Infelizmente três perdas significativas para a nossa comunidade espinosense acabaram de acontecer anteontem, na sexta-feira, dia 23, e ontem, no sábado, dia 24 de janeiro de 2026. A população de Espinosa lamenta os falecimentos de Joaquim Ledo, Dona Maria Alves da Silva, esposa de Joaquim Porto, e do empresário Getúlio Fiel.
Não conhecia o Joaquim nem a Dona Maria, mas conhecia muito o Getúlio, desde os tempos de criança quando ia ao Campão, hoje o Mercado Municipal, assistir aos jogos do Santa Cruz nas tardes de domingo. Getúlio era um grande esportista, jogando na lateral-esquerda, ao lado de grandes craques do passado como Sidney Castro, os irmãos Sissi e Darci Antunes, Téo, Neném Godela, Zé Maria, Lucídio, Merindão, Carlinhos Pé-de-Chumbo e tantos outros.
Lembro-me também de vê-lo, sempre que ia ao Bakana dos saudosos Waldir e Lia, sentado no cantinho do balcão tomando a sua apreciada Coca-Cola.
Aos familiares de Joaquim, Dona Maria e de Getúlio, externo aqui os meus sentimentos de pesar, a minha solidariedade cristã e a prece ao Salvador do Mundo para que acolha seus filhos no seu Reino de Paz. E que Ele conceda aos familiares que choram tão grande perda as bastantes força, fé e resignação para superar este momento tão doloroso e triste.
Que descansem na merecida paz depois de terminada a peregrinação terrena!
Um grande abraço espinosense.
![]() |
| Getúlio Fiel, o primeiro em pé a partir da esquerda |
| Getúlio Fiel, o nono a partir da esquerda |




