Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

2584 - Um dia 20 de janeiro

Cada dia do calendário tem sua importância e seu significado intrínseco na história, com acontecimentos especiais que interferem de certa maneira no cotidiano do mundo inteiro e na vida de cada um dos seus habitantes. Este 20 de janeiro é especial para os espinosenses, já que a data é feriado municipal em homenagem ao padroeiro da cidade, o São Sebastião. E tem mais.



- Foi em um 20 de janeiro, no ano de 1993, que morreu a linda atriz belga Audrey Kathleen Ruston, a Audrey Hepburn.
- Foi em outro 20 de janeiro, este em 1946, que nasceu o cineasta e roteirista norte-americano David Keith Lynch. 
- Foi em 20 de janeiro, do ano de 1930, que veio ao mundo o cidadão norte-americano Edwin Eugene Aldrin, Jr., que ficou famoso como o astronauta Buzz Aldrin que teve o privilégio de ser o segundo homem a tocar o solo da Lua.
- Foi em um 20 de janeiro, no ano de 2012, que faleceu a cantora Etta James, batizada como Jamesetta Hawkins.
- Foi em 20 de janeiro, este no ano de 1984, que morreu um dos meus ídolos de infância e adolescência, o ator norte-americano Peter John Weissmuller, o Johnny Weissmuller, famoso na interpretação do personagem Tarzan dos Macacos.
- Em 1920, no dia 20 de janeiro, nasceu o prestigiado cineasta italiano da cidade de Rimini, Federico Fellini, diretor de clássicos do cinema como "Amarcord" (1973), "A Doce Vida" (1960) e "Oito e Meio" (1963).
- Em 1983, também em um dia 20 de janeiro, o Brasil chorava a partida de um dos mais geniais craques do seu futebol, Manoel Francisco dos Santos, o gênio Garrincha, aos 49 anos de idade.

- Também em todo dia 20 de janeiro se comemora o Dia do Farmacêutico, a quem parabenizo a todos pelo seu dia.
- Para encerrar, foi em um dia 20 de janeiro que o primeiro samba gravado, "Pelo Telefone", saiu em disco (1917); que a estação de televisão brasileira, a TV Tupi do Rio de Janeiro, foi inaugurada (1951), assim como o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, inaugurado no ano de 1985.
Não foi em um dia 20 de janeiro, mas sim no dia 19 de janeiro de 1982 que a minha cantora favorita, Elis Regina de Carvalho Costa, foi encontrada morta em sua casa, ainda jovem e no auge da carreira, aos 36 anos. Para muitos, e obviamente para mim, é, indubitavelmente, a melhor cantora de toda a história da música brasileira. Não poderia, mesmo no dia 20 de janeiro, deixar de registrar aqui o meu amor e a minha imensurável admiração pela "Pimentinha".
Um grande abraço espinosense.