Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 27 de março de 2019

2164 - Renato Russo faria 59 anos hoje

Como estaria Renato Russo exatamente hoje, dia 27 de março de 2019, data em que ele comemoraria seus 59 anos de existência? Como ele, com sua inteligência aguda, sua visão ampla de mundo e sua consciência plena da sua posição na nossa sociedade conservadora estaria se posicionando na vida e nas suas composições musicais? São perguntas que jamais saberemos as respostas, pois infelizmente um dos mais talentosos artistas da música brasileira se foi ainda muito jovem, com apenas 36 anos de idade, vítima de complicações da AIDS no dia 11 de outubro de 1996.

Imagem: Ricardo Junqueira
   
Renato Manfredini Júnior nasceu no Rio de Janeiro aos 27 de março de 1960, filho do funcionário do Banco do Brasil Renato Manfredini e da sua esposa professora de Inglês Maria do Carmo. Quando criança, morou com os pais um período em Nova York, onde aprendeu a língua inglesa. Voltou ao Brasil para morar na Capital Federal. Passou por um grave problema de saúde na adolescência que o forçou a ficar meses acamado, tempo muito bem aproveitado para que ele pudesse se aprofundar no estudo da música e criar os moldes da sua futura banda de Rock. Integrou a banda "Aborto Elétrico" e fez shows solo como o "Trovador Solitário", até que realizou o sonho de montar a sua própria banda, batizada de "Legião Urbana", ao lado de Marcelo Bonfá, Eduardo Paraná e Paulo Paulista. Os últimos deixaram logo a banda, sendo substituídos por Ico Ouro Preto, que adiante foi também substituído pelo Dado Villa-Lobos. Pouco tempo depois foi adicionado o baixista Renato Rocha, que mais tarde saiu do grupo.

Imagem: Ricardo Junqueira

Renato Russo e sua banda fizeram um estrondoso sucesso, colecionando e emocionando fãs, influenciando músicos e criando um tanto de canções que se tornaram célebres e imortais, casos de "Eduardo e Mônica", "Será", "Faroeste Caboclo", "Que País é Este?", "Geração Coca-Cola", "Índios", "Pais e Filhos", "Quase Sem Querer", "Tempo Perdido", "Monte Castelo", "Vento no Litoral", "O Teatro dos Vampiros", "Ainda é Cedo", "Sereníssima", "Por Enquanto" e tantas outras dezenas de lindas e maravilhosas canções. 
Com a Legião Urbana foram oito álbuns de estúdio: "Legião Urbana" (1985), "Dois" (1986), "Que País é Este?" (1987), "As Quatro Estações" (1989), "V" (1991), "O Descobrimento do Brasil" (1993), "A Tempestade" ou "O Livro dos Dias" (1996) e "Uma Outra Estação" (1997).  
Na carreira solo foram três discos de estúdio lançados: "The Stonewall Celebration Concert", "Equilíbrio Distante" e "O Último Solo".

Imagem: Cris Bierrenbach Folha Press

Nos tempos atuais de amplo retrocesso, é bem possível que Renato, homossexual, melancólico, depressivo e genial na criação de letras afiadas, poéticas e de rara beleza, estivesse em plena atividade, compondo canções que pudessem tornar compreensível o sentido da vida ou levar todos os seres humanos a uma profunda reflexão da realidade. 
Renato deixou ao mundo um filho, o Giuliano, milhares de fãs ardorosos e uma enorme quantidade de canções memoráveis que, espero, nunca saiam das mentes dos que amam fervorosamente a música, especialmente o Rock and Roll.
Quanta falta faz ao mundo artistas geniais como o Renato! Que esteja em paz!
Um grande abraço espinosense.


Mais Uma Vez
Renato Russo e Flávio Venturini

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Tem gente que está do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja a nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!
Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem.
Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!