Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 23 de julho de 2021

2737 - Que maravilha a abertura das Olimpíadas de Tóquio!

Coube à jovem tenista Naomi Osaka, a primeira japonesa a ganhar um torneio Grand Slam de Simples, o acendimento da tradicional pira olímpica, desta vez projetada pelo artista Oki Sato para simbolizar o Sol, nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão, cuja cerimônia de abertura ocorreu hoje de manhã, sem público no Estádio Olímpico mas transmitida ao vivo para todo o mundo. "Declaro abertos os Jogos Olímpicos de Tóquio", assim abriu a enxurrada de competições o imperador Naruhito. 
Foi um espetáculo enxuto, mas estupendo, com uma mistura bem interessante de tradições milenares com a moderna tecnologia, com homenagens aos profissionais de saúde e às vítimas da Covid-19, além de uma mensagem de esperança ao planeta na busca da Justiça Social, dos cuidados com o Meio Ambiente e da harmonia entre os povos, reforçada pela performance das crianças do coral infantil de Suginamie e dos astros da música Angélique Kidjo (representando a África), Alejandro Sanz (Europa), John Legend (Américas) e Keith Urban (Oceania), na música "Imagine" de John Lennon e Yoko Ono.
Como sempre, a apresentação na abertura foi magnífica, com a mostra da cultura japonesa e dos símbolos olímpicos sucedida pelo belo e animado desfile das nações participantes, um show de cores e tradições vestindo os milhares de atletas que representarão, com vontade e alegria, os seus povos. Como já é tradição, a criadora dos jogos, a Grécia, abriu o desfile, logo seguido pela equipe olímpica de refugiados, com o anfitrião Japão fechando o desfile das 206 delegações participantes.







O nosso Brasil teve pela primeira vez dois porta-bandeiras no desfile de abertura, o campeão olímpico de vôlei Bruno Mossa de Rezende, o Bruninho, e a primeira brasileira a conquistar uma medalha olímpica no judô (em Pequim 2008), Ketleyn Quadros. Para evitar contágio pela Covid-19, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) decidiu liberar apenas os porta-bandeiras e mais dois membros para participar da abertura. Importante ressaltar que, cerca de 80% dos 302 atletas que irão defender o nome do Brasil em 35 modalidades esportivas nos jogos do Japão, são patrocinados com recursos federais do Programa Bolsa Atleta criado no ano de 2005.  
Agora é maratonar as inúmeras modalidades esportivas, claro que privilegiando os nossos grandes atletas, especialmente o futebol masculino e feminino e o vôlei de praia, torcendo como sempre ou como nunca pela nossa gigante e competente conterrânea Pathy. Boa sorte, atletas brasileiros!
Um grande abraço espinosense.

Para os espinosenses que ainda não sabem os dias e horários dos jogos de Pathy e Rebecca, eis aqui:
Domingo, 25 de julho - 23h – Ana Patrícia/Rebecca x Makokha/Khadambi (QUE)
Terça-feira, 27 de julho - 23h – Ana Patrícia/Rebecca x Graudina/Kravcenoka (LET)
Sexta-feira, 30 de julho - 21h – Ana Patrícia/Rebecca x Claes/Sponcil (EUA)