Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

3111 - Vá com Deus, Rei Pelé! Obrigado por tudo!

Eu sempre disse aos amigos que gostaria de ainda estar vivo e lúcido para ver a viagem final de Pelé, o Rei do Futebol, e testemunhar a gigantesca tristeza e repercussão mundial diante do fim do Atleta do Século. Seria uma expectativa aceitável, já que ele é 22 anos mais velho que eu. E, infelizmente, como não há escapatória para todos nós humanos, o dia da partida chegou, para tristeza geral de seus familiares, amigos e uma multidão de aficionados por futebol no mundo todo. O Rei está morto! 





Pelé, ou o senhor Edson Arantes do Nascimento, não é um deus, mas apenas um cidadão comum como nós na vida fora dos campos, sujeito ao cometimento de erros e tropeços. Ele não era infalível e tomou atitudes com as quais eu nunca irei concordar. Por exemplos, a demora no reconhecimento da filha Sandra Regina e a sua omissão vergonhosa com os atos criminosos e violentos da maldita ditadura militar brasileira. Mas como todos, temos que ser responsabilizados por nossos erros e louvados pelos nossos acertos. Isto tem nome: Justiça! E se ela não ocorrer aqui no mundo terreno, certamente será realizada no tribunal divino no dia do Juízo Final.  





Pelé foi, é e será inigualável! Ninguém irá em tempo algum superar a sua genialidade com a bola. Podem aparecer outros atletas que o superem em tudo, jogos realizados, gols marcados, títulos conquistados, mas jamais o superarão na arte magnífica de jogar bola. Apesar de nunca ter assistido ao vivo uma atuação de Pelé em campo, tive a possibilidade de assistir a várias das suas jogadas em vídeos e é impressionante a sua força, velocidade e habilidade na tarefa de jogar futebol. Um gênio, o maior de todos! Não à toa, eu, na minha insignificância de mediano jogador de futebol amador ter sempre a pretensão de atuar com a camisa 10 que ele consagrou. É apenas uma maneira de homenagear o maior craque da história, assim também como meus outros ídolos no esporte, como Maradona, Zico, Platini e Messi. 

Pelé e Coutinho, dupla infernal no Santos

Garrincha e Pelé, dupla endiabrada na Seleção Brasileira

Maradona e Pelé, os melhores da história do futebol?


Não há necessidade de muitas palavras para elogiar o Rei, todo mundo que tem o mínimo conhecimento de futebol já sabe de toda sua trajetória maravilhosa e vitoriosa. O Rei permanecerá vivo, eternamente! Que descanse em paz!
Um grande abraço espinosense.


Nenhum comentário: