Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 31 de agosto de 2019

2247 - AABB Espinosa nos jogos da FENABB em Bocaiuva em 1990

Depois de muito procurar, eis que finalmente consegui encontrar imagens dos bons tempos em que o modesto time de futebol de salão da AABB-Associação Atlética Banco do Brasil de Espinosa mostrava, pelos vários torneios municipais e regionais, sua incrível determinação e valentia frente a adversários bem mais credenciados e poderosos. 
Através do meu colega-amigo-irmão Carlos Sebastião Ferreira, o Tiãozinho, parceiro de incontáveis jornadas futebolísticas pelo país, consegui acesso a imagens gravadas em uma velha fita VHS, agora digitalizadas. Elas mostram a participação da equipe de futsal da AABB Espinosa nos jogos microrregionais da FENABB-Federação Nacional das AABBs, realizados nos dias 18 e 19 de agosto de 1990 na cidade de Bocaiuva, quando perdeu o título de campeão para a equipe de Coração de Jesus. 
O corte nas imagens produzidas pelo não identificado cinegrafista amador nos impede de ver todos os lances da jornada abebeana anual. Alguns lances e gols não foram inteiramente filmados, o que nos impede de afirmar com certeza absoluta o resultado final dos jogos. Não consegui identificar o nosso primeiro adversário, de quem, supostamente, ganhamos pelo placar de 5 x 0, com gols de Alcântara, Eustáquio (2 gols) e Francelino (2 gols). A segunda partida foi contra o time de Curvelo já na noite do sábado, um adversário um tanto quanto frágil, sem energia e com goleiro improvisado, o que facilitou sobremaneira nossa folgada vitória. Aproveitamos a fragilidade do rival e aplicamos uma goleada histórica, no mínimo 10 x 2, pelos gols captados na gravação. Alcântara (3 gols), Eustáquio (6 gols) e Francelino (1 gol) marcaram para a AABB Espinosa. 
Na manhã ensolarada de domingo, estivemos novamente na quadra de cimento da AABB Bocaiuva para enfrentar, na grande final, o vigoroso e capacitado time de Coração de Jesus, então reforçado pelos grandes amigos Nino e Miltinho. O efeito nocivo dos excessos da farra noturna do sábado foram fundamentais para uma atuação nossa bem abaixo do esperado na decisão, com o time da AABB corjesuense sobrando em campo, com uma vitória irretocável e incontestável por 7 x 3 sobre nós, placar este que se pode extrair das imagens disponíveis. Os nossos gols foram marcados por Alcântara, Francelino e Tiãozinho.
Nesta nossa jornada por terras bocaiuvenses, entremeada por vitórias, derrota e momentos inesquecíveis de alegria, amizade e confraternização, é mais do que justo e necessário um registro. Havíamos "perdido" o nosso gigante e qualificado goleiro Zé Américo, transferido pelo BB para outra agência. Com muita insistência, conseguimos fazer retornar à ativa o nosso colega Walter Pinto, outra figura lendária na defesa do gol da AABB Espinosa, que havia abandonado o futsal pouco tempo antes. E mesmo sem ritmo, Waltinho foi o grande destaque da nossa jornada em Bocaiuva, fechando o gol e realizando defesas espetaculares, transformando-se no nosso mais importante jogador. A ele, o meu grande carinho, reconhecimento e amizade. E certamente também o de todos nossos parceiros de esporte: Tiãozinho, Tonhão, Alcântara e Francelino. 
Como a gravação do evento é bastante longa, decidi disponibilizar a vocês duas versões. A primeira versão, com as imagens quase integrais, está disponível como um documento histórico. A segunda, mais resumida, apresenta os gols e os lances mais importantes da jornada. Espero que tenham paciência e boa vontade para assistir às velhas imagens das aventuras futebolísticas da nossa unida turma.  
Um grande abraço espinosense.