Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 30 de junho de 2022

2996 - Espinosa de los Monteros, nossa homônima espanhola

Espinosa de Los Monteros, já ouviu falar? Não, não me refiro a Iván Espinosa de los Monteros e de Simón, um promotor imobiliário, economista e político espanhol, que atua atualmente como membro do Congresso dos Deputados pelo círculo eleitoral de Madrid. Não, falo da cidadezinha turística espanhola de pouco mais de 2 mil habitantes e história construída desde anos antes de Cristo, pertencente à província de Burgos e que assim se chama, Espinosa de Los Monteros, nossa xará. Com uma área de 138 km², a cidade onde nasceu Juan de Salazar y Espinosa, o fundador de Assunção, capital do Paraguai, no ano de 1537, oferece aos visitantes ótima culinária e um espetáculo de construções de pedra bastante antigas e interessantes, legado de um passado cheio de reviravoltas bélicas. Conta a história que o local foi destruído várias vezes, nas muitas batalhas ali travadas por árabes, romanos, franceses etc.  




Mais que os prédios históricos, como o Palácio de Los Fernández-Villa, o Palácio do Marquês de Chiloeches, a Torre Ilustre, a Igreja de Santa Eulália, a Torre Berrueza, a Torre de Los Azulejos, a Torre de Pumarejo, a Torre de Cantimplor, a Torre de Los Monteros, a Torre de Las Herradoras, as Casonas Blasonadas, a Casa de Los Sainz de Baranda, a Casa do último Montero, a Casa da Santayana, a Mansão do General Marcide, a Igreja de São Nicolau e o Palácio das Cavernas Velasco, entre tantas outras belezas construídas ao longo da história, a cidadezinha também oferece uma estação de esqui com cinco pistas, com equipamentos para alugar e instrutores para ensinar, bem como locais propícios para se praticar alpinismo. Ali é o o berço da história dos Monteros, os nobres encarregados de proteger os aposentos dos reis de Castela desde o ano de 1006, sendo a Guarda Real mais antiga do mundo. 




Espinosa de Los Monteros pode ser acessada por carro e também por trem, através da estação localizada na entrada da vila, na estrada para Burgos ou Bilbao. A linha ferroviária é a de bitola estreita mais longa da Europa., que liga La Robla (León) a Bilbao, conhecida como El Ferrocarril de la Robla. Oferece duas conexões por dia: uma de Espinosa a Bilbao, com partida às 19h35. e outra ligação de Bilbao a Espinosa, com saída às 16h20, com duração de aproximadamente duas horas. Aos turistas, há variadas opções para o lazer. Aos amantes da cultura, pode-se visitar o Museo de los Monteros del Rey. Aos que gostam de esporte, pode-se conhecer o campo de futebol de Buenos Aires, sede da equipe do Trueba Club de Fútbol. Aos amantes da aventura, há inúmeros roteiros para caminhadas e passeios ciclísticos pelas belas paisagens da região. Outra atração imperdível é a Estância de Esqui e Centro de Desportos de Inverno Lunada, localizada na Cordilheira Cantábrica, nas encostas do Pico La Miel e Alto de Las Corvas (1.568 metros), dentro do maciço de Montes de Valnera, que atinge a sua altura máxima no cume de Castro Valnera (1.719 metros). Para os amantes da Natureza, são disponibilizadas piscinas municipais localizadas nos arredores da cidade, com espaço para banho, lazer, serviços de bar, restaurante, balneários, sanitários e estacionamento, além de cachoeira e áreas verdes para desfrutar em completa paz.
Espinosa de los Monteros é aquele lugar acolhedor, com montanha, neve, arquitetura, história, ótima gastronomia e o sossego de quem quer conhecer um pouco do passado e curtir em paz o presente.
Um grande abraço espinosense.