Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

2582 - Visitas importantes em Espinosa


Em uma estada que deveria ser rápida a Espinosa, apenas para resolver problemas particulares e questões financeiras que prometiam ser breves, acabei ficando um tempo maior que o esperado. Como imaginava que não ficaria por aqui muito tempo, nem trouxe minha tralha do futebol. Mas eis que encontro meu amigo, parceiro, colega e vizinho João Carlos que me avisa da pelada da quinta-feira na AABB e me empresta, com toda boa vontade, sua chuteira e meias. Irresistível recusar a oferta, e lá vou eu, com a barriga um tanto aumentada durante a pandemia, tentar correr atrás da bola com a turma boa da pelada da AABB Espinosa. E foi muito gratificante o reencontro com a bola e com os amigos. E mais interessante ainda por lá encontrar, participando do baba, os jogadores de futebol profissional Júnior Guerron, talentoso e rápido atacante que tenta despontar para o futebol nas categorias de base de um clube do interior de São Paulo; e do Índio, na certidão de nascimento José Sátiro do Nascimento, lateral-direito do poderoso time do Corinthians Campeão Mundial de Clubes da FIFA (2000), Campeão Brasileiro (1998 e 1999) e ainda Campeão Paulista (1999 e 2001). Guerron está de férias na cidade, visitando seus familiares, e Índio veio conhecer e passar alguns dias em Espinosa para encontrar o amigo "Zói".






Tive a honra e o privilégio de ser sorteado para jogar no time de ambos e foi uma experiência bastante prazerosa. Por ser jovem e a pelada ser de veteranos, Guerron atuou apenas como goleiro, mostrando toda sua versatilidade, com defesas importantes. Já Índio mostrou toda sua competência, criando jogadas e marcando um gol de pênalti, com muita categoria e precisão. Perdemos a primeira partida de 10 minutos, depois ganhamos duas seguidas e na terceira empatamos e fomos "expulsos" de campo para dar oportunidade a outro time que havia jogado menos tempo, conforme o regulamento. Depois de alguns passes errados e algumas tropeçadas na bola, senti que o meu desempenho não estava dos melhores. Aí foi hora de refrescar o bucho com uma cervejinha gelada e acompanhar à beira do campo o desenrolar da pelada com os amigos João Carlos, Alair, Ney, João Carlos Júnior e Wagner Júnior.
Como sempre acontece, terminada a pelada, os assíduos participantes se reúnem ao ar livre ao redor de uma mesa para a tradicional resenha regada a cerveja e a um tira-gosto preparado por um ou dois dos peladeiros. Como o papo estava animado na beira do campo, não participamos da resenha com o resto da turma. Mas valeu e muito o reencontro com a galera e a oportunidade me proporcionada de estar mais uma vez ao lado dessa turma porreta. Só lamento ter me esquecido de tirar uma fotografia ao lado do Guerron, a quem desejo muito sucesso na sua carreira profissional, por ser um garoto talentoso, determinado e bastante humilde e atencioso com todos. Que Deus o proteja e o faça realizar os seus sonhos.
Um grande abraço espinosense.