Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 19 de novembro de 2019

2305 - 200 anos do Museu do Prado

Exatamente hoje, dia 19 de novembro de 2019, completam-se 200 anos da abertura do Museu do Prado. O conceituado museu espanhol está localizado em Madrid e recebe anualmente cerca de 2,9 milhões de visitantes, sendo a instituição cultural mais visitada da Espanha. Com um acervo espetacular de oito mil pinturas, o Museu do Prado foi inaugurado no dia 19 de novembro de 1819. Destas obras, 1.700 estão expostas no Edifício Villanueva e outras 3.200 estão espalhadas por instituições culturais da Espanha.



"Triptico del Jardín de las Delicias" (O Jardim das Delícias Terrenas), de El Bosco

"El Descendimiento" (A Descida), de Rogier Van Der Weyden

"O edifício que hoje abriga o Museu Nacional do Prado foi projetado pelo arquiteto Juan de Villanueva em 1785, como um Gabinete de Ciências Naturais, por ordem de Carlos III. No entanto, o destino final desta construção não ficaria claro até o neto Fernando VII, dirigido por sua esposa, a rainha Maria Isabel de Bragança, tomar a decisão de alocar esse edifício à criação de um Museu Real de Pinturas e Esculturas. O Museu Real, que em breve seria chamado Museu Nacional de Pintura e Escultura e, mais tarde, Museu Nacional do Prado, foi aberto pela primeira vez ao público em 1819. O primeiro catálogo consistia em 311 pinturas, embora até então no Museu já existissem 1510 obras. dos locais reais. As coleções reais mais valiosas, germe da coleção do atual Museu do Prado, eles começaram a tomar forma no século XVI, sob os auspícios do imperador Carlos V, e foram sucessivamente enriquecidos por todos os monarcas que o sucederam, tanto Austrias quanto Bourbons. Elas se devem aos tesouros mais emblemáticos que podem ser vistos hoje no Prado, como O Jardim das Delícias de El Bosco, a Mão do Cavaleiro no Peito de El Greco, o Trânsito da Virgem de Mantegna, a Sagrada Família conhecida como La Perla de Rafael, Carlos V em Mühlberg de Tiziano, o Lavatório de Tintoretto, Auto-Retrato de Durero, Las Meninas de Velázquez, As Três Graças de Rubens ou A Família de Carlos IV de Goya. Tanto a coleção quanto o número de visitantes do Prado aumentaram bastante ao longo dos séculos XIX e XX, de modo que o Museu teve que realizar sucessivas extensões à sua sede histórica até que as possibilidades de intervenção neste edifício se esgotassem completamente. Por esse motivo, o Prado foi forçado a procurar o caminho de sua recente expansão por meio de uma solução arquitetônica de uma nova fábrica localizada próxima à fachada traseira de sua sede tradicional e conectada a ela por dentro."
Fontes: museodelprado.es, dn.pt





O belíssimo Museu Nacional do Prado está localizado na Rua Ruiz de Alarcón, nº 23, em Madrid, na Espanha. Ele funciona de segunda a sábado, das 10h às 20h, e nos domingos e feriados, das 10h às 19h. Ele fica fechado nos dias 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro. Nos dias 6 de janeiro e 24 e 31 de dezembro, ele funciona em horário reduzido, das 10h às 14h. O acesso ao Museu é pago, com ingressos normais a 15 euros. Idosos com mais de 65 anos, membros de famílias numerosas e titulares do Cartão Jovem pagam a metade. Os menores de 18 anos, estudantes de 18 a 25 anos e pessoas portadoras de deficiências tem o acesso gratuito garantido. Existem também horários de programação grátis, de segunda a sábado, das 18h às 20h e nos domingos e feriados, das 17h às 19h. Lembrando-se sempre que não são permitidas as realizações de fotografias nem de filmagens de vídeo nas salas do Museu, bem como não é permitido comer e beber no seu interior.
Cultura e Arte são peças fundamentais na vida dos seres humanos de alta sensibilidade, ainda mais nesses atuais tempos sombrios de tamanha ignorância e radicalismo. Mais do que se encantar com a beleza única das imagens reproduzidas nas telas dos grandes pintores, é deveras importante entender a mensagem, a motivação e a ideia do artista por detrás daquela obra-prima construída com tanto talento e dedicação. 
Um grande abraço espinosense.