Se há uma coisa maravilhosa que tem a mágica de reunir, em torno de uma causa, gente de todos os lugares do planeta, é a música. A música é universal, ampla, infinita, magistral, agregadora, revolucionária. Assim, usando também o poder espetacular da música, um dos oito Grupos de Engajamento oficiais do G20, o denominado Grupo de Engajamento Civil 20 (C20), traz as vozes e demandas da sociedade civil para defender o planeta da destruição desenfreada da atualidade, unindo esforços para defender o Meio Ambiente e promover o desenvolvimento social e econômico, os direitos humanos e outras aspirações da população, cobrando ações positivas dos maiores líderes políticos do mundo. Neste ano, a 15ª reunião anual dos líderes do G20 será realizada nos dias 21 e 22 de novembro na Arábia Saudita, na cidade de Riade, tendo como anfitrião o Rei Salman.
Em 2020, o C20 está se concentrando nas seguintes áreas:
Anticorrupção: Acompanha o progresso do G20 nos planos de ação anticorrupção e defende a transparência.
Sustentabilidade Climática e Energética: Promove a biodiversidade e transições para sistemas de energia limpos, sustentáveis e ecologicamente corretos.
Economia Digital: Solicita uma atualização dos Princípios do Governo Digital do G20 para incluir as dimensões ambientais e sociais.
Educação: Trabalha consistentemente na promoção da educação de qualidade, educação para a cidadania global, educação para a inovação, financiamento para a educação.
Emprego e Proteção Social: Dedicado a enfrentar os desafios dos mercados de trabalho atuais e futuros, garantindo que existam oportunidades de trabalho decente para todos.
Gênero: Trabalha na integração de gênero nas políticas, concentrando-se na erradicação da violência baseada no gênero, assédio e estereótipos prejudiciais.
Saúde Global: Trabalha para garantir acesso inclusivo e justo a Sistemas Universais de Saúde e sistemas de saúde de qualidade.
Infraestrutura: Promove o investimento em infraestrutura, garantindo qualidade, transparência, resiliência climática e segurança social e ambiental.
Arquitetura Financeira Internacional: Promove sistemas tributários globais justos, transparência fiscal, combate aos fluxos financeiros ilícitos e à evasão fiscal, com dívida pública sustentável.
Local2Global: Fala pela melhoria do espaço cívico para organizações da sociedade civil e promove a capacitação de organizações da sociedade civil para alcançar um impacto positivo no desenvolvimento.
Comércio e Investimento: Apela a um comércio global justo para todos os países desenvolvidos e em desenvolvimento com o investimento como uma força para o desenvolvimento sustentável.
O C20, como Grupo de Engajamento, é independente e não representa a opinião oficial do G20 ou de qualquer país individual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário