Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 15 de abril de 2022

2937 - Mar do Sertão, o Velho Chico nos versos de Cléo Pereira

Recebi ontem uma mensagem, pelo Whatsapp, da minha amiga espinosense Maria Clélia Vieira, a Clerinha, passando-me uma dica especialmente musical e bastante impregnada de mineiridade, uma música de artistas aqui de Montes Claros que enaltece o nosso rio de integração nacional, tão importante, tão cantado e proseado, mas ainda severamente maltratado: o Velho Chico, o Rio São Francisco que nasce na Serra da Canastra, percorre sete estados brasileiros e deságua no Oceano Atlântico, levando suas tão essenciais águas por quase três mil quilômetros Sertão adentro.
A ótima dica de Clerinha me trouxe o vídeo do YouTube da música "Mar do Sertão", composição de Ananias Neto (música) e da minha amiga Cléo Pereira (letra) que há tanto tempo não reencontro. A canção, disponibilizada no canal no dia 13 de abril de 2022, vem emoldurada sob uma batida bem tradicional do Sertão Norte-Mineiro, utilizada pelos catopês de Montes Claros em suas festividades anuais, embalando a alma de todos nós.

MAR DO SERTÃO 
(Letra: Cléo Pereira, Música: Ananias Neto)

Nas águas do "Velho Chico"
Naveguei em busca do mar
E o rio tão grande e bonito 
Me mostrou o caminho pro mar 

Mergulhei nas águas do rio 
Senti o cheiro do mar
Esse rio é o mar do sertão 
"Velho Chico" dá vida ao lugar!

E antes da despedida 
Procurei entender no olhar 
Esse rio tão forte e valente 
É a alma da gente a vagar

Ficam aqui o meu agradecimento a Clerinha pela excelente dica e o desejo de que a música seja bem aceita pelos internautas amantes de uma boa canção.
A propósito, faço um convite a todos vocês. Inscrevam-se no canal "Ananias Neto e Cléo Pereira" do YouTube, desta dupla de compositores que irão lhe presentear constantemente com maravilhosas canções.  
Na oportunidade, venho comunicar a vocês que darei uma pequena pausa aqui nas postagens do blog, pois me submeti a uma cirurgia de descolamento de retina e precisarei de um tempo para tentar recuperar minha visão do olho esquerdo. Estava tentando continuar escrevendo, mas a dificuldade está muito grande para eu enxergar, o que me leva a dar um tempo e me dedicar a cuidar da minha saúde. Até breve, se Deus quiser! 
Um grande abraço espinosense.



4 comentários:

Unknown disse...

Ok Eustáquio que Deus abençoe essa cirurgia que ocorra tudo bem.creio que logo vc estará de volta com novos comentários. Se cuida. sem saúde.e sem Deus não somos nada.boa sorte vc vai ficar bem.( Horácio)

Eustáquio Tolentino disse...

Muito obrigado pelo carinho e consideração, Horácio!

Valeu! Muito obrigado e um abração.

Eustáquio Tolentino

Anônimo disse...

As músicas da Cléo e do Ananias são ótimas.
Boa recuperação e que Deus te abençoe

Eustáquio Tolentino disse...

Obrigado pelo carinho.

Pena que não se identificou.

Abração.

Eustáquio