Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 16 de março de 2022

2917 - O América faz história!

Ontem à noite, terça-feira, 15 de março de 2022, foi mais um dia de enlouquecida alegria para os cerca de 240 mil torcedores do América Mineiro. No Estádio Monumental Isidro Romero Carbo de Guayaquil, no Equador, a equipe mineira suportou com resiliência, vontade, bravura e uma atuação impecável do veterano goleiro Jailson, a enorme pressão do time local, o Barcelona, e conquistou a tão sonhada vaga na fase de grupos da Copa Libertadores da América. Na fase anterior, a equipe mineira já havia conseguido a proeza de eliminar o Guaraní do Paraguai, após derrota de 1 x 0 em casa e uma vitória espetacular por 3 x 2 no Estádio Defensores del Chaco, depois de estar perdendo por 2 x 0, vencendo ainda nos pênaltis por 5 x 4. 



Mesmo contando com um pequeno número de torcedores fiéis, o América se notabiliza por ser um clube querido por quase todos os torcedores dos demais times brasileiros, algo parecido com o que ocorre com a Chapecoense, mas sem ocorrência de tragédia. O América é tratado como o segundo time do coração de muita gente, principalmente em Minas Gerais, pelos torcedores de Atlético e Cruzeiro, muito por ser um clube bastante simpático a todos. E esta torcida ontem à noite foi inflada excepcionalmente, com torcedores do país inteiro se declarando favoráveis ao time mineiro, como pôde se notar nos comentários enviados à equipe de transmissão da partida da Conmebol TV. Todos queriam demonstrar o seu carinho e entusiasmo com a equipe do Coelhão, como é carinhosamente chamado o clube de Belo Horizonte. Eu também torci muito pelo América ontem. E sempre.  
E o América não nos decepcionou. Entrou em campo decidido a fazer história, e fez! Suportou com dificuldade, mas com valentia, as investidas contrárias, no estádio lotado do adversário bem mais qualificado e, após empate em 0 x 0 no tempo regulamentar assim como ocorreu na primeira partida do mata-mata, conseguiu a vitória por 5 x 4 na disputa de pênaltis, onde brilhou novamente o goleiro Jailson, de 42 anos de idade. Depois de magníficas defesas no tempo normal de jogo, o goleirão ainda se consagrou defendendo a cobrança do zagueiro equatoriano Leonel Enríque Quiñónez Padilla, recebendo com méritos o prêmio de melhor jogador em campo, repetindo o feito da primeira partida. Pelo América, todos foram eficientes e felizes nas suas cobranças: Wellington Paulista, Iago Maidana, Felipe Azevedo, Índio Ramírez e Juninho Valoura. 



A significativa vitória permitirá ao Coelho a realização do sonho de participar, pela primeira vez em sua valorosa história de 109 anos, a fase de grupos da Libertadores, juntando-se aos demais clubes brasileiros: Atlético, Athletico, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Palmeiras e Red Bull Bragantino. Além desta façanha que lhe rendeu US$ 1,1 milhão, o Coelho irá rechear ainda mais os seus cofres, com mais US$ 3,6 milhões que irá receber pelas três partidas da fase de grupos jogadas em casa, no Estádio Raimundo Sampaio, o Independência.
Agora o América aguardará o sorteio das equipes para a fase seguinte da Libertadores que será realizado no próximo dia 25 de março. Já sem chances de se classificar para as semifinais do Campeonato Mineiro, dando prioridade total à Libertadores com toda razão, o América se despedirá do torneio regional enfrentando o Tombense em casa no sábado, 19 de março.
Parabéns ao América e a todos os seus apaixonados torcedores por esta conquista histórica, merecedora de todos os aplausos. E boa sorte e sucesso na fase de grupos da Libertadores!
Um grande abraço espinosense.



BARCELONA 0 (4) x 0 (5) AMÉRICA (MG)
Motivo: Partida de volta da segunda fase da Pré Libertadores 2022
Local: Estádio Monumental Isidro Romero Carbo de Guayaquil, no Equador
Data: 15-03-2022, terça-feira, 21h30
Arbitragem:
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky e Gabriel Chade (ARG)
Quarto árbitro: Nicolas Gallo (COL)
Cartões amarelos: Adonis Preciado e Damián Díaz (Barcelona); Éder, Lucas Kal e Índio Ramírez (América).
Gols (na disputa de pênaltis): Piñatares, Byron Castillo, Emmanuel Martínez e Damián Díaz (Barcelona); Wellington Paulista, Iago Maidana, Felipe Azevedo, Índio Ramírez e Juninho Valoura (América).
BARCELONA: Burrai; Byron Castillo, Carlos Rodríguez, Luca Sosa e Quiñonez; Leonai (Molina), Piñatares, Erick Castillo (Adonis Preciado), Emmanuel Martínez e Cortez (Damián Díaz); Mastriani (Garcés). 
Técnico: Jorge Célico.
AMÉRICA (MG): Jailson; Patric, Maidana, Éder e Marlon; Lucas Kal (Zé Ricardo), Juninho (Valoura) e Alê (Índio Ramírez); Everaldo (Felipe Azevedo), Wellington Paulista e Pedrinho (Conti). 
Técnico: Marquinhos Santos.