Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 7 de abril de 2023

3179 - Paixão de Jesus Cristo, tempo de reflexão, aprendizagem e metamorfose

Sexta-feira da Paixão, feriado religioso hoje. Dia de praticar uma profunda introspecção sobre a vida e as nossas ideias e atitudes cotidianas. O que temos feito da nossa vida? Estamos mesmo seguindo o caminho da evolução e colocando em prática os ensinamentos sagrados de Nosso Senhor Jesus Cristo? Ou estamos fazendo tudo errado?
Vejo, estupefato e entristecido, gente que se diz cristã defendendo tortura, glorificando torturador e preconizando a violência contra irmãos filhos de Deus. Essa gente tem consciência da forma brutal como Jesus Cristo foi assassinado? Esses cristãos conhecem mesmo a História contida na Bíblia Sagrada que relata a prisão e a condenação esdrúxulas de um Homem inocente? Essas figuras têm conhecimento da covarde, truculenta e longa agonia que sofreu o Cristo, sendo humilhado, açoitado, cuspido e insultado durante a sua terrível via-crúcis até o Calvário onde deixou a vida terrena para subir aos Céus e ressuscitar três dias depois? Como podem ser favoráveis à maldita e covarde tortura que tanto machucou e causou dor ao nosso Salvador?
Deveríamos, todos, refletir humilde e profundamente sobre os muitos ensinamentos de Jesus. Não basta ficar o tempo inteiro com a Bíblia debaixo do braço, falando ou publicando versos bíblicos nas redes sociais e espalhando aos quatro ventos que são cristãos de boa índole. Nem sempre isso se confirma nas ações cotidianas. Como disse o poeta Cazuza, "tuas ideias não correspondem aos fatos". Uma das principais lições de Cristo é muito simples de compreender: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Fácil de entender, mais claro impossível. Deus não está acima de nós, mas no meio de nós, já que ele esteve aqui para nos salvar, convivendo com doentes, pobres e pecadores, sem quaisquer preconceitos. E o "próximo" a quem devemos amar sem limite ou escolha não é somente sua mãe, seu pai, seu filho, sua esposa ou marido, mas todas as pessoas do mundo, inclusive os seus inimigos, os ladrões, os assassinos, os enfermos, os idosos, os homossexuais, os pobres, as mulheres, as crianças, os vagabundos, os drogados, os alcoólatras, as prostitutas, os caloteiros, os adversários políticos, os torcedores dos times rivais, enfim, todo mundo, sem exceção. 
Antes que chegue o Dia do Juízo Final, é necessária a conscientização e a evolução rápidas para que os tais cristãos não venham a queimar no fogo do inferno por sua hipocrisia. Que consigamos acordar a tempo e nos preparar para o encontro irreversível com Deus, pois o tempo corre célere e a morte pode chegar a qualquer instante. Que o bom Deus nos perdoe a todos! 
Um grande abraço espinosense.