Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

2540 - A canção cativante de Ildeu Brauna e Pedro Boi na bonita voz de Bete Antunes

Não é nenhum segredo a riqueza inesgotável da nossa Música Popular Brasileira. É de se lamentar que tantos tesouros musicais, concebidos com tamanha inspiração, e seus criativos criadores não recebam a divulgação merecida e o reconhecimento de grande parte da população. Músicas belíssimas foram geradas em nosso Sertão, algumas delas aqui mesmo na nossa querida Montes Claros, como esta que mostro a vocês agora, em performance irresistível de Bete Antunes e Pedro Boi. A música chama-se "Romance de Colibri" e é uma composição conjunta de Pedro Boi e Ildeu Braúna. Descobri o vídeo da interpretação de Bete e Pedro na página do meu amigo Emílio César Malveira (Bilu) no Facebook, a quem agradeço pela ótima dica. Mas vamos conhecer um pouquinho da história desses ícones da música do Sertão Norte-Mineiro, infelizmente não tão reconhecidos como deveriam.



O Braúna, na verdade o compositor e escritor Ildeu de Jesus Lopes, nasceu no distrito de Nova Esperança, município de Montes Claros. Amante da arte e da cultura, juntou-se a outros sete amigos (Pedro Boi, vocal e violão; Gutia, violão; Zé Chorró, artista plástico e baixo; Sérgio Damasceno e também conhecido como Carinha, na flauta transversal; Tom Andrade, no vocal e  violão; e Manoelito na percussão) para fundar no ano de 1977, o Grupo Agreste, que fez grande sucesso e até hoje é lembrado pelas suas canções e discos memoráveis lançados na década de 80. Algumas músicas tiveram mais destaque nacional, como as que fizeram parte da trilha sonora da novela "Rosa Baiana", escrita por Lauro César Muniz e exibida pela Rede Bandeirantes em 1981: "Jaíba" e "Zumbi", ambas composições de Braúna. Outra, em parceria com Téo e Gutia, ficou conhecida na gravação de Sérgio Reis: "Tocador de Boi". "Amansador de Burro Brabo" (parceria com Téo) e "Passarim Cantador" (parceria com Pedro Boi) foram outras duas canções gravadas por Sergio Reis. 
Com o término do grupo, Braúna continuou sua trajetória na arte, criando músicas e poesias e escrevendo livros. Atuou ainda como Secretário Municipal de Cultura de Montes Claros em duas gestões. Braúna morreu aos 62 anos de idade, por complicações de uma pneumonia.


     
Bete Antunes é natural de Angicos de Minas, distrito de Brasília de Minas. A cantora desde cedo descobriu seu amor pela música, mais tarde iniciando os estudos de canto lírico no Conservatório de Música Lorenzo Fernandez. Também estudou Artes na Unimontes. Participou e foi premiada em festivais de música brasileira do interior, atuou como locutora no programa Roda de Choro na Rádio Unimontes, além de estar sempre presente e com destaque no cenário musical da região. A talentosa artista norte-mineira concilia o trabalho de professora de Técnica Vocal com apresentações musicais em eventos diversos, como também se apresenta constantemente em barzinhos e festas particulares na cidade, levando o melhor do canto lírico e da Música Popular Brasileira à população. 



Pedro Boi é o nome artístico do exímio violonista, compositor, cantor e empresário Pedro Raimundo dos Reis. O apelido é de infância. Nascido em Ibiracatu, o menino mudou-se com a família para Montes Claros aos sete anos de idade e começou a tocar profissionalmente aos 11. Começou tocando sanfona e resolveu tocar violão influenciado pela Jovem Guarda e pelo Rei Roberto Carlos. Um dos ícones do panorama musical montes-clarense, Pedro Boi canta e encanta por onde se apresenta, já conquistando um lugar de destaque na história da cultura da cidade de Montes Claros. Ao lado dos fiéis e queridos parceiros, compôs lindas e eternas canções que tratam do amor, da Natureza e das características do Sertão e de sua gente. Um dos expoentes do Grupo Agreste, com quem gravou dois discos, se destacou também na carreira solo, com três álbuns lançados, o último deles chamado "Passarim". 
Pedro Boi é proprietário de um barzinho em Montes Claros, denominado "Curralzim do Boi", onde, além das bebidas e petiscos saborosos, pode-se desfrutar da melhor música brasileira apresentada por ele e por vários artistas da região, sempre aberto ao público de terça a sábado a partir das 18h30 e sábado a partir das 12 horas. Para quem ainda não conhece e quiser conferir o lugar, o endereço é Rua Sílvio Romero de Aguiar, nº 221, Bairro Major Prates. Recomendo para quem gosta de música boa.
Um grande abraço espinosense.



"Romance de Colibri"
Pedro Boi e Ildeu Braúna

Como um colibri apaixonado
Por uma flor de ipê
Perdi a linha, saí do sério
Perdi-me de amor por você

Cantiga de amor
Bicho no cio
Malabarista dentro da mata
Sobre os rios 

Corre um boato lá na mata
Um diz-que-diz
Que esta flor anda infeliz
Querendo se jogar da ponta do galho
Porque se apaixonou por uma gota de orvalho

Corre um boato lá na mata
Um diz-que-diz
Nem sempre romance de colibri
Tem um final feliz