Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

2282 - Tóquio, aguarde a nossa Menina de Ouro aí em 2020!

Agora sim é oficial! Confirmado! A FIVB-Federação Internacional de Voleibol divulgou nesta quarta-feira, dia 16 de outubro, o calendário do Circuito Mundial 2019/2020, definindo assim as duplas que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020. Como a classificação se dá pela quantidade de pontos conquistados, as duplas masculinas e femininas na dianteira não mais poderão ser alcançadas, tendo a sua participação confirmada nos jogos em Tóquio, no Japão. 
Pelo naipe masculino estarão nos Jogos Olímpicos defendendo as cores do Brasil as duplas Alison/Álvaro Filho (ES/PB) e Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF). Pelo naipe feminino estarão no Japão em 2020 a dupla Ágatha/Duda (PR/SE) e as nossas queridas meninas Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE), que terão toda a nossa torcida, mesmo com tamanha distância. O Brasil é o país com mais medalhas conquistadas no Vôlei de Praia nos Jogos Olímpicos, somando três medalhas de ouro, sete de prata e três de bronze.


Para chegar a este ponto, os atletas do Vôlei de Praia tiveram que juntar pontos conquistados nas etapas quatro e cinco estrelas do Circuito Mundial, além do Campeonato Mundial, com pesos correspondentes, escolhendo os 10 melhores resultados obtidos durante a temporada. O prazo final da corrida olímpica brasileira segue até fevereiro de 2020, mas como falta apenas uma etapa, a de Chetumal, no México, as duas duplas com melhor pontuação já não podem ser superadas. Cada nação pode ser representada por, no máximo, duas duplas em cada naipe. Até o momento, no naipe masculino, a dupla Alison/Álvaro lidera com 5.600 pontos, sendo seguida pela dupla Evandro e Bruno Schmidt, com 5.500 pontos. No naipe feminino, a dupla Ágatha/Duda lidera com 6.320 pontos, tendo a dupla Ana Patrícia/Rebecca a segunda melhor pontuação, com 6.150 pontos na média das 10 melhores participações.  
Dentre esses oito representantes das quatro duplas brasileiras, quatro atletas irão participar pela primeira vez de uma edição dos Jogos Olímpicos. São eles Álvaro Filho, Ana Patrícia, Duda e Rebecca. Para conquistar essa participação inédita, as guerreiras meninas Pathy e Rebecca ganharam o Ouro nas etapas da Holanda e China, Prata na etapa da República Tcheca e Bronze nas etapas da Itália, Portugal, Suíça e China.
Após um calendário estressante e cansativo, com pesados treinamentos e longas viagens pelo mundo, é motivo de muita comemoração dos atletas esta participação nos Jogos Olímpicos, um sonho para todo esportista. Ainda mais para uma menina que jamais sonhou em estar em situação tão privilegiada como a nossa humilde guerreira Pathy.
Com toda certeza, estando ainda vivos, estaremos torcendo com todo o entusiasmo por uma excelente performance dos nossos atletas em Tóquio, especialmente das nossas brilhantes Pathy e Rebecca. Que sejam felizes e vitoriosas!
Um grande abraço espinosense.