Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

2509 - Tambores pela união e desenvolvimento dos povos

Se há uma coisa maravilhosa que tem a mágica de reunir, em torno de uma causa, gente de todos os lugares do planeta, é a música. A música é universal, ampla, infinita, magistral, agregadora, revolucionária. Assim, usando também o poder espetacular da música, um dos oito Grupos de Engajamento oficiais do G20, o denominado Grupo de Engajamento Civil 20 (C20), traz as vozes e demandas da sociedade civil para defender o planeta da destruição desenfreada da atualidade, unindo esforços para defender o Meio Ambiente e promover o desenvolvimento social e econômico, os direitos humanos e outras aspirações da população, cobrando ações positivas dos maiores líderes políticos do mundo. Neste ano, a 15ª reunião anual dos líderes do G20 será realizada nos dias 21 e 22 de novembro na Arábia Saudita, na cidade de Riade, tendo como anfitrião o Rei Salman.  

Em 2020, o C20 está se concentrando nas seguintes áreas:

Anticorrupção: Acompanha o progresso do G20 nos planos de ação anticorrupção e defende a transparência.

Sustentabilidade Climática e Energética: Promove a biodiversidade e transições para sistemas de energia limpos, sustentáveis ​​e ecologicamente corretos.

Economia Digital: Solicita uma atualização dos Princípios do Governo Digital do G20 para incluir as dimensões ambientais e sociais.

Educação: Trabalha consistentemente na promoção da educação de qualidade, educação para a cidadania global, educação para a inovação, financiamento para a educação.

Emprego e Proteção Social: Dedicado a enfrentar os desafios dos mercados de trabalho atuais e futuros, garantindo que existam oportunidades de trabalho decente para todos.

Gênero: Trabalha na integração de gênero nas políticas, concentrando-se na erradicação da violência baseada no gênero, assédio e estereótipos prejudiciais.

Saúde Global: Trabalha para garantir acesso inclusivo e justo a Sistemas Universais de Saúde e sistemas de saúde de qualidade.

Infraestrutura: Promove o investimento em infraestrutura, garantindo qualidade, transparência, resiliência climática e segurança social e ambiental.

Arquitetura Financeira Internacional: Promove sistemas tributários globais justos, transparência fiscal, combate aos fluxos financeiros ilícitos e à evasão fiscal, com dívida pública sustentável.

Local2Global: Fala pela melhoria do espaço cívico para organizações da sociedade civil e promove a capacitação de organizações da sociedade civil para alcançar um impacto positivo no desenvolvimento.

Comércio e Investimento: Apela a um comércio global justo para todos os países desenvolvidos e em desenvolvimento com o investimento como uma força para o desenvolvimento sustentável.

O C20, como Grupo de Engajamento, é independente e não representa a opinião oficial do G20 ou de qualquer país individual.





Para espalhar aos quatro ventos suas propostas em prol de um mundo mais justo e feliz, e tentando fazer com que os líderes do G20 ouçam as demandas da sociedade civil, integrantes do C20 produziram um vídeo musical juntando músicos de percussão de vários países do mundo, entre eles Arábia Saudita, Itália, Japão, Fiji, EUA, Índia, Austrália, Egito, Zimbábue e Brasil. A intenção é fazer com que os sons dos tambores espalhem esperança, solidariedade, respeito ao patrimônio e às culturas indígenas e uma reforma e mudança global. Que este som possa ser ouvido e colocado em prática por todos os homens e mulheres deste magnífico planeta antes que seja tarde demais.      
Um grande abraço espinosense.



Nenhum comentário: