Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 15 de abril de 2022

2937 - Mar do Sertão, o Velho Chico nos versos de Cléo Pereira

Recebi ontem uma mensagem, pelo Whatsapp, da minha amiga espinosense Maria Clélia Vieira, a Clerinha, passando-me uma dica especialmente musical e bastante impregnada de mineiridade, uma música de artistas aqui de Montes Claros que enaltece o nosso rio de integração nacional, tão importante, tão cantado e proseado, mas ainda severamente maltratado: o Velho Chico, o Rio São Francisco que nasce na Serra da Canastra, percorre sete estados brasileiros e deságua no Oceano Atlântico, levando suas tão essenciais águas por quase três mil quilômetros Sertão adentro.
A ótima dica de Clerinha me trouxe o vídeo do YouTube da música "Mar do Sertão", composição de Ananias Neto (música) e da minha amiga Cléo Pereira (letra) que há tanto tempo não reencontro. A canção, disponibilizada no canal no dia 13 de abril de 2022, vem emoldurada sob uma batida bem tradicional do Sertão Norte-Mineiro, utilizada pelos catopês de Montes Claros em suas festividades anuais, embalando a alma de todos nós.

MAR DO SERTÃO 
(Letra: Cléo Pereira, Música: Ananias Neto)

Nas águas do "Velho Chico"
Naveguei em busca do mar
E o rio tão grande e bonito 
Me mostrou o caminho pro mar 

Mergulhei nas águas do rio 
Senti o cheiro do mar
Esse rio é o mar do sertão 
"Velho Chico" dá vida ao lugar!

E antes da despedida 
Procurei entender no olhar 
Esse rio tão forte e valente 
É a alma da gente a vagar

Ficam aqui o meu agradecimento a Clerinha pela excelente dica e o desejo de que a música seja bem aceita pelos internautas amantes de uma boa canção.
A propósito, faço um convite a todos vocês. Inscrevam-se no canal "Ananias Neto e Cléo Pereira" do YouTube, desta dupla de compositores que irão lhe presentear constantemente com maravilhosas canções.  
Na oportunidade, venho comunicar a vocês que darei uma pequena pausa aqui nas postagens do blog, pois me submeti a uma cirurgia de descolamento de retina e precisarei de um tempo para tentar recuperar minha visão do olho esquerdo. Estava tentando continuar escrevendo, mas a dificuldade está muito grande para eu enxergar, o que me leva a dar um tempo e me dedicar a cuidar da minha saúde. Até breve, se Deus quiser! 
Um grande abraço espinosense.