Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

2366 - O talento industrial de Luiz Caldas

Já o critiquei muito. Já fui muito preconceituoso com ele. Já me enchi o saco com a sua música de maior sucesso, "Fricote", que tocou demais da conta. Já tirei sarro dos versos dessa sua famosa canção. Mas o tempo passou e eu descobri finalmente o enorme e abrangente talento do menino que iniciou sua carreira aos 7 anos de idade, quando fez sua primeira apresentação pública. Este menino nascido em Feira de Santana no dia 19 de janeiro de 1963 e batizado com o nome de Luiz César Pereira Caldas, tornou-se um excelente multi-instrumentista, cantor, compositor, arranjador e produtor brasileiro, ganhando a fama nacional por ter criado o boom da axé music no início dos anos 80. Ele toca quase tudo: violão, guitarra, baixo, bateria, percussão, cavaquinho, bandolim, guitarra baiana, piano e sanfona. E navega com facilidade e competência extraordinárias pelas mais diversas vertentes musicais. E o melhor de tudo, distribui toda a sua incrível produção musical nos mais variados campos da canção de forma gratuita no seu site.

Imagem: Marcos Alberte

Mas assim como eu, acho que muita gente ignorava essa verdadeira capacidade industrial do artista baiano de criar canções de boa qualidade nos mais diferentes estilos, do Rock ao Axé, do Samba ao Heavy Metal, do Jazz à MPB, da Valsa ao Forró. E para nossa alegria, como naquele famoso meme da Internet, dezenas de canções estão completamente disponíveis para download gratuito no site do artista. Basta acessar luizcaldas.com.br e escolher as muitas músicas inéditas dos muitos álbuns que Luiz Caldas gravou e disponibiliza gratuitamente a todo mundo desde 2013, quando ele iniciou um projeto de lançar um disco a cada mês. Lá você irá encontrar, entre muitos outros, os álbuns "O Pirata e o Baú", de Pop; "De Mansinho", de Bossa Nova; "O Olho", de Rock; "O Fogo do Forró", de Forró; e o mais recente lançamento, o disco "Carapanã", de Chorinho, totalmente instrumental e que homenageia o grande violonista Waldir Azevedo.
Aí, depois de tantos elogios, alguém irá perguntar: Você gosta da canção "Fricote" e de Axé? Claro que não! Detesto! Mas uma coisa é não gostar da música e do estilo musical e outra bem diferente é deixar de reconhecer o talento e o brilhante trabalho de um artista completo. Viva Luiz Caldas!
Um grande abraço espinosense.