Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 28 de abril de 2020

2403 - Reabertura parcial do Mercado em Espinosa

Um dos mais importantes locais de compra e venda de alimentos pela população espinosense é, sem dúvida, o Mercado Municipal. Com a chegada da pandemia do Covid-19, infelizmente medidas drásticas tiveram que ser tomadas pela administração municipal de Espinosa, inclusive com o seu fechamento, impedindo o acesso da população. Agora, com a fé na conscientização do povo, a Prefeitura de Espinosa resolveu flexibilizar a abertura do Mercado, de forma parcial e com várias exigências e recomendações aos usuários e feirantes. 
O nosso Mercado Municipal será aberto no horário das 7h às 12h30, apenas nas quartas e quintas-feiras. Serão exigidas dos consumidores e vendedores a utilização de máscaras, bem como de uma obediência mínima de dois metros de distância entre as pessoas. Será permitido apenas a presença simultânea de 100 pessoas dentro das instalações do Mercado, mais os feirantes, claro. Os clientes terão o máximo de 30 minutos para permanecerem lá dentro e realizarem suas compras, com a fiscalização sendo realizada pela equipe da Secretaria da Agricultura, com apoio da Polícia Militar. Para que os consumidores tenham noção do tempo, serão dados avisos sonoros aos 15, 20 e 25 minutos, para que todos possam encerrar suas compras dentro do tempo disponibilizado. A presença de crianças menores de 12 anos não será permitida.
Todos nós estamos angustiados, um tanto assustados e até revoltados com essa situação calamitosa que afeta todo o mundo. Muitos estão perdendo empregos, vendas e, consequentemente, renda. Outros se sentem indignados pelo cerceamento da sua liberdade. É compreensível. Realmente não é nada agradável ter que ficar preso em casa, sem poder sair às ruas e conviver livremente com familiares e amigos. Mas infelizmente não temos outra solução que não esta, a do isolamento social. É dura, difícil e incômoda, mas extremamente necessária. Quanto mais ficarmos isolados neste momento em que a pandemia começa a chegar no ponto mais alto de contaminação, melhor será para todos nós, com diminuição dos contaminados e consequente redução das mortes, que lamentavelmente serão muitas no nosso Brasil, assim como ocorreu em outros países. 
Então é preciso que todos nós nos conscientizemos da necessidade absoluta de atendermos juntos às recomendações dos médicos, dos cientistas, da Organização Mundial de Saúde, ou seja, de quem realmente estuda e entende do assunto. Aliás, ninguém ainda entende totalmente os aspectos principais do vírus, pois nem vacina existe. Então é hora de atendermos com racionalidade e sensatez os decretos municipais e estaduais de isolamento social para que possamos proteger as nossas vidas, as vidas dos nossos familiares e as vidas de todos ao nosso redor, sobretudo os mais idosos. Temos que ser pacientes para aguardar a pandemia passar com calma e resignação e não nos tornarmos pacientes entubados à beira da morte ou pacientes agonizantes nos corredores de hospitais à espera de um leito de UTI. A situação é muito séria! E a pior parte ainda não chegou. O pico da contaminação deverá ocorrer entre maio e junho e, fatalmente, o estrago será enorme, com milhares de vidas perdidas. Já que não há vacina, a única coisa que pode diminuir efetivamente o número de mortos é o isolamento social. Não há alternativa!
Portanto, meus caros amigos, vamos seguir a razão e a Ciência. Vamos nos conscientizar que nada neste mundo é tão importante que a vida, este presente divino do nosso bom Deus. E não só a nossa vida, a vida dos nossos entes queridos, mas a vida de todas as outras pessoas da cidade e do mundo. Pelo amor de Deus! Sigam as orientações da OMS, não brinquem com coisa tão séria e, se puderem, fiquem em casa, tomando todos os cuidados recomendados pelos médicos e demais profissionais da Saúde. 
Não adianta ficar pedindo a Deus para que nos livre deste mal, sem que façamos a nossa parte. Deus haverá de nos ajudar sim, mas que nós tomemos rigorosamente os cuidados necessários para não nos infectarmos nem passarmos adiante o vírus que já ceifou tantas vidas inocentes. Vamos fazer a nossa parte e depois rezar para que vidas sejam salvas e que saiamos dessa calamidade com mais empatia, amor e consciência de que o mundo não pode continuar assim tão desigual socialmente. 
Um grande abraço espinosense.