Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

3122 - Um cineminha na segunda-feira

A tentação para quem gosta de aproveitar serena, contente e conscientemente a vida é grande de estar todos os dias em bate-papos prazerosos com a esposa ou amigos nos bares da vida. Inviabilizam esta vontade deliciosa e justa, em primeiro lugar, o cuidado sensato com a saúde. Em segundo lugar, o custo financeiro da deleitosa tarefa, já que gente pobre ou de classe média com um caminhão de boletos a quitar não pode se dar ao luxo de imitar e acompanhar o cotidiano de milionários como o playboy Jorginho Guinle. 
Assim, é preciso intercalar as aventuras etílicas que minam os órgãos corporais com programas que incentivem os poucos neurônios a continuar funcionando com alguma intensidade, saúde e qualidade. Na noite desta segunda-feira, fomos, eu e a amada cara-metade, a uma sessão de cinema com a intenção de desopilar o fígado dando boas gargalhadas com o filme estrelado pelo talentoso ator e comediante Marcelo Adnet, denominado "Nas Ondas da Fé", em cartaz em um shopping da cidade. 
Para quem ainda o desconhece, o ator, compositor, carnavalesco, roteirista, comediante, jornalista e apresentador de TV carioca Marcelo França Adnet, nascido aos 05 de setembro de 1981, meu companheiro do signo de Virgem, é um dos maiores expoentes do humor nacional, engajado na crítica política e social dos tempos conturbados da atualidade. Já fez de tudo na TV e no cinema, atuando e apresentando programas. Agora ele aparece mais uma vez no cinema protagonizando a história do dedicado e mau remunerado técnico em informática e locutor de telemensagens Hickson, casado com a linda e capitalista cabeleireira Jéssika. No dia a dia de muito trabalho e pouco dinheiro, o casal vê a vida melhorar quando o esperto e dinâmico Hickson consegue uma oportunidade de trabalho em uma rádio evangélica, ganhando a admiração e confiança dos administradores da instituição, alçando posições e tornando-se figura influente na rádio, como locutor, e na igreja, como apóstolo. 
Confesso que me enganei um pouco com a ideia e conteúdo do filme. Ao sair de casa esperava um filme basicamente centrado no humor e na sátira pesada às igrejas e aos seus pastores, mas me surpreendi positivamente ao perceber que além da vontade de fazer rir, a produção se esmerou em mostrar de uma maneira bem justa que, apesar de ser um campo tomado por picaretas arrogantes, cretinos, inescrupulosos e gananciosos, o universo das igrejas também congrega pessoas sérias, humildes e realmente comprometidas com a tarefa de espalhar a Palavra de Deus.

Obviamente que não é nenhuma obra-prima a produção brasileira, mas serve como uma boa opção de entretenimento para todas as idades. No filme dirigido por Felipe Joffily, atuam caras conhecidas do público que assiste TV, como Herson Capri, Elisa Lucinda, Stepan Nercessian, Fernando Caruso, Otávio Muller e Tonico Pereira, bem como outros atores de sucesso na Internet, como Letícia Lima e Gregório Duvivier.
Vale o ingresso na promoção de "todo mundo paga meia", R$ 13,00, uma excelente opção para o janeiro de merecidas férias de muitos dos batalhadores trabalhadores brasileiros. 
Um grande abraço espinosense