), 2015 (Canadá) e 2019 (França). Foram também 7 (sete) participações nos Jogos Olímpicos: 1996 (Atlanta), 2000 (Sydney), 2004 (Atenas), 2008 (Pequim), 2012 (Londres), 2016 (Rio de Janeiro) e 2020 (Tóquio). Nas Copas do Mundo, foi Medalha de Bronze nos Estados Unidos em 1999 e Medalha de Prata na China em 2007. Nos Jogos Olímpicos foi Medalha de Prata em Atenas em 2004 e em Pequim em 2008. Nos Jogos Pan-Americanos foi Medalha de Ouro em Santo Domingo em 2003, no Rio de Janeiro em 2007 e em Toronto em 2015. Também foi Prata em Guadalajara em 2011. Por clubes, foram 5 Campeonatos Paulistas (1 São Paulo, 1 Botucatu, 3 São José), 3 Copas do Brasil (1 São Paulo, 2 São José), 1 Copa da França (PSG), 1 Campeonato Francês (PSG), 3 Libertadores da América (São José) e 1 Mundial de Clubes (São José).



A despedida finalmente veio, na noite de ontem, 25 de novembro de 2021, com a jogadora de 43 anos de idade entrando em campo pela 234ª vez com a camisa da Seleção Brasileira, em partida contra a Índia válida pela primeira rodada do Torneio Internacional de Manaus. Após o jogo, um corredor formado pelas integrantes das duas equipes e suas respectivas comissões técnicas homenageou e aplaudiu Formiga, que fez questão de cumprimentar uma por uma. Também recebeu o carinho da amiga e companheira de longa data, a Marta, da mãe Celeste e da esposa Érica Jesus. Defendendo a Seleção Brasileira, Formiga jogou 234 partidas, com 152 vitórias, 35 empates, 47 derrotas e 37 gols marcados, uma carreira brilhante e merecedora de muita gratidão e respeito. 
Valeu, Formiga! Obrigado pela sua especial contribuição ao futebol feminino brasileiro!
Um grande abraço espinosense.

2837 - Sinta-se "Aqui em Casa" com a boa música

Não raro, ouço muita gente reclamando da qualidade péssima ou duvidosa da maioria das músicas produzidas nesses nossos tempos sombrios. Concordo em parte. Por mais que o cenário musical brasileiro hoje esteja ocupado por composições e sucessos que não me agradem de nenhuma maneira, é possível garimpar a rede mundial de computadores e as plataformas de streaming e encontrar tesouros musicais como o que lhes mostro abaixo. Sim, é muito reconfortante encontrar pérolas escondidas nos lançamentos de canções e álbuns sem muito estardalhaço da imprensa. 
A canção "Aqui Em Casa" é uma composição do músico, compositor e produtor musical Duani Martins em parceria com a cantora Mariana Aydar. No clipe ela tem a companhia de outra cantora especial, Roberta Sá, e do exímio instrumentista brasileiro Fejuca. A Mariana é uma cantora paulista de 41 anos nascida aos 8 de maio de 1980. Já algum bom tempo na estrada, a artista conta com seis álbuns lançados: "Brasil, Sons e Sabores" (2005), "Kavita 1" (2006), "Peixes Pássaros Pessoas" (2009), "Cavaleiro Selvagem Aqui te Sigo" (2011), "Pedaço Duma Asa" (2015) e "Veia Nordestina" (2019), este último laureado com o Grammy Latino de "Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa". A Roberta Varella de Sá é uma cantora nascida em Natal em 19 de dezembro de 1980 com seis álbuns lançados: "Braseiro" (2005), "Que Belo Estranho Dia Pra Se Ter Alegria" (2007), "Quando o Canto é Reza" (2010), "Segunda Pele" (2012), "Delírio" (2015) e "Giro" (2019). Além destes, foram lançados os CD/DVD gravados ao vivo "Pra Se Ter Alegria" (2009) e "Delírio no Circo" (2016). Já o Júlio César Fejuca é um versátil músico brasileiro nascido em 4 de maio de 1984 em Serrana, São Paulo. Ele é formado pela Universidade Livre de Música e mantém uma escola de música na Internet.
A música "Aqui Em Casa" é um bem humorado toque no amigo íntimo de sempre para que não se deixe levar pelo carinho e amizade dedicados em abundância e achar que é amor, isso tudo dito através de uma melodia cheia de balanço e suingue pontuado pelo violão mágico do Fejuca e pelas sublimes vozes das meninas amantes de um bom Samba.
Um grande abraço espinosense.




"Aqui em Casa"
Duani e Mariana Aydar

Quando você chegar
Não precisa interfonar
Mete a mão na maçaneta e pode entrar
Você já sabe onde fica tudo aqui em casa
Fique à vontade, sem cerimônia

Tu já é de casa
Te conheço há tanto tempo
Sei de tudo, leio até teus pensamentos
Das novidades, te conto amanhã bem cedo
Pois entre a gente nunca houve segredos

Na geladeira tem salada
O incensário tá no armário
Aquele verdinho que você gostou
Deixa queimar

Não precisa me esperar pra nada
Você é a visita que eu gosto de ter em casa
Você é a visita que eu gosto de ter em casa

Só não vá confundir
Todo esse amor
Se eu te dou carinho é só
Pra ser bom
Nunca passou de amizade

Não vá confundir, então
o coração
Nunca passou de amizade

Quando você chegar
Não precisa interfonar
Mete a mão na maçaneta e pode entrar
Você já sabe onde fica tudo aqui em casa
Fique à vontade, sem cerimônia

Tu já é de casa, te conheço há tanto tempo
Sei de tudo, leio até teus pensamentos
Das novidades, te conto amanhã bem cedo
Pois entre a gente nunca houve segredos

Na geladeira tem salada
O incensário tá no armário
Aquele verdinho que você gostou
Deixa queimar

Não precisa me esperar pra nada
Você é a visita que eu gosto de ter em casa
Você é a visita que eu gosto de ter em casa

Só não vá confundir
Todo esse amor
Se eu te dou carinho é só
Pra ser bom
Nunca passou de amizade

Não vá confundir, então
o coração, não
Nunca passou de amizade
Nunca passou de amizade