Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 8 de junho de 2020

2425 - O Norte de Minas retratado em música sertaneja

Logo que amanheceu hoje o dia, felizmente um tanto menos frio, em mais uma segunda-feira enclausurando-nos em casa por conta da pandemia do maldito Coronavírus, eis que chega pelo Whatsapp um gostoso e interessante pagode enviado pelo meu amigo e ex-colega de trabalho Mauro Ramires. O vídeo mostra uma apresentação da dupla sertaneja "João Mulato e Douradinho" cantando a música "Norte de Minas". A música, composição de Tião Carreiro, João Mulato e Jesus Belmiro, fala sobre a nossa região, citando várias cidades do Norte de Minas, como bem aponta o nome da canção que é parte integrante do LP "Meus Rastros", lançado em 1987 pela dupla "João Mulato e Douradinho".
O artista João Mulato é na verdade o senhor Wilson Leôncio de Melo, nascido em Passos (MG) em 25 de outubro de 1950. Mudou-se ainda criança para a cidade de Araçatuba (SP) e posteriormente para a capital São Paulo. Ali conheceu um jovem e talentoso violeiro de nome Domingos Miguel dos Santos, apelidado de Bambico e natural de Umuarama (PR). Assim surgiu a dupla de música sertaneja raiz "João Mulato e Douradinho". Após a precoce morte de Bambico aos 38 anos, João Mulato continuou com a dupla com a participação de vários outros músicos, mantendo a mesma nomenclatura. Ele também fez dupla e gravou com Pardinho (Antônio Henrique de Lima), grande parceiro do montes-clarense Tião Carreiro (José Dias Nunes), um ícone da música sertaneja do Brasil. João Mulato faleceu há pouco tempo, aos 69 anos de idade, vítima de câncer no dia 20 de abril de 2020, em Bauru (SP), onde morava há 12 anos..
A música sertaneja raiz, infelizmente atropelada e sufocada pela onda gigante do sertanejo universitário que domina a mídia, sempre terá o seu lugar no coração do povo brasileiro, resistindo bravamente aos modismos. E como é bom e gostoso ouvir o nome da nossa Espinosa em uma canção, qualquer que seja ela, em qualquer ritmo e vertente musical.   
Um grande abraço espinosense.




"Norte de Minas"
Tião Carreiro/João Mulato/Jesus Belmiro

Pra matar minha saudade e acabar meu desespero
Vou para o Norte de Minas, coração do chão mineiro
Vou voltar onde passei minha infância saudosa
Manga, Capitão Enéas, Francisco Sá, ESPINOSA...

Quero rever Serra Branca, também Rio Pardo de Minas
Mato Verde, Tocandira, Fruta de Leite, Salinas
Jaíba e Montalvânia, Monte Rei, Taiobeiras
E Riacho dos Machados, a saudade é matadeira...

Vou passar em Pirapora, Gado Bravo e Cachoeirinha
Medina e Varzelândia, Almenara e Porteirinha
Lontra e Matias Cardoso, depois Brasília de Minas
São Francisco e Janaúba, terras de lindas meninas...

Vou visitar Juvenília, Pai Pedro e Água Quente
Monte Azul e Catuti, onde morou minha gente
Pedra Azul e Januária, Missões, Itacarambi
E a querida Montes Claros, cidade onde eu nasci...

Desculpem se não falei de outras belas cidades
Mas todas vou visitar, de todas tenho saudade
Até breve minha gente, de vocês nunca esqueci
Bem antes do fim do ano, eu estarei por aí.